Total de visualizações de página

Planetas e Orixás regentes de 2023

sábado, 10 de julho de 2010

O Oráculo Secreto. 200 Odus (presságios) da cultura Afro-Brasileira



O Odú é um termo africano do dialeto Yorubá e Fon que determina o DNA espiritual de uma pessoa ou local e situação. Tem sua origem na própria criação do mundo e muitos deles não tiveram sua origem na terra. Foi a forma técnica que os sacerdotes das tribos africanas encontraram para decodificarem os enigmas e os segredos do universo e do ambiente que os cercava.

Odú é um presságio de um momento do passado ou do presente que poderá alterar ou não um futuro ora, inexistente. O Odú traz em seu conteúdo uma gama de informações sobre uma pessoa, local, situações diversas ou política. Odus são 401 titulares e mais 1200 “omó-odú (sub-Odús).

E somente os babalawos fazem a leitura dos jogos. Oduduwa tendo o conhecimento do jogo de "perguntas e respostas" (Urim e Purim) dos hebreus, adaptou-o ao sistema africano e codificou-o para entregar o segredo a Setilú, tanto no sistema de "Opélé Ifá", como Ení Ifá e Fu-Fú. Estebeleceu-se imediatamente os dois tipos de leituras que seriam passados às gerações furutas com o nome de Ifá Igbá Ilá e Ifá Obé Keruáti.

O Jogo-de-Búzios e os Odus correspondentes a eles foi instituido por Oduduwá, que investiu um sacerdote chamado SETILU, o qual entronizou a divindade Orúnmilá ou Baba Elérin Ipin que significa "O Céu me fala" ou a Fala do Céu. Setilu então, estebeleceu as regras da leitura desse jogo que passou a se chamar IFÁ, na realidade o verdadeiro nome de Setilú. Setilu criou sacerdotes, especialistas na leitura desses jogos, a quem chamamos de Babalawô, ou seja "pai, senhor dos mistérios e segredos".

Lida com Odú somente sacerdotes (Babáolorisás e Yialorisás), Ologbôs, YialéMolés, Oluwôs, Baabalawôs, Ojés, Alagbás e Alapinis. – Todos devem ter esses “graus” comprovados.
O Odú responde através do Jogo-de-Búzios (16 búzios) mediante suas “caídas” na peneira ou toalha de jogo. O Odú tanto usa os búzios como as castanhas de Ifá (8 metades) conhecida por Opelé Ifá. O Odú se divide em duas partes: Pupa (vermelho) e Funfun (branco) – Ou ainda em positivo ou negativo. Ambos, Pupa e Funfun se alternam no posicionamento, invertendo suas posições. Isto significa que o Odú que hoje está Pupa, amanhã ou na semana que vem poderá estar Funfun.

Sendo o Odú uma espécie de inteligência natural (terrena e extra-terrastre), e as vezes artificial, porém inteligência, possui uma gama de informações e poderes muitas vezes capazes de provocar fenômenos que alteram relevos locais e conseqüentemente a vida de cada habitante deste mesmo local. Em conseqüência os Odus pessoais são alterados e têm que ser tratados ou propiciados. Desta forma passamos a descrever os meandros e os chamados “Segredos dos Odus”. Propicia-se um Odú fazendo-lhe oferendas diversas que variam do conhecimento de cada sacerdote ou especialista. Nunca se despacha um Odú – mesmo ele sendo negativo.

O Odú portanto, é formado por substâncias químicas como água, carbonatos, nitratos, sulfatos, compostos de carbono e amido. Aliás o amido é uma substância química constantemente usado nas oferendas (ebós), aos Odus nos candomblés brasileiros nas formas do milho branco (acaçá), e milho vermelho (axóxó), a água está presente em quase todas as oferendas aos Odus, o potássio, na banana (Obé-jokô), o carbonato que é o cálcio no leite (mungunzá) e outros.

Esta técnica do conhecimento do jogo de Odús propicia o conhecimento e nos prova que existe a interligação entre os Odús (caminhos de Odú) os quais promovem uma mutação gerando outros elementos, “sub-odús” e mesmo Odús. Assim como no decaimento radioativo, o urânio decai para tório e com o decaimento do césio libera-se prótons, nêutrons ou seja ENERGIA pura concentrada, o “caminho de Odú” transita da mesma forma liberando Energia pura concentrada.
Assim, os elementos químicos geradores de substâncias como nitrogênio, hidrogênio, oxigênio, carbono, sódio, cálcio, ferro e zinco, estão presentes na ritualística dos Odus e no dia-a-dia da prática das casas de orixás. Portanto, longe de serem fantasias criadas por seus praticantes, o ritual dos Odus é um conhecimento técnico de química e física quântica que precede em muito a existência de Isaac Newton. Portanto, válido!

E por assim ser, concentrada, as oferendas de Odús são pequenas sem qualquer suntuosidade ou luxo, porém densas de energia, pois a densidade é igual à massa sobre o volume, ou seja, a densidade é inversamente proporcional ao volume. Quanto maior o volume, menor será a densidade e vice-versa. Quanto a isto ouvimos de uma sacerdotisa Ijexá (na Nigéria) a seguinte explicação: Odú jé Oluabi tabi Oluikú! – (Odú é O Senhor da Vida ou O Senhor da Morte).

Fonte de Pesquisa: Yorubanas

O poder dos Arcanos



A leitura das cartas do tarô não tem como objetivo anunciar um futuro fatalista e imutável, mas sim ajudar no auto-conhecimento, alertando sobre tendências de conhecimentos, o tarô funciona como um sinal de atenção reforçando aspectos positivos e apontando mudanças necessárias para uma vida melhor. Quando eu entrei em contato com o tarô eu tinha uma noção muito superficial, mas, com a pratica tive uma conotaçao muito fantastica revelada pelos arcanos, que ja me serviu em diversos assuntos, e eu ja consegui resolver diversos problemaas. Usando os arcanos com mandalas de poder no metodo que eu criei, chamado Tarô dos Portais, que futuramente vou revelar.

O tarô acompanha a humanidade desde tempos remotos, servindo como oráculo de orientação e ajudando a desvendar os segredos da alma humana. São muitos os baralhos de tarô espalhados pelo mundo, mas todos com o mesmo objetivo, facilitar a caminhada da evolução a busca de harmonia e felicidade. Antigamente ele só era usado nos templos pelos grandes Magos Brancos, mas, com a interrupção desastrosa dos Magos Negros, muito foi ocultado dos conhecimentos. E depois de muito tempo, ressurgiu com força no Egito, para que sacerdotes combatesse o mal. Mas, pessoas de má fé tentam até hoje banalizar o tarô.

Um bom tarologo é aquele que busca integrar o conhecimento do significado das cartas com a intuição. O tarô funciona como radar captando as tendências e o tarologo traduz esses sinais. Muitos reis, imperadores e governantes da antiguidade valiam se do poder do tarô para tomada de decisões. Hoje empresários, profissionais liberais e a população de um modo geral continuam ouvindo do tarô sábios conselhos que colocados em prática é mais uma importante ferramenta a busca de equilíbrio.

Há muito baralhos de tarô, os mais comuns possuem 78 cartas, denominadas Arcanos, divididas em 22 Arcanos Maiores e 56 Arcanos Menores. Alguns baralhos priorizam os 22 Arcanos Maiores, mas uma consulta completa orienta a utilização de todos os Arcanos. Orientar se pelo tarô é buscar a sabedoria acumulada por séculos de utilização, por isso o tarô não perde sua importância.

Para se fazer uma boa consulta de tarô, ouça as informações de coração aberto e reflita muito antes de tomar a decisão final.E não se iluda achando que só a intuição e estudos bastam, busque harmonia com seu Mestre Interior, mas, tambem com os Guias do Astral Superior.Que a força do tarô continue ajudando milhares de pessoas em todo o mundo. Com a pratica da Mandala dos Portais, se enviam energias, por pontos poderosos e muitos problemas são dizimados com bloqueios quebrados e inimigos afastados. Entre em contato com poder dos arcanos.
Carlos Lima - Tarologo.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Marcadores

magia (342) astrologia (296) signos (202) espiritualidade (194) amor (167) Umbanda (155) umbanda astrológica (145) orixá (139) UMBANDA ASTROLOGICA (127) CONCEITOS (120) mulher (120) religião (94) signo (93) anjos (72) comportamento (66) candomblé (62) mediunidade (50) 2016 (49) espaço (42) horóscopo (42) anjo (35) arcanos (35) esoterismo (35) magia sexual (35) oxum (33) Ogum (31) ancestrais (30) sexualidade (29) 2017 (28) estudos (27) fé religião (27) oxumaré (27) iemanjá (25) Yorimá (12)