Total de visualizações de página

Planetas e Orixás regentes de 2023

quinta-feira, 12 de dezembro de 2019

Desvendada área do cérebro em que guardamos as palavras



Uma equipe de cientistas da Universidade Estatal de Psicologia e Pedagogia de Moscou (UEPPM) realizou um estudo dos mecanismos que a nossa memória usa para não esquecermos o significado dos verbos.

 Os cientistas acreditam que os resultados da pesquisa, publicada na revista Human Brain Mapping, poderiam influenciar a terapia de patologias da comunicação oral.
De acordo com as estimativas existentes, o ser humano guarda na sua memória várias dezenas de milhares de palavras. Parece uma quantidade enorme, mas nós precisamos apenas de poucas centenas de milissegundos para encontrarmos a palavra que precisamos no nosso vocabulário.
A capacidade de falar tem sido considerada por muito tempo como algo isolado das restantes funções da psique. Mas recentemente tem ganhado popularidade o assim chamado princípio de cognição incorporada. Esta teoria sugere que o sentido das palavras é guardado em zonas correspondentes do cérebro. Exemplos: o significado do verbo "correr" está guardado na zona do cérebro responsável pelo movimento das pernas, o significado do adjetivo "amarelo" – na zona responsável pela distinção das cores.
Para comprovar esta hipótese, os cientistas da UEPPM usaram a magnetoencefalografia para medir os fracos campos magnéticos gerados pela atividade elétrica do cérebro. Este método é capaz de medir a atividade de um certo fragmento do córtex dos hemisférios cerebrais com uma precisão de milissegundos, o que permite definir se a excitação coincide com a extração do sentido da memória ou apenas com a representação mental da atividade sugerida.
"Pedimos aos participantes para inventarem verbos relacionados com os substantivos que lhes dizíamos. Em metade dos casos isso era fácil, por exemplo: 'Sol' – 'brilhar', já a outra metade era mais difícil. O que faz um parapeito de janela, por exemplo? Foi registrada a ativação do córtex motor no período correspondente à extração do sentido do verbo da memória. Quando a pessoa tinha dificuldade em encontrar o verbo, a ativação motora era mais forte, o que prova a nossa hipótese", diz Anna Pavlova, pesquisadora do Centro de Magnetoencefalografia da UEPPM.
Os autores da pesquisa afirmam que o conhecimento do mecanismo usado por um cérebro saudável para lidar com estas dificuldades é a chave para a compreensão e para a terapia de diversos estados patológicos, por exemplo da afasia de Broca.
A dificuldade em encontrar as palavras corretas na memória é o principal sintoma da afasia de Broca. Esta doença tem uma terapia eficaz, mas ela não aplicável a todos os pacientes. Os pesquisadores da UEPPM tencionam determinar se o resultado da magnetoencefalografia durante a procura de verbos poderia ajudar a prever o nível de eficácia deste método terapêutico.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Marcadores

magia (343) astrologia (299) signos (205) espiritualidade (194) amor (167) Umbanda (155) umbanda astrológica (145) orixá (139) UMBANDA ASTROLOGICA (127) CONCEITOS (120) mulher (120) religião (94) signo (93) anjos (72) comportamento (66) candomblé (62) mediunidade (50) 2016 (49) horóscopo (43) espaço (42) anjo (36) esoterismo (36) arcanos (35) magia sexual (35) oxum (33) Ogum (31) ancestrais (30) sexualidade (29) 2017 (28) estudos (27) fé religião (27) oxumaré (27) iemanjá (25) Yorimá (12)