Total de visualizações de página

segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

O Poderoso Arcanjo Miguel

Não tenha medo, seu seus inimigos são fortes e maléficos, eles não são mais fortes que seus guardiões. São Miguel que sempre cortou todos os males do caminho dos escolhidos, ira sempre nos guiar e proteger, em nome de Deus, dos santos e da Santíssima Trindade...

O nome Miguel significa "Quem é como Deus ?" e foi o grito de Guerra dos anjos bons na luta travada nos céus contra satanás e seus seguidores . Por causa da vitória , São Miguel é venerado na tradição católica e litúrgica como o protetor da Igreja , como outrora foi considerado o protetor dos Israelitas . Na Igreja do Oriente , São Miguel é colocado sobre todos os anjos, como o príncipe dos Serafins .

São Miguel é geralmente representado com uma espada . Esta espada é de dois gumes : a verdade e a justiça . Como o Arcanjo da batalha é o defensor do Céu , Miguel é considerado o santo padroeiro dos policiais . Na Bíblia Cristã , Miguel é dito como o anjo que disse a Virgem que sua morte se aproximava . São Miguel , que está entre os sete arcanjos , é também um dos três anjos mencionados pelo nome nas Escrituras , sendo os outros São Rafael e São Gabriel . Ele é o primeiro defensor de Jesus Cristo na sua Sagrada Humanidade e da Virgem Maria no Mistério da Encarnação . São Miguel é falado duas vezes no Antigo Testamento e duas vezes no Novo .

São Miguel Arcanjo , defendei-nos no combate. Seja nosso defensor contra as maldades e ciladas do demônio . Ordene-lhe Deus, instantemente o pedimos. E vós , príncipe da milícia celeste, pelo poder de Deus precipitai no inferno , satanás e todos os espíritos malignos que rondam o mundo para a perdição das almas .
Amém .

O terço de São Miguel é uma ótima maneira de homenagear este grande Arcanjo juntamente com os nove Coros de Anjos .O que nos significa Coros ? Parece que Deus criou várias ordens de Anjos . A Sagrada Escritura distingue nove grupos como :
Serafins , Querubins , Tronos , Dominações , Potestades , Virtudes , Principados , Arcanjos e Anjos (Isaias 6:2 ; Gênesis 3:24; Col.
1:16; Ef. 1:21; Rom. 8:38). Pode haver mais grupos , mas estes são os únicos que nos tem sido revelados . O Serafim considerado o maior Coro, o mais intimamente unido a Deus enquanto o Coro Angélico é o mais baixo .

A história deste Terço remonta a uma Serva de Deus ,
Antonia d'Astonac, que teve uma visão de São Miguel . Ele disse para Antonio honrá-lo por nove saudações aos nove Coros dos Anjos . São Miguel prometeu que quem praticasse esta devoção em sua honra teria , quando aproximasse a Sagrada Comunhão , uma escolta de nove anjos escolhidos por cada um dos nove Coros . Além disso , para aqueles que rezassem o terço diariamente , ele prometeu a sua contínua assistência e a de todos os santos durante a vida .

Ó príncipe glorioso São Miguel , chefe e comandante das hostes celestiais , o guardião das almas , vencedor dos espíritos rebeldes , servo na casa do Rei Divino e nosso admirável condutor , você que brilha com excelência e força livrai-nos de todos os males que se voltam para nós, permita-nos pela sua graciosa proteção de servir a Deus mais e mais fielmente a cada dia .
Rogai por nós ,Ó glorioso São Miguel , príncipe da Igreja de Jesus Cristo , para que sejamos dignos de suas promessas.
Ó Deus eterno e todo poderoso, que por um prodígio de bondade e misericórdia, para a salvação dos homens, escolhestes o glorioso São Miguel Arcanjo, para príncipe de sua igreja, tornai-nos dignos de sermos preservados de todos os nossos inimigos, a fim de que na hora de nossa morte nenhum deles possa nos inquietar, mas que nós sejamos conduzidos por ele até a Vossa Presença . Isto vos pedimos através dos méritos de Nosso Senhor Jesus Cristo .
Amém.

O Monte Gargano

Um pastor de gado apascentava uma manada de vacas no alto do monte Gargano, na Itália, um novilho entrou em uma caverna e este desferiu lá dentro uma flecha, a qual retrocedeu com a mesma velocidade vindo ferir quem a lançara.
O fato espalhou-se rapidamente e chegou aos ouvidos do bispo de Siponto, cidade que ficava aos pés do monte Gargano.
O Sr. Bispo convocou a diocese a rezar e jejuar por três dias, pedindo a Deus um sinal. Assim sendo, Deus, ouvindo as preces de seus filhos, envia Miguel ao Prelado pedindo que naquele local da caverna fosse construída uma Igreja em sua honra, para reavivar a fé e a devoção dos fiéis no seu amor e proteção, como Anjo custódio da Igreja Católica.
O Bispo comunica a visão ao povo, e dentro da caverna coloca um altar-mor para as celebrações eucarísticas. O Monte Gargano fica perto do convento de Nossa Senhora das Graça, onde viveu e morreu o Santo Padre Pio de Pietreleina, e este lá esteve inúmeras vezes.
Desde o último dia 15 de Agosto, Festa da Assunção da Virgem Maria, estamos rezando a Quaresma de São Miguel Arcanjo que termina na véspera de sua festa.
Os judeus invocam São Miguel como seu protetor e defensor das Sinagogas. Nas festas da Expiação concluem suas orações dizendo: “Miguel, Príncipe da Misericórdia, ora por Israel”. Daniel – “Contra esses adversários não há ninguém que me defenda a não ser São Miguel, vosso chefe (Dn 10, 22)”.
Diante de tão surpreendentes testemunhos, não devemos esmorecer e sim confiarmos também na valorosa intercessão do Grande Príncipe da Milícia Celeste São Miguel Arcanjo.

Deus exalta os humildes e resiste aos soberbos

Quando Lúcifer, arrogante e presunçoso se levanta contra Deus, Deus cria o inferno e nele são precipitados por Miguel, Lúcifer e todos os Anjos rebeldes.
Dizem as Santas Escrituras, quer no Antigo Testamento, quer no Novo Testamento, que o Arcanjo São Miguel foi sempre muito amado e venerado pelo povo de Deus. O Senhor o constituiu guarda e protetor da nação israelita, como se lê no Profeta Daniel: “Surgirá Miguel, o Grande Príncipe, que guardará o teu povo (Daniel 12, 1)”.
São Miguel Arcanjo é honrado e invocado como guarda e protetor da Igreja e como guardião dos agonizantes pois é ele quem leva as almas dos que deixam este mundo, junto do Trono de Deus para o julgamento. A Igreja invoca-o como advogado de defesa na vida e na hora da morte.

“Houve uma grande batalha: Miguel e seus anjos lutaram contra o Dragão. O Dragão também lutou, junto com seus anjos, mas foram derrotados, e não houve mais lugar para eles no céu (Apocalipse, 12, 7-8)”.
Quem como Deus = Miguel

“Deus criou as coisas materiais e espirituais. O diabo e os outros espíritos malignos foram criados bons por Deus, porém tornaram-se maus por si mesmos (IV Concílio Ecumênico de Latrão – 1.215)”.
Antes de ter criado o homem, Deus criou os Santos Espíritos, os Espíritos Puros, isto é, não compostos de matéria, embora por vontade divina, possam às vezes apresentar-se aos homens sob formas corporais: “Deus, desde o princípio do tempo, criou do nada duas espécies de seres: os Espirituais e os Corporais, isto é, os Anjos e o Mundo; e, depois, criou o Homem, sendo constituído de corpo e espírito, que é comum a ambos os seres (IV – Concílio Latrão – 1215)”.
As Sagradas Escrituras falam-nos de anjos agrupados em 9 coros, a saber: Serafins, Querubins, Tronos, Dominações, Potestades, Virtudes, Principados, Arcanjos e os Anjos, que por sua vez, constituem três hierarquias. A primeira hierarquia, os Serafins, Querubins e Tronos, têm por missão o serviço principal perante o Trono de Deus; a segunda hierarquia: Dominações, Potestades e Virtudes que têm por missão o serviço no espaço da Criação; e a terceira hierarquia: Principados, Arcanjos e Anjos, que têm por missão o serviço junto à humanidade na terra.

As Aparições de São Miguel Arcanjo
São João Evangelista, quando chegou à região de Colossos, fui muito bem recebido em sua pregação e vários abraçaram a fé. Nas suas exortações. São João falou sobre os anjos e anunciou-lhes que o Príncipe das Milícias Angélicas, o grande São Miguel, os tomaria debaixo de sua proteção e que, às portas da cidade. brotaria uma fonte, onde os doentes, com o sinal da cruz e a invocação do Arcanjo São Miguel, encontrariam a cura de todos os males do corpo e da alma. A fonte apareceu e espalhou-se esse acontecimento por toda a região.
São Miguel apareceu a um rico cidadão da região da Frigia, que tinha uma única filha, que era muda, e disse-lhe em sonho: “Conduze a tua filha à fonte dos cristãos e crê na onipotência do seu Deus, que tua fé será recompensada”. Cheio de esperança, pai e filha foram à fonte e lá perguntaram aos cristãos o que deveriam fazer. Eles disseram: “É em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo e pela intercessão de São Miguel que nós usamos desta água”. Assim fizeram e, no mesmo instante a menina começou a falar, despertando em ambos um crescer da fé. Pediram o Batismo e em gratidão o homem mandou construir junto à fonte uma igreja.
Os sacerdotes dos ídolos, obstinados nos seus erros, resolveram destruir o santuário. Junto deste, passavam dois rios que eram contidos por diques. Numa noite ouviu-se um forte barulho das águas. Os pagãos tinham destruído os diques e brevemente o santuário ficaria submerso. O eremita, guardião do santuário, ao ver o que se passava, gritou: “Senhor, a Vossa Onipotência clamamos”. Enquanto ele rezava, ouviu-se uma voz vinda do céu. Era São Miguel que descia para desarmar o furor de satanás. Disse ele ao guardião do santuário: “Não temais, o inferno não pode nada contra nós”.Assim, as águas foram controladas, a terra tremeu e engoliu o grande turbilhão das águas.
As liturgias da Igreja Oriental comemoraram este acontecimento com missões e ofícios próprios no dia 6 de setembro.

A iconografia (do grego "Eikon", imagem, e "graphia", descrição, escrita ) é uma forma de linguagem visual que utiliza imagens para representar determinado tema. A iconografia estuda a origem e a formação das imagens.(SMA) Existem três iconografias distintas de São Miguel Arcanjo, a primeira e mais popular, é o Arcanjo Guerreiro, General dos exércitos do Senhor, o defensor do povo de Deus, vencedor do espírito maligno, como mostra o texto acima. 

São Miguel Arcanjo é o único santo que abre as portas do purgatório e resgata as almas já purificadas. Todos os outros Santos intercedem por seus fiéis a fim de que estes alcancem o Paraíso.Antes da alma entrar no Paraíso, (vinda da Terra ou do Purgatório) ela deve passar pela pesagem. Algumas imagens apresentam o diabo oposto a São Miguel Arcanjo, cumprindo seu papel de acusador dos pecados e revelando sua natureza traiçoeira e enganadora, com uma das mãos tenta levantar o prato da balança com o pequeno demônio, outras vezes, tenta baixar o prato com a alma do morto. Caso a alma seja mais leve que o pequeno demônio, esta será recebida no Paraíso por São Pedro, caso a alma seja mais pesada, esta será lançada no inferno, onde será eternamente torturada e mutilada pelos demônios. São Miguel Arcanjo não disputa as almas com o diabo, sendo justo, sua decisão sempre prevalece. 

Latim: Quis ut Deus ? (latim) Quem como Deus ? Hebraico: מִיכָאֵל, Micha'el ou Mîkhā'ēl Grego: Μιχαήλ, Mikhaíl Árabe: میکائیل, Mikā'īl Arcanjo: do grego - αρχάγγελος, transl. arkhángelos (arc = chefe + anjo = chefe dos anjos) São Miguel Arcanjo, como revela o Arcanjo Gabriel a Daniel (Dn.10,21), desde o inicio da história da Salvação é apresentado como o defensor do povo de Deus – no Antigo Testamento, o Povo Judeu e no Novo Testamento a Igreja de Cristo – manifestando-se nos momentos decisivos de sua história. 

A segunda nos apresenta o Pescador de Almas, aquele que faz a psicostasia (pesar das almas) e a psicagogia (guiar as almas pelo melhor caminho) ou seja, faz a passagem das almas da Terra, ou do Purgatório para o Paraíso, este traja uma túnica, sempre muito adornada e com grande riqueza de detalhes, capa, cinto, ou faixas que cruzam o corpo, pode também utilizar vestes de sacerdote; tem em uma das mãos (geralmente a direita) uma lança que perfura a boca do diabo e na outra (geralmente a esquerda) uma balança; no prato mais alto, a alma do morto, no prato mais baixo um pequeno demônio, que representa as más ações da alma humana. 

Este é sempre representado com vestes militares, trajando armadura, elmo, espada, lança, escudo, ou estandarte, vestindo sandálias e raramente usando botas ou descalço, geralmente com as asas abertas, numa postura vitoriosa, tendo o diabo derrotado sob seus pés; ocasionalmente trás também uma balança na mão esquerda e raramente na mão direita. Como combate sempre em nome de Cristo, e por Seu poder, jamais é derrotado, sempre alcança a vitória sobre o mal, submetendo-o aos seu grandioso poder, ao qual este lhe fica submetido. 

São Miguel Arcanjo todas as interferências na história do Povo Escolhido. Na Epístola de São Judas, quando São Miguel Arcanjo, discutindo com o Diabo, disputava a respeito do corpo de Moisés, não ousou pronunciar contra ele juízo de maldição, mas disse: O Senhor te repreenda. São Miguel Arcanjo, por ordem de Deus, queria que o sepulcro de Moisés permanecesse oculto; o diabo, por sua vez, procurava torná-lo conhecido, a fim de despertar no Povo Judeu a idolatria, por influência dos povos pagãos vizinhos. 

São Miguel Arcanjo todas as interferências na história do Povo Escolhido. Na Epístola de São Judas, quando São Miguel Arcanjo, discutindo com o Diabo, disputava a respeito do corpo de Moisés, não ousou pronunciar contra ele juízo de maldição, mas disse: O Senhor te repreenda. São Miguel Arcanjo, por ordem de Deus, queria que o sepulcro de Moisés permanecesse oculto; o diabo, por sua vez, procurava torná-lo conhecido, a fim de despertar no Povo Judeu a idolatria, por influência dos povos pagãos vizinhos. “Houve uma grande batalha no céu: Miguel e os seus anjos guerreavam contra o dragão. E o dragão e os seus anjos guerreavam contra Miguel, porém, estes não prevaleceram, e nunca mais se encontrou o lugar deles no céu. E foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, que se chama o Diabo e Satanás, que engana todo o mundo; foi precipitado na terra, e os seus anjos foram precipitados com ele.Então, ouvi uma grande voz no céu, que dizia: Agora é chegada a salvação, e o poder, e o reino do nosso Deus, e a autoridade do seu Cristo; porque já foi lançado fora o acusador de nossos irmãos, o qual diante do nosso Deus os acusava dia e noite. E eles o venceram pelo sangue do Cordeiro e pela palavra do seu testemunho; e não amaram as suas vidas até a morte. Pelo que alegrai-vos, ó céus, e vós que neles habitais. Mas ai da terra e do mar! porque o Diabo desceu a vós com grande ira, sabendo que pouco tempo lhe resta.” (Ap. 12,7-12) 

No livro de Enoque Miguel é designado como o príncipe de Israel. No livro dos Jubileus, ele é retratado como o anjo que instruiu Moisés na Torá. Nos Manuscritos do Mar Morto é retratado lutando contra Beliel. [editar] Definição da Igreja Católica e do Protestantismo A vitória de São Miguel sobre o demónio, escultura por Sir Jacob Epstein perto da entrada da Catedral de Coventry, no Reino Unido. Miguel, o Arcanjo, é considerado o chefe dos exércitos celestiais e o padroeiro da Igreja Católica. É o anjo do arrependimento e da justiça. 

É comemorado pela Igreja Católica sob o nome de São Miguel Arcanjo em 29 de setembro. O Catolicismo mantém uma considerável devoção por São Miguel Arcanjo, especialmente demonstrada nas situações em que são efectuados pedidos de livramento dos seus fiéis contra ciladas do demônio e dos espíritos maléficos. Acredita ainda que, durante as orações, e quando o nome do arcanjo é invocado, este defenderá os crentes, com o grande poder que Deus lhe concedeu, protegendo-os contra os perigos, as forças do mal e os inimigos. A escassa referência das Escrituras à pessoa de Miguel é considerada por alguns como uma demonstração de discrição ou importância relativa que envolve a sua figura. 

Nas menções efectuadas no livro de Daniel, os teólogos dividem-se acerca da interpretação dessas passagens. Alguns crêem ver neste Miguel aquele que mais tarde Judas designa por "Arcanjo". A maioria, porém, acredita que nestes versículos, Miguel é apenas uma figura que, de acordo com a crítica bíblica, é proveniente da mitologia Persa, com a qual o povo Hebreu contactou aquando do seu Exílio na Babilónia e não identificável com o Anjo com o mesmo nome. 

Na referência de Judas, alguns entendem que não é atribuída a Miguel a faculdade de juiz escatológico, reservada a Deus e ao seu Messias, na medida em que ele entrega o Diabo ao juízo de Deus. Nem para os católicos nem para os protestantes é aceite a interpretação, feita por algumas denominações religiosas que se afirmam cristãs, de que neste texto se trataria do Filho de Deus antes de lhe ser dada autoridade régia visto que, segundo algumas teses destas denominações, esta passagem relembraria um acontecimento muito anterior à época em que Jesus veio à Terra e foi posteriormente ressuscitado. 

Na realidade, católicos e protestantes, a respeito desta última hipótese, contrapõem "que este combate relatado neste livro, que de acordo com a sintática rigorosa do texto (nomeadamente o uso da construção οτε ("ote") mais dativo seguido de περι ("peri") mais genitivo neutro) não é situável num tempo passado e que, assim, ainda não ocorreu em seu sentido pleno. [...] O resgate ("recovery") do corpo "soma", e não do cadáver, de Moisés referido no texto não é senão aquele que ocorrerá no futuro escatológico" (Geerhardus Vos, "Biblical Theology", p. 121-123). 

De igual modo, acrescenta este autor, "a referência a verbos em tempos passados - "διακρινομενος" ("diakrinomenos": "contendia"), "διελeγeτο" ("dielegeto": "disputava") e "ουκ etoλμησeν eπeνeγκeιν" ("ouk etolmesen epevegkein": "não ousou pronunciar") - provém do facto de este versículo ser a citação de um texto apócrifo de natureza apocaliptico-visonária onde o autor (como todos os autores deste género literário), imaginando-se como tendo sido transportado até ao fim dos tempos, olha para trás ("backwards") para acontecimentos supra-temporais (isto é, posteriores ao fim dos tempos) "anteriores" à consumação final" (Geerhardus Vos, "Biblical Theology", p. 122). 

Em 2014 o Arcanjo Miguel estará ajudando o Arcanjo Saquiel a reger o ano, como colaborador atuando sobre a supervisão das finanças. Assim quem quer melhorar financeiramente e sair das dividas, apegue-se ao Arcanjo Miguel...
Postar um comentário
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Google+ Seguidores

Seguir por Email

Seguidores

Marcadores

orixás (257) magia (253) espiritualidade (180) astrologia (163) (152) Umbanda (113) amor (113) umbanda astrológica (103) sexo (97) CONCEITOS (96) Umbanda-Astrologica (93) signos (91) religião (78) mulher (76) previsões (70) exu (64) conceito (58) pesquisas (58) 2016 (56) anjos (56) carma (51) comportamento (51) pombagira (51) signo (51) destino (50) astral (49) candomblé (48) mediunidade (47) Cabala (44) rituais (43) UMBANDA ASTROLOGICA (40) Astrofísica (38) poder (35) CONCEITOS DE UMBANDA - ASTROLOGICA (33) ancestrais (30) arcanos (30) Livro (29) sucesso (29) espaço (28) fé religião (27) oxumaré (26) pesquisa (26) busca (25) comprendendo o simbolismo (25) desejo (25) odus (25) sorte (25) estudos (24) magia sexual (24) oxum (24) Ogum (23) deus (23) vida (23) PESQUSAS DE UMBANDA ASTROLOGICA (22) pombagiras (22) sexualidade (22) ifá (21) proteção (21) anjo (20) horóscopo (20) protetores (20) energia (19) orixas (19) Umbanda-Astrologiaca (18) baralho (18) magos (18) oxalá (18) Iansã (17) 2014 (16) Caminhos da fé (16) INICIAÇÃO (16) Obaluaê (16) Saturno (16) UMBANDA ASTROLOGICA E MAGIA (16) astros (16) brasil (16) sagrado (16) Comportamento na vida (15) ano (15) atriz (15) axé (15) jesus (15) livro de umbanda astrológica (15) mapa astral (15) CONCEITOS DE UMBANDA (14) Lua (14) Omulú (14) Xangô (14) carma sexual (14) dinheiro (14) oráculos (14) terra (14) magia negra (13) odús (13) paixão (13) vibrações (13) Guias (12) Júpiter (12) Yorimá (12) linhas (12) ritual (12) 12 signos (11) Marte (11) Orumilá-Ifá (11) caminhos (11) mapa astrológico (11) nova era (11) Estudo (10) REENCARNAÇÃO (10) bem estar (10) ciclos (10) conhecimento (10) céu (10) história (10) numerologia (10) oração (10) planeta (10) Astrônomos (9) Horóscopo Chinês (9) OFERENDA (9) OS SENHORES DO DESTINO (9) anjo da guarda (9) clavículas de Salomão (9) estrela (9) poderes (9) umbanda-astrológica (9) vibração (9) 72 anjos (8) Caboclos (8) ciência (8) cães (8) homem (8) luz (8) mestres (8) oraculo (8) pemba (8) Astronomia (7) CATIMBÓ (7) Era de Aquário (7) Macaco de Fogo (7) busca espiritual (7) cientistas (7) cosmos (7) dons (7) missão (7) obsessão (7) solidão (7) agente do carma (6) arcanjos (6) astrólogos (6) chacras (6) essência (6) Câncer (5) EXU GUARDIAO (5) Escorpião (5) Mitologia (5) amarração (5) esquerda (5) feitiço (5) misterios (5) Linha do Destino (4) advinhação (4) ebós (4) era de Aquario (4) macumba (4) mapa astrologico (2)