Total de visualizações de página

Planetas e Orixás regentes de 2023

terça-feira, 24 de junho de 2014

A importância e poder da Pemba

 

 

A Lei de Pemba

A Pemba, como já escrevi em outros textos, é um elemento sagrado, importantíssimo, que quem estuda magia, Umbanda e diversos cultos afrobrasileiros, sabem como ela surgiu, o que é, de onde vem e pra que serve. Mas, ela não é usada apenas ritualisticamente pra evocação ou invocação, na verdade, tribos africanas, da região onde ela foi inventada ou é fabricada, também pintam o corpo em danças, festividades e como forma de embelezamento, tanto homens, quanto mulheres. Na verdade, povos africanos, gostam muito de pintar o corpo.

E a Pemba, gera muita confusão, especialmente em nosso país, desde os que se deixam levar pelos estigmas, quanto pelos que se deixam levar pelo poder das superstições. Ou seja, há os que acham que a Pemba é um pó que é basicamente usado para o mal, pra magia negra e pra obter poderes. Enquanto outros, tem a sensação de que poderão usá-la pra conseguir o que querem. Tudo é fruto na verdade da desinformação. O certo mesmo é que ela deve ser usada por quem sabe, por quem tem a outorga e só se for necessária e quando for necessária.

E como eu disse, ela não só deve ser usada pra invocação ou evocação dos orixás e da magia, mas, também como proteção. Pessoas que pintam símbolos no corpo e que tem força e defesa contra espíritos ruins. Ao passo em que se pintarem símbolos ruins podem atrair coisas ruins pra perto de si. Da mesma forma com as tatuagens, há quem pinte coisas boas, simbolos sagrados e quem pinta evocações a demônios. Ai vai da consciência de cada um!

Uma coisa importante é que devemos lembrar sobre Sagrada Lei de Pemba, que não quer dizer propriamente um conteúdo ligado a Pemba, propriamente o giz ou o pó, mas, a Lei Divina, as normas ancestrais, aos códigos de ética dos magos e as tradições cósmicas. E que o uso desse elemento magístico, deve se ater as leis sagradas da Lei Maior. 

Com a pemba tudo se pode fazer em Umbanda, bem como, em todos os Rituais Africanistas e, no entanto, é o objeto sagrado mais profanado. Mas, entenda, esse "pode-se fazer", como eu mencionei, se atém a Lei Maior, ou seja, tem que ter outorga, tem que ter poder e tem que ter acima de tudo necessidade. A grafia sagrada dos orixás, que não é apenas o conhecimento da Raiz de Guiné, mas, muitas ou todas as outras raizes, e o simbolismo do Oponifá é uma delas, assim como o Alfabeto Adâmico, também carrega chaves importantes, na verdade, não basta conhecer e sim ter permissão.

Muitos magos caem em desgraça, por que ao conseguirem certo conhecimento pensam que podem abusar da sorte e da vida. Não é bem assim, quanto mais ganha-se poder, mas, terá responsabilidades e deveres permanentes, entre eles o de respeitar a magia, os mais fracos e os que não tem defesa. Tenho observado, que qualquer pessoa usa sem saber, e sem o preparo devido, para o que está fazendo . Mas isso, não é o pior ! Há Entidades Espirituais que a empregam sem o conhecimento de causa, o que se pode verificar com facilidade. Pois como eu já afirmei aqui, não são todas as entidades que tem o poder ou conhecimento da magia, mas, as vezes usam. Assim também como sabemos que tem entidades iniciantes, que muitas vezes até instigadas por seus médiuns se metem a fazer o que não poderiam tentar.

Também tem muitos pais e mães de santo que abusam muito de seus guias, colocando-os em "saias justissimas", por isso prudência é algo que todos deveriam ter! Quando incorporam em um médium, solicitam a pemba e saem riscando por aí a fora . Estas Entidades são iguais aos Umbandistas inexperientes, que tudo quer resolver, sem nada saber. Conceda a pemba às Entidades, com parcimônia, observando o que estão fazendo. Na maioria das vezes, não estão fazendo nada mesmo e são como crianças que imitam os adultos. E, outras vezes, são iguais aquelas pessoas que sabem escrever em línguas estrangeiras que não conhecemos, e se divertem a escrever barbaridades, pois estão conscientes de que não entendemos o que estão fazendo. E, assim, temos vários Terreiros de Umbandas, com falsas Entidades. Por isso, quando entregar a pemba para as Entidades desconhecidas, ou para a que não tenha confiança, use outra pemba e vá desmanchando aquilo que a Entidade, de má fé, está atraindo para o ambiente de seu trabalho.

O uso da pemba é abusivo e, na quase totalidade dos Terreiros de Umbanda. Muitas pessoas pensam que só porque é um espírito que lhe fala que pode confiar em tudo ou que ele não erra, por isso muitos tem danos irreversíveis. Também vemos que as pessoas costumam adotar viver no mundo do extasi do inconsciente. Não fiquem colocando suas responsabilidades nas entidades! Tem pessoas que vão corriqueiramente aos pés das entidades pedirem que elas tomem decisões que na verdade seria do próprio indivíduo. Algumas chegam e falam: "posso ou devo me separar?" ou dezenas de outros tipos de interrogação, que não cabe a entidade decidir por você. Ele pode apenas aconselhar e tentar esclarecer pra que a própria pessoa chegue a uma decisão, mas, querer colocar sua vida nas mãos de qualquer guia espiritual é um erro e covardia. Assim como fazem os cristãos da moda, que acham que por comprar uma Bíblia e pagar dízimo que tudo na vida passa a ser gerido por Deus e que assim tudo dará certo. Isso é até uma ofensa ao Senhor, pois colocar tudo na conta de Deus é abdicar do seu livre-arbítrio e querer dar o "migué" no Criador. Ele até nos ajuda, nos ilumina e nos direciona, mas, a decisão será sempre nossa. Mas, muitos se consideram santos e salvos, justamente por isso, ao afirmar que "coloquei minha vida nas mãos de Deus" e assim claro, fica fácil achar que dai em diante, nem peca, nem erra e nem tem mais dissabores - o que é um mero engano.

É engraçado como religiosos quando se fanatisam, passam a pensar imprudentemente, confundindo sectarismo com fé! E acham que só porque se acham "convertidos" que dai em diante tudo cairá do céu. Não lembram que grandes escolhidos, como Moisés, Davi e outros, que eram iniciados e de espírito elevado, tinham que continuar tomando suas decisões, inclusive eram punidos por seus erros, pois Deus, escolhe, mas, não escravida. As decisões continuam conosco. Prova disso, foi que muitos patriarcas, foram punidos por seus erros. E por falar em erros, muitos também pensam que só porque compraram uma Bíblia e pagam dízimos, ou rezam aos sábados, que o pastor tem o poder de perdoar seus pecados, sem cumprir sua missão e carma - engano total. Percebam que Moisés morreu sem poder entrar na terra prometida, porque pegou contra o Senhor ao duvidar de suas promessas. Então não fique no salto alto, só porque marcha pra Jesus ou porque paga dízimos, que mesmo assim terá que prestar conta de todos seus pecados. Não basta se dizer convertido, tem que cumprir seu destino!

Carlinhos Lima.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Marcadores

magia (342) astrologia (296) signos (202) espiritualidade (194) amor (167) Umbanda (155) umbanda astrológica (145) orixá (139) UMBANDA ASTROLOGICA (127) CONCEITOS (120) mulher (120) religião (94) signo (93) anjos (72) comportamento (66) candomblé (62) mediunidade (50) 2016 (49) espaço (42) horóscopo (42) anjo (35) arcanos (35) esoterismo (35) magia sexual (35) oxum (33) Ogum (31) ancestrais (30) sexualidade (29) 2017 (28) estudos (27) fé religião (27) oxumaré (27) iemanjá (25) Yorimá (12)