Total de visualizações de página

Planetas e Orixás regentes de 2023

terça-feira, 5 de agosto de 2008

A Grande Sabedoria de Preto Velho


A Sabedoria dos Pais-Velhos que nos ensinam o valor dos cruzamentos.
Ensinam-nos os Abençoados Preto-Velhos que só após cruzarmos o solo diante de alguém e pedirmos licença ao seu lado sagrado, esse lado se abre para ouvir o que temos a dizer-lhe. Tudo o que falamos, ou falamos para o lado profano ou para o lado sagrado dos outros com quem conversamos! Seu significado só pode ser revelado ao lado oculto e sagrado de seu espírito. Devemos cruzar o solo diante dos pés da pessoa que se presta a ouvir ensinamentos, pedindo ao Sagrado Orixá Obaluaiyê que abra uma passagem entre os lados ocultos e sagrados dos nossos espíritos senão o ouvinte não entenderá o significado e a importância da palavra sem os cruzamentos. Mas os Sábios Pretos não cruzam apenas os terrenos, caminhos e pessoas. Eles tem o sagrado habito de cruzar tudo com que ele trabalhe e por isso Eles tem uma alta proteção espiritual. Tudo isso funciona como uma reverencia e pedido de licença, pois o Sábio percebe a presença ou proteção dos Sagrados Orixás. Assim Ele pede licença como se estivesse compartilhando os objetos com os verdadeiros donos desses materiais.
O Sábio Preto-Velho cruza até mesmo o ar para que Obaluaiyê venha a abrir uma passagem nele para que suas palavras cheguem até os seus ouvidos através do lado sagrado dele senão elas não chegarão ao lado sagrado de seu espírito e não entenderás o real significado delas ao revelar-lhe um dos mistérios do meu pai.

O Preto-Velho acredita que tudo tem dois lados que seria o sagrado e o profano. Quando nos assentamos no lado sagrado das coisas, aquietamos nosso espírito e só falamos em voz baixa para não incomodarmos o lado sagrado delas.

Dizem até que na lenda dos três reis magos, um era negro, em homenagem aos sábios preto-velhos que conhece o lado sagrado e interior, sendo capaz de abrir a existência do lado sagrado das coisas; o da existência de passagens entre esses dois lados, etc.

Possivelmente foi através da crença dos Pais-velhos que compreendiam o Sagrado corretamente que a cruz tem hoje o sentido correto tanto na forma simbólica, quanto no uso ritualístico. Também através dos conhecimentos deles determinou-se que em todos os túmulos cristãos deveria haver uma cruz, que é o sinal da passagem de um plano para o outro, segundo ensina os Pais-Velhos da Corrente de Umbanda.

Por intermédios dos Sábios Pais-Velhos também se criou à figura de Lázaro, cheio de chagas, para adaptar o orixá da varíola ao cristianismo. Na verdade, criou-se o sincretismo cristão, e dai em diante muitos outros, uma começaram a adaptar os mistérios de muitos povos ao cristianismo, fundamentando a crença dos muitos seguidores de então da doutrina humanista criado por Jesus. E os chefes católicos criaram os concílios para oficializá-los e torná-los dogmas. O que compreendemos nisso tudo que a doutrina não nasce completa e que os conhecimentos sagrados vão se revelando aos poucos.

Outras coisas os Pais-Velhos nos ensinou aqueles que não se curvam ao sagrado, mas tenta tirar proveito do culto as coisas santas em proveito próprio, deixará essa terra e voltará a rastejar nas sombras das trevas mais profundas. Então que todos nós possamos tirar proveito dos sábios ensinamentos dos portentosos Pais-Velhos que sempre buscaram deixar ensinamentos de paz, amor e reverencia aos Senhores da Vida.

Carlinhos Lima – Astrólogo, Tarólogo e Pesquisador.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Marcadores

magia (342) astrologia (296) signos (202) espiritualidade (194) amor (167) Umbanda (155) umbanda astrológica (145) orixá (139) UMBANDA ASTROLOGICA (127) CONCEITOS (120) mulher (120) religião (94) signo (93) anjos (72) comportamento (66) candomblé (62) mediunidade (50) 2016 (49) espaço (42) horóscopo (42) anjo (35) arcanos (35) esoterismo (35) magia sexual (35) oxum (33) Ogum (31) ancestrais (30) sexualidade (29) 2017 (28) estudos (27) fé religião (27) oxumaré (27) iemanjá (25) Yorimá (12)