Total de visualizações de página

Planetas e Orixás regentes de 2023

sexta-feira, 2 de fevereiro de 2018

Cultura afrobrasileira na Bahia: Terreiro feirense leva 'som acelerado' à festa de Iemanjá; veja vídeo

Feira de Santana - Bahia


Na festa de Iemanjá comemorada nesta sexta-feira (2), no Rio Vermelho, em Salvador, vários grupos de umbanda de Feira de Santana marcam presença na festa. Um dos mais animados é o comandado pelo mestre Pai Miro. Com instrumentos de percussão e guitarra, o grupo que o acompanha toca um ritmo frenético, com base ma chula, um dos gêneros musicais característicos do Recôncavo e Sertão baianos. Ao Bahia Notícias, uma das auxiliares de Pai Miro [que não pôde responder à reportagem porque comandava a festa e recebia entidades] disse que a quarta vez que participam da celebração no Rio Vermelho. "Chegamos aqui ontem de noite e viemos direto para cá. Só vamos voltar, depois do presente ir para o mar", disse em meio ao som alto que sacudia o toldo, onde dezenas se aglomeravam para ouvir e dançar. Em Feira, o terreiro fica localizado no bairro do Campo do Gado. por Francis Juliano

Fé e cultura afrobrasileira: ACM Neto presta homenagens à Iemanjá no Rio Vermelho nesta sexta em Salvador, na Bahia

Foto: Divulgação / Ascom Prefeitura de Salvador


O prefeito ACM Neto participou da festa de Iemanjá realizada nesta sexta-feira (2) no Rio Vermelho. O prefeito chegou ao local às 15h40, perfumou a estrela do mar que foi enviada como presente para a Rainha do Mar e acompanhou a procissão. "Como sou uma pessoa de muita fé e que respeita a fé de todos, sempre peço a Iemanjá proteção e que abra nossos caminhos com luz", declarou Neto. Uma das coisas que o prefeito mais admira da capital baiana é a convivência harmônica entre as várias crenças. "É muito legal ver essa quantidade de pessoas no Rio vermelho, cultuando Iemanjá e pedindo a nossa Rainha do Mar que possa trazer tudo de bom para a nossa cidade e nosso estado, nessa mistura de festa religiosa e popular", pontuou. A festa de Iemanjá começou na quinta-feira (1), quando os fiéis puderam depositar as oferendas a Rainha do Mar no Caramanchão, ao lado da Colônia de Pesca Z1, próximo ao Largo de Santana. O encerramento da festa religiosa acontecerá às 18h, mas a parte profana deve terminar por volta das 22h, quando os equipamentos sonoros começarão a ser desligados.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Marcadores

magia (342) astrologia (296) signos (202) espiritualidade (194) amor (167) Umbanda (155) umbanda astrológica (145) orixá (139) UMBANDA ASTROLOGICA (127) CONCEITOS (120) mulher (120) religião (94) signo (93) anjos (72) comportamento (66) candomblé (62) mediunidade (50) 2016 (49) espaço (42) horóscopo (42) anjo (35) arcanos (35) esoterismo (35) magia sexual (35) oxum (33) Ogum (31) ancestrais (30) sexualidade (29) 2017 (28) estudos (27) fé religião (27) oxumaré (27) iemanjá (25) Yorimá (12)