Total de visualizações de página

Planetas e Orixás regentes de 2023

sábado, 11 de janeiro de 2020

Saiba por que cientistas esperam a explosão desta estrela



Um cientista da Universidade Estadual de Louisiana propôs que antes teria havido uma estrela companheira ao lado da estrela Betelgeuse.
Betelgeuse é uma estrela invulgar. Um novo modelo sugere que o corpo celeste esteve outrora dividido em duas estrelas, até que a estrela maior engoliu a menor, causando mudanças nas suas propriedades que continuam levantando dúvidas até hoje.
Sua localização, a uma distância suficientemente próxima da Terra para se poder apreciar sua superfície com telescópios, permitiu aos cientistas determinar sua velocidade de rotação entre 17.700 e 53.000 km/h, um valor muito alto. Isto foi explicado por Manos Chatzopoulos, astrônomo da Universidade Estadual de Louisiana (EUA).
Betelgeuse tem a peculiaridade de, embora já tenha entrado na sua fase de gigante vermelha, não ter reduzido a sua velocidade de rotação, ao contrário do que normalmente acontece nesta fase, e além disso é uma estrela fugitiva, que se desloca pelo espaço com uma velocidade invulgarmente elevada em comparação com outras estrelas à sua volta.
"Ninguém tentou explicar a combinação destes dois fatores. Como estariam interligados?", refletiu o cientista.

Teorias

Há duas considerações que devem ser levadas em conta a este respeito.
Em primeiro lugar, se acredita que Betelgeuse teve origem em uma região de alta densidade estelar conhecida como a associação estelar OB1a de Órion, onde a interação com suas muitas estrelas teria feito com que Betelgeuse voasse para longe, e esta seria a razão de sua hipervelocidade.
Por outro lado, as evidências observadas por Chatzopoulos e sua equipe parecem sugerir que a estrela pode ter tido uma companheira de tamanho menor que Betelgeuse engoliu, e isso teria causado uma agitação em suas camadas externas, levando a um aumento na sua velocidade de rotação.
A quantidade anormalmente grande de nitrogênio observada na atmosfera de Betelgeuse é outro fator que só corroboraria estas conclusões: a presença de uma estrela companheira teria causado o deslocamento do nitrogênio presente no centro de Betelgeuse para o seu exterior.
Não é a primeira vez que se estuda a possibilidade de Betelgeuse ser uma fusão de duas estrelas: outros cientistas, como o próprio diretor de tese de Chatzapoulos, já investigaram essa possibilidade no passado, e esta última pesquisa foi recebida como um passo positivo para uma melhor compreensão do fenômeno de Betelgeuse.
Quanto à possibilidade recentemente especulada de Betelgeuse explodir e se tornar uma supernova, Chatzoupulos apontou que, se sua teoria se confirmar, isso poderia significar que a estrela se rejuvenesceu ao fundir-se com o material da estrela companheira que engoliu, o que atrasaria sua explosão. Em qualquer caso, o cientista comentou com algum desapontamento que "todos os que estudamos as supernovas queremos que isso aconteça antes de morrermos".

NASA descobre planeta que orbita 2 estrelas



A NASA anunciou que o telescópio espacial TESS encontrou seu primeiro exoplaneta que orbita duas estrelas.

A descoberta foi feita por Wolf Cukier, um estudante de segundo-grau da Scarsdale High School em Nova York, que participava de um estágio de verão no Goddard Space Flight Center.
"No princípio pensei que fosse um eclipse estelar, porém o momento era incorreto. Resultou ser um planeta", afirmou Cukier.
"O planeta bloqueou a luz dessas duas estrelas, o que provocou um pequeno decréscimo na quantidade de luz que chegou ao telescópio. Isso foi o que notei no princípio", explicou à CBS.
O TOI 1338 b, como foi batizado, possui uma massa 6,9 vezes maior que a de nosso planeta, e não há sinais de que seja habitável. Além disso, ele orbita duas estrelas, que se orbitam a cada 15 dias, identificadas como TOI 1338 na constelação do Pintor, a 1.300 anos-luz da Terra, e é o único planeta do sistema, explica a NASA. 

Veja outros Tweets de Sputnik Brasil

O planeta orbita quase exatamente no mesmo plano que as estrelas, então experimenta eclipses estelares regulares.
Após a identificação do TOI 1338 b, a equipe de pesquisa utilizou um software especial para confirmar que os trânsitos eram reais e não resultado de artefatos causados pelos instrumentos.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Marcadores

magia (342) astrologia (296) signos (202) espiritualidade (194) amor (167) Umbanda (155) umbanda astrológica (145) orixá (139) UMBANDA ASTROLOGICA (127) CONCEITOS (120) mulher (120) religião (94) signo (93) anjos (72) comportamento (66) candomblé (62) mediunidade (50) 2016 (49) espaço (42) horóscopo (42) anjo (35) arcanos (35) esoterismo (35) magia sexual (35) oxum (33) Ogum (31) ancestrais (30) sexualidade (29) 2017 (28) estudos (27) fé religião (27) oxumaré (27) iemanjá (25) Yorimá (12)