Total de visualizações de página

Planetas e Orixás regentes de 2023

domingo, 10 de novembro de 2013

Vida materal, vida espiritual e ostentação

Na Bíblia vamos encontrar vários personagens no estilo OSTENTAÇÃO, como por exemplo, Faraó, Salomão e Herodes. Este ultimo, certamente o pior de todos e que mais se assemelha ao estilo de hoje. Pois no reino de sujeito, tinha sempre comilança, bebedeira, orgias, adultério e exibicionismo. E como mostrou-nos as histórias desses três personagens, o caminho deles foi o declínio e a queda. Mas, quando se fala em OSTENTAÇÃO, não se engane apenas apontando o dedo para o Funk ou mauricinhos e emergentes com seus estilos bizarros e meio boilados... lembre-se também dos líderes religiosos, que adoram ostentar, contar mentiras nos showzinhos da 'fé', contando sempre vantagens, que fulano conseguiu carro, casas, dinheiro e eles próprios não saem da TV com seu estilo de empresários, com uma falsa "teologia da prosperidade" - o estilo é engomadinho, mas, é a mesma OSTENTAÇÃO, que por fim é o maior de todos os pecados - a Vaidade...

 Ostentação! Essa é a palavra da onda, aqui no momento no Funk, mas, ela sempre esteve presente no Rap americano e em outros movimentos. Pagodeiros também sempre gostaram das correntes extravagantes e um estilo meio malandrão. Mas, no momento, até um seguimento exclusivo pra isso os funkeiros criaram. Bem, mas, o que é na verdade ostentar? Segundo o dicionário - S.f. Ação ou efeito de ostentar; afetação na maneira de exibir riquezas ou dotes; alarde de ações ou qualidades. Fig. Riqueza, pompa, fausto, luxo. Os emergentes adoram ostentar a sua riqueza. Ele vive na ostentação. Até parece que isso é uma coisa nova, quando na verdade acompanha a humanidade desde que foi criada. Reis e nobres sempre ostentaram. E não é a toa que o maior dos pecados é a vaidade, que é irmã mais velha da Ostentação. Vaidade derrubou Luzbel, derrubou muita gente poderosa e manda muitas almas para o inferno. A vaidade é o maior dos pecados e não há como ostentar sem está bêbado de vaidade! E olhando pelo prisma profundamente humano, sabemos bem que todo mundo, ou 99% de nós humanos, é mordido pelo dragão da vaidade em algum momento de nossa vida. Quem não adora mostrar o que tem de novo, exclusivo e caro? As pessoas mais do que nunca adoram se mostrar, só que o pecado está justamente no ato de se exaltar. Foi por se exaltar que Lucifer ao tentar ser maior do que Deus, foi mandado ao inferno. Mas, mesmo deixando esse papo de moral religiosa, já que muitas se irritam com isso, mesmo assim olhando pelo prisma ético e moral humano mesmo, sabemos bem que muitos dos que se exibem, acabam humilhando, mesmo que inconscientemente os mais fracos, humildes e desprezados. E muitos dizem "E dai?" Bem, meu caro exuberante e materialista amigo que afirma não tá nem ai pros outros - tudo que vem vai, a vida é passageira, as encarnações fazem adaptações e se hoje você é rico, poderá ser um miserável numa vida posterior, ou cair nessa vida mesmo... Enquanto muitos ostentam, grande parte não se sustentam e muitos sofrem de dor por passar necessidade...

 Se falarmos em ostentação entre os orixás, já que falamos na queda do poderoso Querubim Lúcifer, podemos dizer que nenhum orixá da Direita representa tanto este estilo quanto Oxum. Mas, de toda forma os orixás de nação africana, todos são meio inclinados a ostentação. O que há é a diferença entre arquétipos dos filhos desses orixás, como a natureza cósmico-ancestral. Por exemplo, Oxalá que é símbolo de humildade, caridade e amor, jamais se exaltaria acima de seus semelhantes. Como também vemos em Obaluaê a extrema humildade, talvez até desleixo mesmo, assim como Nanã e Ewá.

Mas, em geral as Iabás são todas inclinadas de uma forma ou de outra a ostentação ao menos visual. Iemanjá, talvez seja o segundo orixá nesse estilo. Também Oxóssi que gosta de exibir belos cocás, Xangô, com sua boa forma física, força e seu machado dourado, também representa o poder, o grande juíz que revela força sobre os outros. A diferença é que Xangô como orixá de justiça, jamais seria um despota, um exibicionista, enquanto outros sofrem, muito menos um orgulhoso desmedido... Em se falando de Esquerda, talvez essa a maior influência sobre o Funk e Rap, representando os emergentes ou excluidos, estão a Senhora Pombagira e o Senhor Exu.

Axé a todos!
 Carlinhos Lima.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Marcadores

magia (342) astrologia (296) signos (202) espiritualidade (194) amor (167) Umbanda (155) umbanda astrológica (145) orixá (139) UMBANDA ASTROLOGICA (127) CONCEITOS (120) mulher (120) religião (94) signo (93) anjos (72) comportamento (66) candomblé (62) mediunidade (50) 2016 (49) espaço (42) horóscopo (42) anjo (35) arcanos (35) esoterismo (35) magia sexual (35) oxum (33) Ogum (31) ancestrais (30) sexualidade (29) 2017 (28) estudos (27) fé religião (27) oxumaré (27) iemanjá (25) Yorimá (12)