Visite

sábado, 25 de dezembro de 2010

Comprender exu é importante.

[bruxa%20capuz.jpg]
Sem dúvida, a figura mais controvertida dos cultos afro-brasileiros é Exú. Para alguns, uma figura brincalhona, associada à imagem de um menino irresponsável, divertindo-se com as confusões que consegue armar entre os seres humanos e entre os próprios orixás: para outros, uma figura temível, perigosa, voltada exclusivamente para o mal. É, segundo, a maioria das lendas, filho de Yemanjá, mas não é considerado unanimemente como um orixá. Além disso é confundido por alguns com Erê e até mesmo com Egun, infelizmente.

Segundo a tradição, Exú e o causador das brigas, calamidades, acidentes e desgraças. Em resposta a essa afirmação, também se atribui a ele um lado bom, que talvez só apareça quando são prestadas a ele homenagens e sacrifícios. Mas, tudo isso visto assim se torna simplista demais. A partir dessa dificuldade em se definir Exú de maneira mais rígida, Pierre Verger afirma que "Exú revela-se, talvez desta maneira, o mais humano dos, orixás, nem completamente mau, nem completamente bom.

Parte dessa contradição toda não vem das crenças iorubás. A identificação de Exú com o mal é mais clara no Brasil, principalmente quando os cultos se distanciam do candomblé tradicional. Até mesmo influencias do Espiritismo e não só do Cristianismo, ajudam as pessoas a se bloquearam e assim não conseguem enxergar a energia como ela é. Mas, isso tambem ocorre pelo uso imbecilizado dessa energia, como por exemplo na Umbanda, Mexico e paises da Africa, onde pessoas usam essa força pra fazer magia negra. Na umbanda, por exemplo, onde o sincretismo religioso corresponde à própria base da religião, Exú e o demônio cristão são quase indistintamente a mesma figura. A história explica o processo de acumulação das características de um pelo outro com certa facilidade. Além do mais a maioria usa esse pretexto, pra usar a macumba, tanto pra ganhar dinheiro, quanto pra conseguir o que querem, mesmo que passando por cima das pessoas e aprisionando-as.

Num primeiro momento, os jesuítas católicos tentaram impor a religião católica aos "negros pagãos". Dada a dificuldade em submeter um povo com todo um conjunto de deuses e divindades inclusive mais rico do que a teologia ocidental, alguns missionários optaram por aproveitar o panteão africano e moldá-lo, na medida do possível, à configuração católica mais precisamente à dualidade bem-mal. Era, portanto, preciso encontrar um diabo e a controvertida e irrequieta figura de Exú foi a que melhor se prestou a esse objetivo, por diversas razões.

Exú é uma divindade de fácil relacionamento com os humanos a mais próxima do mundo material. A ele se pede interferência nas questões mais mundanas e práticas. Por essa faculdade, Exú se constituía no protetor dos negros, no período da escravidão, contra o arbítrio e despotismo dos senhores. Além disso, ele é muito ligado a terra, o plano mental mais oculto e a sexualidade.

Eram seus os ebós (conhecidos vulgarmente como "despachos") deixados nas encruzilhadas próximas à casa grande. Numa circunstância de luta, o que pratica o bem para um antagonista, defendendo-o de outro, também pode ser visto, pelo ponto de vista deste último, como o que faz o mal. Mas, na verdade o mal sempre parte de quem busca manipula-lo. No entanto, ao contrario do que muitos afirmam, essa historia de que ele não é bom nem mal, não é tão simples assim. Pois, esses exus que trabalham mais proximos dos mediuns são entidades em evolução e até pode se prestar a vontade de pessoas mal intencionadas. Mas, os Exus, Ancestrais Cosmicos e bem evoluidos chefes do 8º Raio. Esses obedecem as Leis e não agem a nosso bel prazer. Ninguem se iluda achando que qualquer um pode fazer magia, nem todo mundo tem essa licença.

Assim, os senhores de engenho viram em Exú o demônio que os negros "lançavam" contra eles. Outro fator que facilitou a identificação de Exú com o demônio cristão é sua ligação com o fogo, com a massa ígnea. Além disso, a sexualidade desenfreada de Exú (muitas vezes representado por uma figura humana com sorriso debochado e uma permanente ereção) deve ter ajudado a tarefa dos jesuítas na sua procura de um demônio na mitologia africana. Aliás percebemos aqui um outro equivoco, pois o papel de exu não é só sexual, mas, tem todo o interesse de esclarecer os medos e dores profundas da alma. E assim atua sendo um elo entre Consciente e Inconsciente, agindo por meio do subcosciente. Por isso é o Senhor mensageiro, entre os deuses e os homens.

O responsável pelas forças do bem e do mal Aos poucos, essa identificação Exú/Diabo foi sendo aceita quase que integralmente pela umbanda e, de maneira mais contida, por boa parte do candomblé brasileiro. Isso representa uma distorção dos conceitos iorubás tradicionais, que permitem a ele, graças a sua irresponsabilidade e falta total de padrões morais, o controle tanto sobre as forças do bem como sobre as do mal. A moralidade não está na divindade, mas sim em quem se relaciona com ela; assim sendo, Exú é, consequentemente, uma concepção exterior à dualidade cristã.

Esse preconceito se revela no pequeno número de pessoas que são consagradas a ele como filhos. Em geral, existe uma postura diferente entre os "Filhos de Exú" e os de outros orixás. No entanto, eu em particular não acredito muito nisso, pois exu é um outro raio, o que acontece é que tem pessoas que exu, toma a cabeça e assim tem que ser recuperada.

Enquanto estes revelam um grande orgulho de trazerem dentro de si as características de uma divindade a quem aprovam, os filhos de Exú geralmente são apontados como sofredores, "gente que carrega um pesado fardo". Mesmo a linguagem de muitos terreiros marca essa diferença: enquanto se diz, em relação aos outros santos, que estão "possuindo" ou "incorporando-se" ao seu filho, os filhos de Exú são apontados como os que estão "carregando" a divindade, dado o peso que ele representa. Uma crença visivelmente criada a partir dos contatos com o cristianismo afirma que o fato de alguém nascer filho de um Orixá mais fraco e ter a cabeça de em dominio de Exú significa castigo por algo feito em encarnações anteriores. O que pode ser uma ideia aceitavel sim.

Finalmente, o receio do que Exú pode fazer com a cabeça de um ser humano é tão grande que muitos dos que estão dominados , ao invés de assim serem iniciados, são raspados como filhos de Ogum, depois de cerimônias em que Exú é fixado (isto é, "emprestado" por um prazo limitado a Exú), é acalmado. Essa transferência só é possível dada a boa relação que se atribui existir entre Exú, Ogum, irmãos por parte de mãe e igualmente donos de caráter violento e agressivo. Afora isso o dia consagrado a Exú é a, terça-feira na Umbanda-Astrologica, demonstrando assim a relação que existe tem com Ogum, já que esse dia também é o dia de Ogum.

Carlinhos Lima - Astrologo, Tarologo e Pesquisador.
Postar um comentário
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Google+ Seguidores

Visitantes Recentes

Seguidores

Comentarios Facebook

Seguir por Email

Marcadores

magia (181) orixás (159) espiritualidade (129) Umbanda-Astrologica (95) CONCEITOS (93) astrologia (93) amor (88) (85) Umbanda (82) orixá (61) pesquisas (58) conceito (57) sexo (54) exu (52) tarô (52) comportamento (45) mediunidade (42) Cabala (41) mulher (40) rituais (40) religião (37) UMBANDA ASTROLOGICA (36) anjos (34) CONCEITOS DE UMBANDA - ASTROLOGICA (33) esoterismo (31) arcanos (30) destino (30) candomblé (29) fé religião (27) comprendendo o simbolismo (26) pombagira (24) pesquisa (23) signos (23) PESQUSAS DE UMBANDA ASTROLOGICA (22) ancestrais (22) pombagiras (22) Umbanda-Astrologiaca (20) UMBANDA ASTROLOGICA E MAGIA (19) busca (19) carma (19) baralho (18) estudos (18) orixas (18) protetores (18) proteção (17) Caminhos da fé (16) INICIAÇÃO (16) magos (16) Comportamento na vida (15) deus (15) CONCEITOS DE UMBANDA (14) oxum (13) previsões (13) vibrações (13) Guias (12) Ogum (12) Omulú (12) Yorimá (12) energia (12) oráculos (12) oxumaré (12) sagrado (12) signo (12) Lua (11) UMBANDA - ASTROLOGICA (11) axé (11) linhas (11) ritos (11) 12 signos (10) desejo (10) força (10) hierarquia (10) magia negra (10) odú (10) odús (10) ritual (10) sexualidade (10) Obaluaê (9) climazzen (9) exus (9) harmonia (9) oração (9) 72 anjos (8) Iansã (8) REENCARNAÇÃO (8) alma (8) cultos afro-brasileiros (8) mestres (8) oraculo (8) pemba (8) poderes (8) vibração (8) Caboclos (7) astros (7) dons (7) elementos (7) espiritos (7) oxalá (7) portal (7) ritualistica (7) Lilith (6) Natureza (6) agente do carma (6) animais no altar (6) bem estar (6) chacras (6) conhecimento (6) forças espirituais (6) mediuns (6) pai de cabeça (6) pontos riscados (6) religiões (6) sentimento (6) simbolos (6) 2012 (5) Beleza (5) EXU GUARDIAO (5) Mitologia (5) Orí (5) a morte (5) budismo (5) esquerda (5) exu mulher (5) intolerância (5) livre-arbítrio (5) misterios (5) obsessores (5) poder feminino (5) prazer (5) saúde (5) sensualidade (5) umbanda-astrológica (5) Linha do Destino (4) Nanã (4) Tabela (4) astrologos (4) banhos (4) cartas (4) cosmos (4) criador (4) céu (4) ebós (4) energia linhas (4) era de Aquario (4) feminino (4) firmeza (4) fisioterapeutas (4) horoscopo chinês (4) incorporação (4) intuição (4) nova era (4) preconceito (4) santo (4) simbolismo (4) solidão (4) união (4) vodu (4) Aquário (3) Câncer (3) EBÓ ENCANTAMENTO (3) Ervas de Exu (3) Escorpião (3) Lei (3) Obsessões (3) Pontos (3) Preto Velho (3) Ritos Sagrados (3) Yorubá (3) anjo da guarda (3) anos a serviço de Xangô (3) arcanjo (3) arcano 9 (3) as ervas dos orixas. (3) biblia (3) compatibilidade (3) configurações do horoscopo (3) cores (3) deusa (3) dia da mulher (3) entidade (3) entidades (3) essência (3) feitiço (3) grafia sagrada (3) guardião (3) inconsciente (3) iniciados (3) justiça (3) luz (3) magia amor (3) mapa astral (3) nossa evolução (3) noticias de Umbanda (3) numeros (3) obssessão (3) perigo (3) profecia maia (3) relacionamentos (3) revolução solar (3) sacerdote (3) segredos (3) sol (3) taro (3) Acaso (2) Afros-brasileiros (2) Arcano 2 (2) Aries (2) Cabocla Jurema (2) Caracteristicas (2) Cultos (2) ESPIRITUAL (2) Encostos (2) Gêmeos (2) Ketu (2) LINHA (2) MANIFESTAÇOES MEDIUNICAS (2) Marte (2) Orixá Ancestral (2) Orixás Menores (2) Pais Velhos (2) Regentes (2) Umbanda-Astrologica e as ervas dos orixas. (2) alegria (2) alfabeto watan (2) analises (2) ano de Mercurio (2) arcano 1 (2) arcano 12 (2) arcano 8 (2) arqueômetro (2) astral superior (2) astrologo (2) babalawos (2) bençãos (2) bruxos (2) crianças (2) desejos (2) drogas (2) egum (2) eguns (2) encosto (2) erê (2) exu Mirin (2) famosas (2) feitura de santo (2) filosofia (2) hipocrisia (2) homossexualidade (2) horarios (2) imperador (2) importancia (2) influência (2) inveja (2) jornada (2) lua negra (2) medicos (2) mensageiras (2) mercurio (2) mercúrio (2) naipes (2) o tempo (2) objetos (2) olho gordo (2) olho grande (2) orixás mediunidade (2) oráculo (2) parte feminina (2) partes arábicas (2) personalidade (2) planetas retrogrados (2) possessão (2) problemas espirituais (2) profissionais de saúde (2) religão (2) sacrificio (2) salmo (2) sensitividade (2) simbolos sagrados (2) sofrimento (2) tarologo (2) terreiro (2) trabalho (2) tronqueira (2) vênus (2) vídeo (2) zodiaco (2) ética (2) ATIVIDADE (1) ATUAÇAO (1) Adjuntó (1) Ajeum (1) Amor Proibido (1) Astrologia 2011 (1) Banquete (1) Barco de Iaô (1) Beleza negra (1) Beth (1) Bhákti Yoga (1) BÚFALO BRANCO (1) CHACRA (1) CHAKRAS (1) Cabinda (1) Capricornio (1) Caída de kelê (1) Comprender (1) Denegrir (1) Dois caminhos (1) EBÓ OYA ONIRA (1) Efan (1) Encontrando (1) Eremita (1) Essencia Espiritual (1) Frente (1) GENÉSICO OU SACRO (1) Ijexá (1) Ilê Axé Opô Afonjá (1) Jêje (1) KÁRMICA (1) Leis (1) Leão Virgem (1) Libertando-se dos desejos (1) Libra (1) Maria Santissima (1) Menina Fantástica (1) Mirra (1) Mistério (1) Mushi (1) Nagô (1) Nossa Senhora Aparecida (1) O ano do Coelho Manso (1) ORIXAS MENORES (1) OS 7 (1) Obluaê (1) Obrigação (1) Oferendas (1) Ororixás (1) Papus (1) Pedras (1) Peixes (1) Ponto (1) REALINHAMENTO (1) RELAÇÃO DOS EBÓS (1) Ritual do Panã (1) Sagitario (1) Saída de Iaô (1) Seguimento (1) Selene (1) Simbolos Sabeus (1) Touro (1) UMBANDA- ASTROLOGICA (1) Urupim (1) VIBRATORIA DE YORIMA (1) Viemos pra evoluir (1) aliado (1) amigos (1) anões magicos (1) arcano 10 (1) arcano 13 (1) arcano 14 (1) arcano 15 (1) arcano 17 (1) arcano 18 (1) arcano 19 (1) arcano 20 (1) arcano 3 (1) arcano 4 (1) arcano 5 (1) arcano 6 (1) arcano 7 (1) assentamento (1) astologia (1) atribuidas (1) aura (1) buscadores (1) caminho (1) candombé (1) caromancia (1) chamado (1) chaves (1) coelho (1) contato (1) cristais (1) dama da noite (1) decifrando o arqueômetro (1) descobrimento do Brasil (1) desvendando (1) diabolico (1) discernimento (1) divididos (1) divndades (1) doutrina (1) duvidas (1) ebó I (1) egrégora (1) elemental (1) elfos (1) encantados (1) energias básicas (1) enerigias (1) enfermeiros (1) enforcado (1) escolhas (1) espelho (1) eu (1) eu sou (1) evoluir (1) existencia (1) exposição (1) falsos profetas (1) feliz 2011 (1) feng shui (1) fermeza (1) guardiãs (1) homofobia (1) horscopo (1) iaô (1) iemanja (1) imagens (1) imperatriz (1) importante (1) incertezas (1) infleuencias (1) integração (1) iroko (1) jovens (1) já começou (1) lado oculto (1) laroiê (1) lenda (1) liberdade sexual (1) lotes (1) loucura (1) magia natural (1) magicos (1) mal compreendidas (1) medo (1) mistica (1) negra (1) nova ordem mundial (1) o carma (1) o carro (1) orar (1) orlando júnior (1) os 72 anjos (1) ouro (1) oxoce (1) pais (1) papa (1) par (1) pedra (1) pequisas (1) pintura corporal (1) preconceito racial (1) preconceito religioso (1) prisma (1) proteção psiquica (1) prudencia (1) punição (1) que é (1) religi]ao (1) revelou (1) rezar (1) sacerdocio (1) segundo (1) seitas (1) semente (1) senhor da encruza (1) ser supremo (1) seres espirituais (1) serêias (1) sombras (1) suamérios (1) sustentabilidade (1) são necessarias (1) temperança (1) trindade (1) tronos (1) um e três anos (1) umbandda-astrologica (1) valores (1) virgindade (1) você (1) yoga (1) yori (1) yorubas (1) zen (1) Àfrica (1)