Total de visualizações de página

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

Falta de fé e o signo da descrença

Falta de fé e o signo da descrença

A fé nasce na alma e não na igreja

Tomé significa "gêmeo". Os evangelhos sinóticos (Marcos, Mateus e Lucas) apenas citam seu nome na lista dos apóstolos de Jesus. Todavia, o evangelista João lhe dá um destaque amplo. A espiritualidade cristã, ao longo dos tempos, atribuiu a Tomé a característica da incredulidade, da dúvida de fé. Isso tudo com base em passagens como estas: "percebeu por primeiro os perigos de uma viagem a Jerusalém, sem atender seu significado maior; após a Ressurreição de Jesus, duvidou da aparição do Senhor aos seus irmãos e irmãs na fé". 

De Tomé é a frase: "Meu Senhor e meu Deus" (Jo 20,28). É um convite ao reconhecimento de Jesus como único Salvador de nossas vidas. O próprio Mestre nos convida. "Estende tua mão, toca o lugar dos cravos, não sejas incrédulo, mas, fiel" (Jo 20,27) Que neste Novo Milênio possamos, a partir dessa experiência, transfigurar todos os recantos de nosso ser e, por consequência, do mundo à nossa volta. A Tradição afirma que Tomé teria evangelizado além das fronteiras do Império Romano, chegando à Pérsia e à Índia. Ali, segundo se diz, estaria o seu túmulo.

Puxando para o lado espiritualista ou simplesmente ocultista, também temos figuras e tendências bem incrédulas. Quando eu falo só ocultista, me refiro a montão de gente que estuda Tarô, Astrologia, Numerologia ou qualquer outro oráculo, mas, vem sempre com aquele papinho batido "não precisa ter dons, nem mediunidade pra ser astrólogo ou tarólogo, nem pra ler qualquer outro oráculo, basta estudar...". Ou seja, como tem muitas dessas pessoas que vivem montando fóruns, congressos, cursos e palestras, elas saem por ai, divulgando que qualquer um pode aprender o que quiser! Sim, pode! Mas, há uma enorme diferença de quem nasceu com uma vocação natural e dons, das pessoas que vão estudar apenas por hobby ou por curiosidade! Pra tudo é preciso talento e o talento não desenvolve apenas com prática não. A prática é necessária pra aprimorar o talento e desenvolver as vocações, mas, os dons e a vocação, são importantíssimas pra que o talento flua bem. 

Todo mundo pode aprender a dirigir um carro, mas, nem todo mundo será um bom piloto. Vejam, por exemplo, quantos pilotos jovens chegam a Fórmula 1 e quantos se tornam campeões; muita gente pode aprender um idioma, mas, poucos conseguem falar e escrever fluentemente como os que tem dons pra falar línguas e dialetos estrangeiros; muitos garotos entram em escolinhas de futebol, mas, poucos se tornam craques e mesmo depois de se profissionalizar, poucos se tornam estrelas do esporte! A astrologia não é só leitura de simbolos e códigos ou interpretação de conceitos, ela é muito mais. A astrologia é divinatória, mística, tem uma história oculta por trás de sua origem e ela é um oráculo sim. Ela não é apenas um joguinho de símbolos que os históriadores foram achando em ranhuras em paredes de cavernas. Ela tem uma origem sagrada, ela é um sistema perfeito, complexo e que os astrólogos não são capazes de alcançar nem um terço de seu potencial. Por isso, ter vocação, intuição e dons espirituais, é importantíssimo. Pois, a quantidade de códigos formados em um mapa astrológico é incauculável e a intuição do astrológo que aponta o que deve ser lido na hora da analise. No entanto, eu não sou contra os cursos, pelo contrário, sou amplamente a favor. Na verdade, eu gostaria que tivessem cem vezes mais, escolas e professores de astrologia no Brasil e no mundo. E mais, que ela fosse assim como a psicologia, uma matéria em universidades. O que eu quero dizer, é que não devemos iludir as pessoas, fazer que gastem seu tempo e dinheiro em algo que depois, elas próprias vão criticar, caso não se encontrem nesse caminho. Vender a ideia e propaganda de que todo mundo poderia e deveria estudar astrologia, só pra vender um curso é no mínimo demagogia.

As pessoas, poderiam sim e deveriam sim, estudar todo tipo de ciência sagrada, mas, com a mente aberta, não porque compraram uma ilusão, que poderão ganhar dinheiro com isso, nem porque acharão o segredo da "pedra filosofal". Elas deveriam ler sobre os conceitos astrológicos, assim como leem a Bíblia ou qualquer outro livro religioso, percebendo que ela trás conhecimentos, sagrados, divinos e que foram passados a nós por forças supremas pra servir-nos como conhecimentos norteadores. E já  houve um tempo em que as escolas místicas eram respeitadas, frequentadas e tidas como fonte de sabedoria, muito longe do que são hoje. Hoje, elas são na verdade, elitizadas, pra poucos e com pouco acesso. E isso acontece também com os cultos afro-brasileiros. Pra você, caro internauta, conseguir uma consulta ou tratamento, num terreiro de renome, com um babalorixá renomado, é um sacrifício. Tem sacerdotes de Candomblé, que cobram preços absurdos por suas consultorias e trabalhos espirituais, tem ainda outros que reservam suas agendas pra atender famosos e ricos. 

Mas, voltando a falta de fé, sabemos que algumas pessoas nascem céticas ou fanáticas, dependendo de seu signo, de sua ancestralidade e de seu carma. Somado a isso, também a sua trajetória, como por exemplo, sua criação, sua infância, a educação recebida dos pais ou de quem o criou. Além de acontecimentos que cada uma das pessoas passam em sua vida. Tem gente que se torna fanático político, fanático por futebol ou por religião, com a maior facilidade, pois ela tem inclinação natural a isso. Assim como tem pessoas que se viciam facilmente em comida, em bebida ou drogas, enquanto outros tem mais resistência. Mas, independente da predisposição natural, todos nós passamos por ciclos na vida. Assim como passamos ciclos de saúde, de doença, de prosperidade ou de maior pobreza. Também passamos ciclos em que somos mais capazes de absorver coisas, de entender melhor, de aceitar melhor e de acreditar mais fácil. Enquanto em outros momentos, nossa mente e nosso espírito estão mais fechados a absorver o que nos passam. 

Temos ciclos de maior incerteza e falta de fé, como temos outros de muito fervor e crença. Tem pessoas que nascem com signos ruins, odus ruins, orixás ruins e carmas ruins. Enquanto outros, nascem com a alma mais leve, mais fé, mais dignidade espiritual. E quando falo em dignidade, não falo em ser melhor ou pior, falo na linguagem astrológica, que fala nas dignidades dos astros, quando alguém tem um signo mais forte ou mais iluminado. Mas, isso não quer dizer, necessariamente que a pessoa será melhor ou terá uma vida mais fácil. Sabemos bem que tem gente que não sai  da igreja, não para de rezar e se diz a pessoa mais devota do mundo, mas, a vida dela é uma droga e nada funciona. Enquanto outros, não creem em nada, não rezam e nem falam em nada religioso, mas, ela é uma pessoa de sucesso, saúde e tem uma vida tranquila. E apesar de  todo esse marketing da fé, que vemos na TV hoje em dia, com pregadores dizendo que só quem vai a igreja e paga dízimo vive feliz, todos nós sabemos que não é bem assim. A verdade, é que esse marketing seleciona histórias de sucesso e ignora os fracassos da religião. 

O que acontece é que tem pessoas que não tem religião nenhuma, mas, sabe canalizar o amor, o bom comportamento e o bom viver, enquanto outros por se acharem religiosos, passam a viver na soberba, no orgulho, no julgamento e vive o maior dos pecados que é a vaidade. E a vaidade religiosa é um dos grandes pecados que limita a alma das pessoas. Tem pessoas que porque leem a Bíblia, vão a igreja e vivem gritando nos cultos, passam a se achar escolhidas, santas e acima dos outros. Só vendo como irmãos, quem pratica da mesma fé, quem tem as mesmas crenças e conceitos. E isso só divide as pessoas, gera orgulho e vaidade religiosa.

Entre os odus temos um forte odu chamado IROSORETÊ, sendo este um portal ou signo de falta de fé. Quem nasce com este odu, tem sérios problemas pra conseguir vencer na vida, pois quando mais precisa, mais falta-lhe a fé. Tem também os ciclos em que passamos por sua regência, os chamados "ciclos transitórios", em que passamos anos, meses ou dias, e mesmo horas por sua regência. E se passamos por essa regência, num momento alinhado de grande importância termos problemas. Por isso é bom ver nossas vocações naturais, nossos dons e nossos sentimentos verdadeiros e não nos deixar levar apenas pelo que vemos diante do nariz ou pelo marketing manipulador.

Oração:

Deus de misericórdia, que através do apóstolo Tomé quisestes evangelizar muitos povos, concedei-nos semelhante zelo missionário. Afastai de nosso coração, pela sua intercessão, toda descrença e dúvida de fé. Possamos reconhecer o senhorio de Jesus como nosso Senhor e nosso Deus.
São Tomé, rogai por nós!
São Tomé, intercedei junto ao Pai para que aumente a nossa fé!
São Tomé, inspira-nos um grande zelo missionário. Amém!

Na Astrologia, temos também nos signos mutáveis, grande força de descrença que vem sobre os nativos, como os geminianos, piscianos e sagitarianos, que são vistos como buscadores de conhecimentos, estudiosos e de forte poder mental. Em especial Peixes, o signo de água, é visto com grande força mística. Mas, assim como Gêmeos que é de Ar, Peixes também é um signo que ao se encontrar negativo ou aflito também duvida muito. Já fiz o mapa ou conheci muitos piscianos, em geral, quando são desnorteados e negativos, são muito incompreensíveis, questionadores, revoltados e com muita tribulação mental. Em geral mais voltados ao superstições do que a uma fé viva e determinada. Ou quando são materialistas, em geral são incrédulos renegando as características místicas do signo de Peixes. Talvez, o signo de Sagitário, por ser de fogo, seja o mais aplicado a ter uma fé forte e as vezes até revoltosa, mas, tem sempre inclinação a exagerar tanto pra cima, quanto pra baixo. Ou seja, tende a defender conceitos e filosofias de forma intolerável e são bem propensos a fanatismos. Mas, lembro claro que quando em estado de desarmonia ou negatividade. Já os geminianos, são mais abertos por ser do ar, mas, por causa disso, estão ainda mais propensos a dúvida. E não é a toa que o texto mostrado aqui, eu trago justamente o significado do nome Tomé, o qual significa "gêmeo". Enfim, a tendência de quem estuda de tudo, é ficar confuso, caso não consiga estabelecer um bom filtro mental.
Na Umbanda, as pessoas que tem a proteção de uma importante entidade chamada Pai Tomé, tem na verdade um comportamento contrário, ou seja, tende a ser bem postado na fé.  Os protegidos de Pai Tomé,  são pessoas caridosas, generosas e cheias de fé fervorosa. Mas, como o artido já está grande, prometo falar mais de Pai Tomé, num artigo futuro....

Axé a todos!

Carlinhos Lima
Postar um comentário
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Google+ Seguidores

Seguir por Email

Seguidores

Marcadores

orixás (249) magia (246) espiritualidade (178) astrologia (156) (148) Umbanda (111) amor (105) umbanda astrológica (101) CONCEITOS (95) Umbanda-Astrologica (93) signos (88) sexo (84) religião (76) previsões (69) mulher (64) exu (62) pesquisas (58) conceito (57) 2016 (56) anjos (54) carma (50) astral (48) comportamento (48) signo (48) destino (47) mediunidade (47) candomblé (46) pombagira (45) Cabala (44) rituais (42) UMBANDA ASTROLOGICA (40) Astrofísica (38) CONCEITOS DE UMBANDA - ASTROLOGICA (33) poder (33) ancestrais (30) arcanos (30) Livro (28) espaço (28) sucesso (28) fé religião (27) pesquisa (26) busca (25) comprendendo o simbolismo (25) oxumaré (25) sorte (25) oxum (24) estudos (23) magia sexual (23) Ogum (22) PESQUSAS DE UMBANDA ASTROLOGICA (22) deus (22) odus (22) pombagiras (22) ifá (21) proteção (21) vida (21) anjo (20) protetores (20) orixas (19) sexualidade (19) Umbanda-Astrologiaca (18) baralho (18) desejo (18) energia (18) horóscopo (18) magos (18) oxalá (18) 2014 (16) Caminhos da fé (16) INICIAÇÃO (16) Obaluaê (16) Saturno (16) UMBANDA ASTROLOGICA E MAGIA (16) astros (16) brasil (16) sagrado (16) Comportamento na vida (15) Iansã (15) ano (15) atriz (15) axé (15) jesus (15) livro de umbanda astrológica (15) mapa astral (15) CONCEITOS DE UMBANDA (14) Lua (14) Omulú (14) Xangô (14) carma sexual (14) oráculos (14) terra (14) dinheiro (13) magia negra (13) odús (13) vibrações (13) Guias (12) Júpiter (12) Yorimá (12) linhas (12) ritual (12) 12 signos (11) caminhos (11) mapa astrológico (11) Estudo (10) Orumilá-Ifá (10) REENCARNAÇÃO (10) bem estar (10) conhecimento (10) céu (10) nova era (10) oração (10) paixão (10) planeta (10) Astrônomos (9) Horóscopo Chinês (9) Marte (9) OFERENDA (9) OS SENHORES DO DESTINO (9) anjo da guarda (9) clavículas de Salomão (9) estrela (9) história (9) numerologia (9) umbanda-astrológica (9) vibração (9) 72 anjos (8) ciclos (8) cães (8) luz (8) mestres (8) oraculo (8) pemba (8) poderes (8) Astronomia (7) CATIMBÓ (7) Caboclos (7) Era de Aquário (7) Macaco de Fogo (7) busca espiritual (7) cientistas (7) ciência (7) cosmos (7) dons (7) missão (7) obsessão (7) solidão (7) agente do carma (6) arcanjos (6) astrólogos (6) chacras (6) essência (6) homem (6) Câncer (5) EXU GUARDIAO (5) Escorpião (5) Mitologia (5) amarração (5) esquerda (5) feitiço (5) misterios (5) Linha do Destino (4) advinhação (4) ebós (4) era de Aquario (4) macumba (4) mapa astrologico (2)