Total de visualizações de página

Planetas e Orixás regentes de 2023

segunda-feira, 1 de novembro de 2021

Ritos Sagrados

As Curimbas
 
[as+curimbas.jpg]
 
Um dos fundamentos de vital importância para a harmonização e eficácia dos trabalhos dentro de um templo umbandista é, sem dúvida, o que diz respeito aos Pontos Cantados (curimbas). Outro é o fundamento dos pontos riscados ou Lei de Pemba. Esses fundamentos surgiram na ritualística sagrada a partir do momento que o homem sentiu necessidade de buscar o sagrado através do elo que poderia dar a ele a chance de se libertar do materialismo e do vazio que existia em sua alma tão sofrida por seus erros. Uma das formas encontradas para a reaproximação com o Divino foi à música, onde se exprimiam o respeito, a obediência e o amor ao Pai Maior. Pois como eu já escrevi em outro artigo, a musica é sagrada e foi com ela que o Criador fez tudo que existe no universo. 
 
Desta forma, os cânticos tornaram-se um atributo sócio-religioso, comum a todas as religiões, onde cada uma delas, com suas características próprias, exteriorizavam sua adoração, devoção e servidão aos desígnios do Plano Astral Superior. A Umbanda, também recepcionou este processo místico, mítico e religioso da expressão humana. Nos vários terreiros espalhados pelas Terras do Brasil, observamos com fé, respeito e alegria os vários pontos cantados ou curimbas, sendo utilizados em labores de cunho religioso ou magísticos. Em realidade os Pontos Cantados são verdadeiros mantras, preces, rogativas, que dinamizam forças da natureza e nos fazem entrar em contato íntimo com as Potências Espirituais que nos regem. Existe toda uma magia e ciência por trás das curimbas que, se entoadas com conhecimento, amor, fé e racionalidade, provocam, através das ondas sonoras, a atração, coesão, harmonização e dinamização de forças astrais sempre presentes em nossas vidas. 
 
Capitaneada por sete Forças Cósmicas Inteligentes, que são as principais e que, por influência dos Pretos Velhos, receberam os nomes de Orixás, sendo que a irradiação ou linha de Oxalá, a Umbanda e o Candomblé precedem todas as demais, razão pela qual as comandam. Todas estas irradiações têm seus pontos cantados próprios, com palavras-chave específicas e a justaposição de termos magísticos, de forma que o responsável pela curimba deve ter conhecimento do fundamento esotérico (oculto) da canção. Tem-se visto pessoas determinadas até com boas intenções, mas sem conhecimento, "puxarem" pontos em horas não apropriadas e sem nenhuma afinidade com o trabalho ora realizado. Tal fato pode causar transtornos à eficácia do que está sendo feito, uma vez que podem atrair forças não afetas àquele labor, ou ainda despertar energias contrárias ao trabalho espiritual. Quem conhece bem a Astrologia Horária e a profundidade do Esoterismo sabe muito bem disso. 
 
Quanto à origem, os pontos cantados dividem-se em Pontos de Raiz (enviados pela espiritualidade), e Pontos terrenos (elaborado por pessoas diretamente). Os Pontos de Raiz ou espirituais jamais podem ser modificados, pois se constituem em termos harmoniometricamente organizados, ou seja, com palavras colocadas em correlação exata, que fazem abrir determinados canais de interação físico-astral, direcionando forças para os mais diversos fins. Ou seja, assim como não se pode jamais mudar o signo de uma pessoa, não podemos também mudar o signo cabalístico de uma Entidade Espiritual. 
 
No que concerne aos Pontos cantados terrenos, a Espiritualidade os aceita, desde que pautados na razão, bom senso, fé e amor de quem os compõe. No entanto na maioria das vezes, nos deparamos com algumas curimbas terrenas que nos causam verdadeiro espanto e tristeza. São composições totalmente destituídas de fundamento, com frases ingênuas e sem nenhum nexo, chegando algumas a denegrirem os reais valores Umbandistas. Cantam curimbas por aí dizendo que Exu tem duas cabeças; que Bombogira (Pombagira) é prostituta e mulher de sete maridos; que Preto Velho é feiticeiro e mandingueiro; que o Orixá Nanã mora na lama dos rios; que Ogum é praça de cavalaria, e outras incoerências mais. 
 
Só levando em conta a parte lendária dessas Vibrações e se esquecendo do lado místico que realmente serve a Ritualística Sagrada. Mas em algumas ocasiões dependendo das necessidades de adaptações carmicas essas curimbas poderá até ter um efeito significativo, pois elas de certa forma falam de uma parte da historia das Entidades em seus caminhos evolutivos. Outra coisa que se nota é que falta caridade e colaboração entre os irmãos umbandistas; sendo que alguns sacerdotes se acham donos de pontos cantados dizendo que só poderão ser entoados nos terreiros deles. Assim se esquecem que a Umbanda é universal. 
 
O que nunca se pode fazer é modificarem pontos que podem ser de raiz, estão sujeitos a serem desmascarados quando alguém toma conhecimento da origem e da real letra das curimbas. Mas o que incita a essas praticas de plagio é o egoísmo e a falta de união entre os irmãos de fé. A finalidade dos pontos se encerram em: Pontos de chegada e partida; Pontos de vibração; Pontos de defumação;Pontos de descarrego; Pontos de fluidificação; Pontos contra demandas; Ponto de abertura e fechamento de trabalhos; Pontos de firmeza; Pontos de doutrinação; Pontos de segurança ou proteção (são cantados antes dos de firmeza); Pontos de cruzamento de linhas; Pontos de cruzamento de falanges; Pontos de cruzamento de terreiro; Pontos de consagração do Congá e outros mais, consoante à finalidade a que se destinam. 
 
As curimbas, por serem de grande importância e fundamento, devem ser alvos de todo o cuidado, respeito e atenção por parte daqueles que às utilizam, sendo ferramenta poderosa de auxílio aos Preto Velhos, Caboclos, Exus e demais espíritos que atuam dentro da Corrente Astral de Umbanda. Por isso quem sabe deve ensinar a quem não sabe e deixar de egoísmo ou egocentrismo, como se fossem a representação do orixá na Terra! A palavra principal é Humildade! Sem estrelismo. 
 
Carlinhos Lima – Astrólogo, Tarólogo e Pesquisador.
4/1/2011
 
 
 

Astrologia e Espiritualidade

 
Não há nada que seja estático neste universo que habitamos. Podemos modificar alterando as nossas atitudes e padrões de conduta, elevando a nossa consciência. Ao fazê-lo, modificamos o nosso destino, porque somos muito mais do que o corpo que habitamos. Somos muito mais do que o ego que nos domina. Somos espírito. Somos um Ser que, com o corpo actual e a carta natal, escolhemos evoluir. A astrologia dá um impulso, mas não obriga a nada. 
 
O nosso conhecimento das influências planetárias permite-nos manejar a nossa própria vida e utilizar inteligentemente a influência cósmica para, com o livre arbítrio que nos caracteriza, podermos desenvolver a nossa consciência, evoluindo espiritualmente. O nosso horóscopo é um mapa de caminhos. Privados da memória das vidas passadas, podemos escolher qual o caminho a percorrer e as paragens onde escolhemos nos deter. Alguns caminhos são fáceis, se em vidas passadas soubemos percorrer convenientemente esse caminho. Outros, estarão em mau estado e é necessário repará-los. Se o fazemos e colocamos esses caminhos em bom estado, significa que estamos a evoluir, a tomar consciência do Ser que somos, de estarmos atentos às batidas generosas do nosso coração, às vibrações do Amor incondicional, à ideia que somos uma centelha divina. 
 
A nossa personalidade, a do corpo que temos nesta vida é nova, pertence apenas a esta vida. A alma é eterna. A alma é a unidade evolutiva. Quando formos conscientes de quem somos verdadeiramente – uma alma que usa uma personalidade/corpo que atua – saberemos qual é o nosso verdadeiro destino: regressar à Casa do Pai. A Astrologia dá-nos a possibilidade de contar com um código complexo da nossa condição de seres humanos dentro do Todo, utilizando uma formidável ferramenta que permite o desenvolvimento do autoconhecimento, mas que também nos obriga ao desenvolvimento da nossa consciência, colocando-nos na obrigação de evoluirmos, pois a nossa missão nesta reencarnação é exatamente igual às das vidas anteriores: a evolução espiritual para, ao serviço do Divino, tentarmos regressar à Casa do Pai. 
 
Consciência é destino. Isto significa que o destino apresenta-se a si mesmo, porque há consciência, e esta só é possível através da Espiritualidade, de sentir que em nós está a centelha divina. As coisas que nos estão destinadas, formam parte de nós, desde sempre, dentro da estrutura cósmica a que pertencemos. Foram escolhidas por nós, como potencial de desenvolvimento espiritual, elevando os níveis de consciência que somos. esta “Viagem pela Astrologia Espiritual” representa uma das oportunidades mais fascinantes para que, através do potencial da nossa Carta Natal, entremos em contacto com o estado em que se encontra a nossa própria consciência. 
 
O “croquis” que chamamos de horóscopo ou carta natal, assinala as energias que fluem no nosso campo magnético. No momento de nascermos, introduzimos no nosso corpo, com a primeira respiração, as vibrações que nesse dia e nessa hora, se manifestaram nesse local especial da Terra onde nascemos. Este padrão acompanha-nos toda a vida. O destino está marcado nas tendências e não nos fatos. Tudo o que qualquer pessoa pode ver numa carta natal são apenas tendências que se converterão em fatos se não fizer nada para as alterar. Ninguém chega livre de um passado mais ou menos comprometido. Não começamos aqui, nem terminamos aqui, a nossa existência. 
 
A vida é eterna. Temos débitos e créditos cármicos para resolver. Alguns de nós entramos nesta vida com muito capital espiritual na nossa conta poupança cósmica. São créditos cármicos obtidos em vidas passadas. Outras pessoas, entram nesta reencarnação, com uma conta poupança cósmica em muito mau estado, quase a zero. Esta é a diferença entre um modelo fácil e um modo difícil de vida. No entanto, nada impede que escolha esgotar esse capital cármico, levando à falência, ou, pelo contrário, fazer o trabalho de desenvolvimento da consciência, de modo a se conseguir um desenvolvimento espiritual que permitirá anular os débitos desta ou de vidas passadas. 
 
O mais importante é avaliarmos bem nosso horóscopo e buscarmos a luz espiritual que há dentro de nós. Importante também compreendermos que as buscas tem que ser interna e não em religiões. A Umbanda Astrológica, ao contrario do que muitos pensam, não nos serve apenas, pra que entremos em contato com os orixás de cultos afro-brasileiros, mas, também, pra que nos conheçamos melhor através de um estudo, mais ligado ao nosso arquétipo espiritual e ancestral.  
 
Carlinhos Lima - Astrologo, Tarologo e Pesquisador.
1/1/2011 

 
 

O astral da carismática Ivete Sangalo

 


 

A encantadora e charmosa filha de Iansã e energia de Oxóssi na Cabeça


Ivete Sangalo, a Musa da música baiana, considerada a Rainha do Axé. É uma mulher linda, cheia de sensualidade e simpatia. Filha de Iansã com Xangô, tendo Oxóssi como Orixá de Cabeça e Oxum de Frente, com Iemanjá adjuntó. E ainda uma Esquerda muito forte. Com a proteção de Maria Padilha do Cabaré. É uma mulher super magnética, carismática, linda e cheia de talentos. A musa baiana tem a Lua em Escorpião, o que proporciona magnetismo, energia e capacidade de liderança. Mas as qualidades dela não param por aí. O Sol está em trígono com Plutão no Mapa, o que também indica muita determinação e coragem. Além disso, esse posicionamento determina dedicação, garra e empenho nas atividades. A conquista dos fãs ardorosos também tem relação com este aspecto, pois é normal que as pessoas se motivem com a energia de Ivete.

A vida lhe parece um romance inacabado, em cujo enredo qualquer coisa pode acontecer na próxima esquina. Mesmo que suas responsabilidades de ordem prática sejam numerosas, Ivete se desincumbe delas e pensará sempre nas coisas positivas e mais agradáveis que pode fazer. O curioso é que, se a tiver a impetuosidade e querer agir de forma surpreendente, é capaz de acabar levando uma vida relativamente pacata (dentro de certos limites, pelo menos), como qualquer um, pois não é tão rebelde assim como às vezes gosta de dar a impressão de ser. A humanidade representa não só uma ideia a mais em meio a sua experiência, mas uma realidade viva: os fatos que tocam sua vida pessoal transpõem-se a essência e ela se entrega totalmente a suas responsabilidades e sentimentos.

Não há quem não sinta uma ponta de inveja do corpão e do jeito da cantora. Vênus está em conjunção com Marte, o que determina uma natureza sensual muito forte. O certo é que enfrentará algumas dificuldades se resolver assumir um compromisso com um homem pelo resto da vida. Não é que ela não consiga amar, pois se existe algo que Ivete faz é justamente amar perdidamente e entregar-se por inteiro. Mas ela também deseja aventura e vivenciar sua existência de liberdade.

Ela é dotada de muito senso de responsabilidade para conquistar seus objetivos profissionais, devido a Júpiter estar em Capricórnio. Seu Mapa Astral ainda nos mostra claramente que a baiana tem como um dos maiores objetivos de vida o reconhecimento profissional e a aclamação do seu talento. Ivete é filha de Iansã, mas, tem sua mente dominada e sua vida espiritual, com a supremacia de Xangô, por isso, ganhou tanto dinheiro e fama. Tem ainda Oxum de Frente, a rainha do ouro e Oxumaré, orixá de riqueza e das cores do arco-íris com a chuva, regendo suas finanças. Ela é uma mulher abençoada financeiramente. No entanto, ainda tem resquícios cármicos a serem podados;





É possível que muitos aspectos de sua vida exterior mudem, mas a mudança mais profunda ocorrerá dentro de si mesma. Seu senso de identidade pessoal e algumas de suas metas mais caras na vida ganharão outras cores e Ivete avaliará com outros valores cada bem e pessoa em sua vida. Já que para você visão e intuição são tantas vezes tão reais quanto os objetos concretos, é possível que ache certas experiências e percepções em ação ao longo do próximo ano profundamente inspiradoras. Os sentimentos místicos ou religiosos estarão em alta, fazendo-a sentir-se profundamente ligada ao resto da humanidade e integrada à vida maior do planeta ou do cosmo. 




 

 
PARA IVETE SANGALO os dois anos 2022 e 2023, são períodos de um novo ciclo de vida, onde coisas importantes irão acontecer. Claro que uma celebridade vencedora como ela, já passou por muita coisas, enormes conquistas, riqueza, fama e tudo de bom, mas, ninguém vem a este mundo, somente a passeio. Todos nós temos missões, provas, ônus e bônus, ao longo do caminho. Essa sua fase atual, o astral Alerta para ter muito cuidado com reações desproporcionais, como tmbém evitar pegar compromissos que vão além de sua capacidade. É um ano bom para meditar, se conectar mais com Deus, curtir as pessoas que ama, meditar e focar na sua essência interior. Não de forma superficial ou apenas vendo livros de autoajuda, mas, sentir profundamente a energia real de seu ser. Provavelmente os excessos emocionais serão uma das principais características deste momento. Isso talvez funcione a seu favor, pois você se sentirá especialmente generosa, afetiva, tolerante e propensa a dar o melhor de si. Porém, a despeito desse possível incômodo, este ano pode ser imensamente gratificante no plano emocional, permitindo-lhe descobrir muitas novas dimensões de sua natureza interior que ainda não foram suficientemente expressas. Procure não fugir dos sentimentos ou desejos que o destino jogar em seu caminho.
 
 
E especialmente no primeiro semestre de 2022, os sentimentos da Musa Ivete, estarão á flor da pele. Vale a pena manifestar diplomacia e charme de uma forma que a faça sentir-se bem e que também seja interessante e agradável para os outros. Embora provavelmente a maior segurança e abertura emocional estejam mais em evidência na vida doméstica e no relacionamento. Cuidado para não se magoar com facilidade e nem magoar as pessoas ao seu redor, agindo de forma subconsciente.

Como citei anteriormente, será uma fase de revelações, inclusive místicas, divinas e fortes. Os orixás Oxumaré e Iansã, entrelaçados, trarão revelaões importentes da sua vida, sobre carma, espiritualidade, sexo, magia e mediunidade. Seus instintos de sobrevivência mais viscerais estão sendo muito mobilizados agora, e isso pode ter importantes repercussões em sua forma de lidar com a vida exterior. Você estará excepcionalmente consciente de possuir dentro de si forças e recursos que a farão assumir desafio.Também, sua Pombagira, será confrontada por Iansã, podendo ocorrer um choque entre as duas o que poderá trazer reflexos na sua vida sexual e emocional. Essa não é a hora de martirizar-se por nenhuma causa, pois suas intenções inconscientes serão extremamente pessoais e os princípios que abraça podem não ser tão limpos e claros quanto você imagina. É melhor trabalhar com afinco dentro dos limites que a cercam sua família e seu bem estar. Cuidado para não perder o autocontrole, busque sempre descansar, meditar e curtir seus momentos de lazer sozinha. Sua mente precisará sempre de momentos de silêncio.Além disso, é possível que suas metas e ambições práticas também se transformem à medida que você descobrir que a vida é bem mais complexa do que imaginava. Este será um excelente momento para o estudo da psicologia ou para qualquer tipo de auto-análise e da busca espiritual. Desde 2020 até 2023, você está inserida num ciclo, onde o plano espiritual estará te inclinado a questões mais profundas.

O Ano 2022, tende a ser mais expansivo, de maior crescimento e energias progressistas que 2020 e 2021 foi. Mas, exigirá mais de você. Seus olhos estão voltados para o futuro, e você provavelmente está cansada de certas pessoas, situações e hábitos do passado. Tudo isso pode ser muito positivo e revigorante, trazendo-lhe muitas oportunidades que podem abrir portas para um novo rumo, um novo relacionamento mais empolgante. Algo que já aconteceu no passado de Ivete Sangalo, que pode ser nessa vida atual ou em vidas anteriores, voltará a aconter, mesmo que de forma diferente, mas, com a mesma finalidade. No momento, embora possa não perceber, você está fechando um importante ciclo de vida. Todo mundo tem suas mágoas por causa da injustiça fundamental da vida. Essas mágoas geralmente ficam abaixo do limiar da consciência, só sendo ativadas quando uma situação parecida. E conforme as atitudes e decisões ou escolhas tomadas por Ivete, terá um ciclo que durará até 2025, portanto muito cuidado com todas as decisões importantes que tomar daqui pra frente.
 
 
 
Desejo a Rainha do Axé, muito sucesso, amor e alegria. Shalom

Para entender a Umbanda Astrológica, compre o livro Os Senhores do Destino, peça o seu aqui...

Carlinhos Lima 

 

 

O dominio da religião e sede de poder



 
A forma das religiões dominarem, seria cômico, se não fosse trágico, angustiante e indignante! Especialmente as que vem do patriarcado. Em primeiro lugar o método mais usado pra arrebanhar é o medo, segundo a distorção, pois nunca se mostram os textos supostamente sagrados em sua plenitude, deixam sempre nas entrelinhas, captam apenas o que querem, mostram apenas o que lhes convém e ainda, o mais genial de tudo, colocam tudo nas costas da divindade! Ou seja, primeiro enfia-se goela abaixo das pessoas que tudo que está no livro é "palavra de Deus", seja a Bíblia, o Corão ou qualquer outro livro, a pregação diz "foi revelado a profeta fulano, por anjo tal ou pelo Senhor no Deserto"... E por ai vai, o deserto é sempre um lugar preferido, até porque é o que bem tem lá pras bandas das religiões abramicas! Enfim, fica todo num pacote só, "tudo é vontade e revelação de Deus". Ai a menos que seja uma pessoa que queira mesmo pagar pra ver e confrontar, basta a ela baixar a cabeça e acatar, todas as imposições, inquisições, perseguições, boicotes, maldições e muito mais, pois "não se pode contrariar a palavra de Deus". Ai lemos que patriarca tal, com suas tantas mulheres, com muita safadeza se encheu de prazer, tendo uma vida sexual ativa, com nem sei quantas esposas, fez sexo praticamente todo dia, encheu sua casa de filho, tinha escravos, enriqueceu à bessa, tinha poder, matou, foi cruel em muitos momentos... só que tudo ele podia porque era o "escolhido do Senhor", porém você não! Hoje, sexo é pecado, fazer isso ou aquilo é pecado, pois a "Biblia diz isso e diz aquilo", mas, diz também, tem que dar 10% de suas rendas, senão não vai prosperar!

Em primeiro lugar, quem prova que tudo o que diz as Escrituras ou o que na Bíblia é descrito é mesmo palavra do Senhor? Quem conhece toda historia de todos aqueles patriarcas? E quem garante que Deus aprova atos muitos vezes malignos que vemos de pessoas nas escrituras? Antes de querer colocar nas costas de Deus o que você não sabe! Deixe de ser demagogo que você ganha muito mais...
 
6/1/2014 



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Marcadores

magia (343) astrologia (299) signos (205) espiritualidade (194) amor (167) Umbanda (155) umbanda astrológica (145) orixá (139) UMBANDA ASTROLOGICA (127) CONCEITOS (120) mulher (120) religião (94) signo (93) anjos (72) comportamento (66) candomblé (62) mediunidade (50) 2016 (49) horóscopo (43) espaço (42) anjo (36) esoterismo (36) arcanos (35) magia sexual (35) oxum (33) Ogum (31) ancestrais (30) sexualidade (29) 2017 (28) estudos (27) fé religião (27) oxumaré (27) iemanjá (25) Yorimá (12)