Total de visualizações de página

Planetas e Orixás regentes de 2023

sexta-feira, 1 de abril de 2016

Astrofísica: Cenário de Star Wars: 'super-Terra' pode ser composta por lava

Com temperaturas que podem chegar a 2.500º Celsius, Cancri teria uma superfície composta por lava vulcânica – parecida com a do planeta Mustafar, da saga Star Wars

No lado solar do planeta, a lava seria líquida
No lado solar do planeta, a lava seria líquida
No lado solar do planeta, a lava seria líquida, e, conforme ela se aproximaria da fronteira com a parte de noite perpétua começaria a se solidificar(Reprodução/Nasa)
Pesquisadores identificaram que o exoplaneta 55 Cancri, há 40 anos-luz de distância, pode ser composto por lava. De acordo com estudo publicado na última quarta-feira pela Nature, o planeta tem quase duas vezes o tamanho da Terra (o que dá o apelido de 'super-Terra') e orbita ao redor de uma estrela parecida com o Sol. No entanto, a proximidade do planeta com a estrela parceira é 100 vezes maior que a vista entre nosso mundo e o astro - isso pode ter aniquilado a atmosfera do planeta. A superfície, de acordo com os especialistas, seria condizente com um cenário composto por lava vulcânica - que lembra o planeta Mustafar, onde Obi Kenobi e Anakin Skywalker travaram a icônica luta de sabres de Star Wars: a vingança dos Sith.
Cancri é um planeta que tem lados estáticos: um é sempre dia e outro noite. De acordo com Stephen Kane, da San Francisco State University, coautor do estudo, a atmosfera do local é hostil: na face solar, a temperatura chega a 2.500º Celsius, enquanto no lado negro, podem ser medidos 1.100º Celsius.

Em 2011, quando foi descoberto, os cientistas acreditavam que a superfície de Cancri era composta por um oceano. No entanto, as observações iniciais não encontraram vapor de água, indicando aos especialistas que um oceano era pouco provável. Novas análises identificaram que em sua estrela-mãe tinha altas concentrações de materiais provenientes do carbono, sendo assim, Cancri poderia ser um planeta de diamante, formado por montanhas de grafite - o que foi posto em cheque novamente.
No último estudo, a equipe internacional de pesquisadores utilizou o Telescópio Espacial Spitzer, da Nasa, para observar a atmosfera do planeta. Após as análises, o grupo sugeriu que a essas temperaturas, o planeta poderia ser composto por lava. No lado solar do planeta, a lava seria líquida, e, conforme ela se aproximaria da fronteira com a parte de noite perpétua começaria a se solidificar. "O lado 'dia' pode ter rios de lava e grandes poças de magma quente, mas achamos que o lado noturno pode ter fluxos de lava solidificada, iguais as que encontramos no Havai", disse Michael Gillon, da University of Liège, na Bélgica.
Ainda assim, os cientistas ainda não estão certos sobre as fontes de calor de Cancri. Mesmo que ele esteja muito próximo de sua estrela parceira, os especialistas identificaram um ponto com emissão máxima de calor que, ao ser medido, sugere que pode existir uma fonte interna de calor no planeta, desconhecida até o momento pelos pesquisadores

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Marcadores

magia (342) astrologia (296) signos (202) espiritualidade (194) amor (167) Umbanda (155) umbanda astrológica (145) orixá (139) UMBANDA ASTROLOGICA (127) CONCEITOS (120) mulher (120) religião (94) signo (93) anjos (72) comportamento (66) candomblé (62) mediunidade (50) 2016 (49) espaço (42) horóscopo (42) anjo (35) arcanos (35) esoterismo (35) magia sexual (35) oxum (33) Ogum (31) ancestrais (30) sexualidade (29) 2017 (28) estudos (27) fé religião (27) oxumaré (27) iemanjá (25) Yorimá (12)