Total de visualizações de página

Planetas e Orixás regentes de 2023

sábado, 31 de maio de 2014

CONHECENDO OS MISTÉRIOS DA UMBANDA: ORGANIZAÇÃO E HIERARQUIA DOS EXUS


OS SENHORES DO DESTINO E A COROA ASTROLÓGICA DE ORUMILÁ
COMPRE O LIVRO DE UMBANDA ASTROLÓGICA E ESTUDE ESSA NOVA FORMA DE DECIFRAR O ORIXÁ
Os Exus, estão também, divididos em hierarquias, assim como exus, pombagiras e anjos. Onde temos desde Exus muito ligados aos Orixás até aqueles Exus ligados aos trabalhos mais próximos ou às trevas. Os exus dividem-se hierarquicamente, em três planos ou três ciclos e em sete graus e a divisão está formada dentro da Umbanda Esotérica, como revelou-nos Matta e Silva. Mas, pra nós da Umbanda Astrológica, achamos que a hierarquia pode ser bem mais ampla. Porém este segredo místico fica pro futuro.

TERCEIRO CICLO - Contém o Sétimo, Sexto e Quinto graus. Neste Ciclo encontramos os chamados Exus Coroados. São aqueles que tem grande evolução, já estão nas funções de mando e poucos médiuns ou sacerdotes da atualidade pode realmente trabalhar assiduamente com esses poderosos exus. São os chefes das falanges. Recebem as ordens diretas dos chefes de legiões da Umbanda. Pouco são aqueles que se manifestam em algum médium. Apenas alguns médiuns, bem preparados, com enorme missão aqui na Terra, tem um Exu Coroado como o seu guardião pessoal. São os guardiões chefes de terreiro. Não mais reencarnam, já esgotaram há tempos os seus karmas. E os sacerdotes que tem sua assistência tem que ter passado por iniciações profundas e vivências muito ritualísticas.

O Sétimo Grau - Estão os Exus Chefe de Legião e para cada Linha da Umbanda, temos Um Exu no Sétimo Grau, portanto, temos Sete Exus Chefes de Legião
Sexto Grau - Estão os Exus Chefes de Falange. São Sete Exus Chefes de Falange subordinados a cada Exu Chefe de Legião.
Quinto Grau - Estão os Exus Chefes de Sub-Falange. São Sete Exus Chefes de Sub-Falange subordinados a cada Exu Chefe de Falange.

SEGUNDO CICLO -  Contém o Quarto Grau. Neste Ciclo encontramos os chamados Exus Cruzados ou Batizados. São subordinados dos Exus Coroados. Já tem a noção do bem e do mal. São os exus mais comuns que se manifestam nos terreiros. Também, tem funções de sub-chefes. Fazem parte da segurança de um terreiro. O campo de atuação destes exus está nas sombras (entre a Luz e as Trevas). Estão ainda nos ciclos de reencarnações.

Quarto Grau - Estão os Exus Chefes de Agrupamento. São Sete Exus Chefes de Agrupamento e estão subordinados a cada Exu Chefe de Sub-Falange.

PRIMEIRO CICLO - Contém o Terceiro, Segundo e Primeiro Graus. Temos dois tipos de Exus neste ciclo : o Exus Espadados - São subordinados do Exus Cruzados. O seu campo de atuação encontra-se entre as sombras e as trevas. E estes são os exus mais comuns que encontra-se na maior parte dos terreiros e nos médiuns. O Exus Pagão (Kiumba) - É subordinado aos exus de nível acima. São aqueles que não tem distinção exata entre o bem e o mal. São conhecidos, também como "rabos-de-encruza". Diz-se no meio do submundo, da Quimbanda e de vertentes sombrias que estes "aceitam qualquer tipo de trabalho, desde que se pague bem". Mas, não é bem assim, na verdade, eles são muito traiçoeiros e sabem que tem uma Lei Maior, que é a Lei de Pemba, por isso sabem muito bem que tem limites e barreiras. Assim eles apenas enganam e prometem tudo, mas, cumprem apenas o que pode. Também tem médium que apenas cairão na armadilha deles.. Não são confiáveis, por isso. São comandados de maneira intensiva pelos Exus de hierarquias superiores. Quando fazem algo errado, são castigados pelos seus chefes, e querem vingarem-se de quem os mandou fazer a coisa errada. São kiumbas, capturados e depois adaptados aos trabalhos dos Exus. O campo de atuação dos Exus Pagãos, é as trevas. Conseguem se infiltrar facilmente nas organizações das trevas. São muito usados pelos Exus dos níveis acima, devido esta facilidade de penetração nas trevas. 

Terceiro Grau - Estão os Exus Chefes de Coluna. São Sete Exus Chefes de Coluna e estão subordinados a cada Exus Chefes de Agrupamento. Segundo Grau - Estão os Exus Chefes de Sub-Coluna. São Sete Exus Chefes de Sub-Coluna e estão subordinados a cada Exu Chefe de Coluna, portanto.  Primeiro Grau - Estão os Exus Integrantes de Sub-Colunas e são milhares de espíritos nesta função. E assim vemos que tem muitos médiuns com pouca capacidade que querem fazer o que não podem e portanto se ferram. Portando, devemos sempre estudar e estudar incansavelmente.

Diz-se no meio ocultista que - Os Exus, em geral, não são bons nem ruins, são apenas executores da Lei. Ogum, responsável pela execução da Lei, determina as execuções aos Exus. Mas, por isso mesmo que eles não são fantoches e não cumprem o que pessoas egoístas, gananciosas e malignas querem. Eles não recebem qualquer oferta ou missão. Tudo depende na verdade da outorga do mago e do médium, da Ordem Maior e do carma de cada um, como também da vibração cósmica regente de cada momento. Além destes aspectos já abordados, vale à pena mencionar os diversos níveis vibracionais, onde os espíritos ligados à Terra, habitam. Estes níveis são e foram criados de acordo com cada grau evolutivo. Os níveis estão mais relacionados com o mundo da consciência do que com o mundo físico, ou seja, são mais estados de consciência do que um lugar fisicamente localizado.

Axé a todos!

Carlinhos Lima

Em defesa da Umbanda: EXÚ PAGÃO OU EXÚ BATIZADO - CLASSIFICAÇÃO MORAL (BEM OU MAL). Fiquemos atentos sempre...



Não se deve, confundir um verdadeiro Exú com um espíritos zombeteiros, mistificadores, obsessores ou perturbadores, que recebem a denominação de Kiumbas e que, às vezes, tentam mistificar, iludindo os presentes, usando nomes de "Guias". Para evitar essa confusão, não damos aos chamados “Exus Pagões” a denominação de “Exu”, classificando-os apenas como Kiumbas. E reservamos para os ditos “Exus Batizados” a denominação de “Exu”. 

O chamado “Exú Pagão” é tido como o marginal da espiritualidade, aquele sem luz, sem conhecimento da evolução, trabalhando na magia para o mal, embora possa ser despertado para evoluir de condição. Já o Exu Batizado, é uma alma humana já sensibilizada pelo bem, evoluindo e, trabalhando para o bem, dentro do reino da Quimbanda, por ser força que ainda se ajusta ao meio, nele podendo intervir, como um policial que penetra nos reinos da marginalidade.

O que vemos em certas Quimbandas, Catimbós, Candomblés e mesmo nas Umbandas, é de nos deixar estarrecidos e por quê não dizer revoltados. Entre falsos adeptos, falsos mestres e falsos médiuns, manifestações de egrégoras ruins ou mesmo demônios se passando por exus. E isso tudo que gera as distorções, estigmas e mentiras, muitas vezes irreparáveis para a verdadeira Umbanda. Alguns espíritos, que usam indevidamente o nome de Exu, procuram realizar trabalhos de magia dirigida contra os encarnados. Na realidade, quem está agindo é um espírito atrasado. É justamente contra as influências maléficas, o pensamento doentio desses feiticeiros improvisados, que entra em ação o verdadeiro Exu, atraindo os obsessores, cegos ainda, e procurando trazê-los para suas falanges que trabalham visando a própria evolução.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Marcadores

magia (342) astrologia (296) signos (202) espiritualidade (194) amor (167) Umbanda (155) umbanda astrológica (145) orixá (139) UMBANDA ASTROLOGICA (127) CONCEITOS (120) mulher (120) religião (94) signo (93) anjos (72) comportamento (66) candomblé (62) mediunidade (50) 2016 (49) espaço (42) horóscopo (42) anjo (35) arcanos (35) esoterismo (35) magia sexual (35) oxum (33) Ogum (31) ancestrais (30) sexualidade (29) 2017 (28) estudos (27) fé religião (27) oxumaré (27) iemanjá (25) Yorimá (12)