Total de visualizações de página

Planetas e Orixás regentes de 2023

sábado, 3 de março de 2012

Não tema a Quimbanda - ela é necessária! Só precisa prudência



QUIMBANDA, OU AS "LINHAS DE ESQUERDA" 
Nunca se deve confundir o orixá com as entidades que integram sua Linha de Força. A questão mais polêmica, sem sombra de dúvida, cerca o orixá Exu. Ele é uma força da natureza, imaterial e incorpóreo, como os demais orixás. Dentro da Umbanda, a Hierarquia deste orixá denomina-se Quimbanda, recebendo ainda os nomes de Banda dos Exus e Falange dos Exus. Na verdade ele nunca encarnou, sendo apenas os de grau mais baixo e kiumbas que passaram por este processo. Os Exus bem evoluidos, são chefes de suas linhas, e nem todos devem ser cultuados da mesma maneira. Uns trabalham mais, para evolução sexual, como é o caso de pombagira, outros mais os vicios, como Tranca Rua, outros mais a saude como Exu Caveira etc... Como tambem nem todos querem bebida alcoolica, alguns só preferem agua, mel, chás etc. Cada um é cada um e nunca devemos generalizar.
Na Umbanda, entende-se que este orixá e as entidades que fazem parte de sua falange atuam "à esquerda". Isso, porém, não significa que sejam de agentes do Mal! Simplesmente, o orixá Exu - que erroneamente tem sido associado às forças diabólicas do ideário cristão - é uma força complementar às Linhas da Direita. Do mesmo modo que homem e mulher são opostos-complementares, e que tudo no Universo interage e se interpenetra, também as forças da "Direita" e da "Esquerda" se unem e se completam. Na verdade o Diabo é que muitas vezes se passa por Exu, pra denegrilo.
As entidades que constituem a Quimbanda são denominadas Exus, Pombas-giras e Exus-mirins. Têm missão cármica definida e trabalham no sentido de evoluir no plano espiritual, exatamente como os integrantes de todas as outras falanges. 
Os Exus são responsáveis pelos trabalhos de proteção, além de terem energia vitalizadora e promoverem a desagregação de energias maléficas. Existe ainda um outro papel, muito delicado, que cabe aos integrantes desta hierarquia: é o de liberar o consciente e o inconsciente do fiel que estiver se preparando para desenvolver um trabalho mais ativo no terreiro. As entidades de Quimbanda podem trazer à tona os traumas e os segredosreprimidos - conscientemente ou não - pelo "filho de fé". E se os bloqueis for na area sexual? Como vai se vencer esse bloqueio se o medium foi um prisioneiro do preconceito e hipocrisia? Exu tem justamente esse papel, que é abrir a mente das pessoas, ele atua em nivel do subconsciente, agindo como filtro entre o Inconsciente e a nossa Consciencia.
Conheço muitas pessoas que vivem com a Biblia na mão e o pensamento no beijo do vizinho! E porai vai. A melhor evolução parte do instante, que cada individuo passa a conhecer seus bloqueios e trabalha pra se livrar deles. Muitos encarnados hoje com problemas, vem de vidas passadas, onde foram forçados a casar, transar e viver com quem lhe impunham, ou que foram, mortos em sacrificios ou abusados em orgias, e que por isso não conseguem entender certos traumas que carrega dentro de si. Ai começa agir como se o sexo fosse uma praga e inutilmente tentam se afastar dele. Por isso não evolui.
Sendo assim, pode acontecer de os "cavalos" que estejam incorporando essas entidades de Esquerda usarem linguajar torpe ou adotarem comportamentos duvidosos. Nestes casos, deve-se entender que aquele não é o procedimento da entidade em si - na verdade, pode tratar-se de uma "faxina" no inconsciente do próprio médium. Esse é o papel de Exu, o agente carmico da limpeza mental.
É bom ressaltar, porém, que a natureza complexa da missão confiada aos espíritos da Quimbanda os torna bem mais difíceis do que as demais entidades. Sendo assim, é necessário ter muito CONHECIMENTO e, principalmente, DISCERNIMENTO, para lidar com essas forças. O grande perigo é que pessoas que começam a tirar proveito de Exu nos terreiros começam a abusar e indo assim de encontro ao desequilibrio muitas vezes sem volta. Prudencia é a palavra chave pra evoluir. Libere seu eu e busque equilibra-lo.

Carlinhos Lima - Tarologo, Astrologo e Pesquisador.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Marcadores

magia (343) astrologia (299) signos (205) espiritualidade (194) amor (167) Umbanda (155) umbanda astrológica (145) orixá (139) UMBANDA ASTROLOGICA (127) CONCEITOS (120) mulher (120) religião (94) signo (93) anjos (72) comportamento (66) candomblé (62) mediunidade (50) 2016 (49) horóscopo (43) espaço (42) anjo (36) esoterismo (36) arcanos (35) magia sexual (35) oxum (33) Ogum (31) ancestrais (30) sexualidade (29) 2017 (28) estudos (27) fé religião (27) oxumaré (27) iemanjá (25) Yorimá (12)