Total de visualizações de página

Planetas e Orixás regentes de 2023

segunda-feira, 28 de junho de 2021

A prisão existencial - astrologia e cabala





A astrologia sempre foi alvo de muito preconceito e criticas, claro que depois das pregações distorcidas do Cristianismo, em especial os católicos e protestantes. Mas, quem primeiro captou a vinda do Messias, não foram os sacerdotes bufões ou os excêntricos que viviam cantarolando nas sinagogas e se achando os "escolhidos", mas, os astrólogos foi quem leram o céu e decifraram através do Alfabeto Cósmico a mensagem do Criador...


Sempre que nosso comportamento é definido por nossas inclinações naturais, continuamos presos na estrutura em que nascemos, continuamos sendo tigres com listras. É só quando vamos além da nossa zona de conforto e fazemos algo inesperado que nos libertamos dos limites da nossa natureza humana e, assim, santificamos a nossa existência. Não seja apenas uma boa pessoa, seja sagrado. Não seja apenas um ser humano, seja divino.

O amor humano comum, por exemplo, é limitado à capacidade e disposição individual de amar. O amor sagrado e transcendente, por outro lado, é incondicional: vai além d conceito de si mesmo, até um ponto em que não existe mais o controle do “eu”. No verdadeiro amor incondicional, quem ama e a pessoa amada se tornam uma só coisa. O “eu” se vê diluído. É isso que significa ser sagrado; é nos tornarmos mais que humanos, transcendendo o sistema em que vivemos e transformando os limites do mundo baseado no eu, para viver conforme uma forma de energia mais elevada. Em termos mais práticos, ser sagrado significa sair de sua zona de conforto e do seu comportamento humano convencional. Uma pessoa que é boa, virtuosa e ama aos outros meramente por hábito, que o faz de forma automática, não está evoluindo espiritualmente.

Muitas são as doutrinas que pregam o caminho da bondade, da virtude e do amor para se chegar ao maior nível de espiritualidade possível, mas esses valores como os conhecemos no dia-a-dia ainda são limitados e condicionais. A santidade, por outro lado, é algo inerentemente mais que humano, do domínio do espiritual. “Ser sagrado” significa que nossa bondade, virtude e amor não estão apenas sendo expressos em termos de conveniência pessoal e dentro dos limites do mundo, mas de um modo que transcende o conceito de eu.

Mas todos estes meios apresentam um problema: são fugazes e temporários. Podem durar mais ou menos tempo, mas não nos garantem uma vida de espiritualidade constante. Acharê Mot - Kedoshim, “Serás sagrado, pois Eu, o Eterno teu D'us, sou sagrado” (Levítico 19:2).

Muitos pensadores e teóricos defendem a ideia de que o homem jamais consegue escapar de seu universo autocontido e de sua natureza básica, do mesmo modo que um tigre não consegue mudar sua natureza felina ou se desfazer de suas listras. A Cabalá, no entanto, discorda disso e advoga a ideia de que o ser humano é capaz de realmente elevar-se acima e para além de seus limites. Isso pode ocorrer de maneira mais ou menos consciente com atividades como a música, a arte ou ler um romance. Mesmo os que não passam por estas experiências podem se apoiar em caminhos mais místicos e experimentar a transcendência por meio de exercícios, contemplações e meditações, que nos levam a nos conectarmos com a luz interior, com nosso eu mais elevado, com a unidade mais profunda.
 
18/13/2013
 
 

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Marcadores

magia (343) astrologia (298) signos (204) espiritualidade (194) amor (167) Umbanda (155) umbanda astrológica (145) orixá (139) UMBANDA ASTROLOGICA (127) CONCEITOS (120) mulher (120) religião (94) signo (93) anjos (72) comportamento (66) candomblé (62) mediunidade (50) 2016 (49) horóscopo (43) espaço (42) anjo (36) esoterismo (36) arcanos (35) magia sexual (35) oxum (33) Ogum (31) ancestrais (30) sexualidade (29) 2017 (28) estudos (27) fé religião (27) oxumaré (27) iemanjá (25) Yorimá (12)