Arqueólogos disseram que encontraram o selo da antiga figura bíblica de Ezequias, um dos reis de Judá, em um pedaço de 2.700 anos de idade, de barro. |
O disco solar alado e um ankh, símbolo da vida
Eilat Mazar, o líder da escavação, disse em uma conferência de imprensa em Israel na quarta-feira que o selo é do líder da Judéia do século VIII a.C, Informou the Times of Israel. Mazar disse que o artefato é "o mais próximo de que podemos chegar a algo que foi provavelmente feito pelo próprio rei Ezequias."O artefato foi usado para selar um rolo de papiro e uma impressão das fibras foi preservado no inverso. A BBC News observou que a equipe da Universidade Hebew de Jerusalém descobriu a bula em um antigo depósito de lixo próximo a Cidade Velha de Jerusalém. Acredita-se que o artefato foi jogado fora juntamente com outros tipos de lixo. Ezequias é mencionado na Bíblia no livro de 2 Reis 18:. 5, que afirma que ele "confia no Senhor, o Deus de Israel não havia ninguém semelhante entre todos os reis de Judá, nem antes dele ou após ele . " Acredita-se também que ele possa ter governado o reino de Judá entre 715 e 686 a.C.
Vários eventos são descritos em relação ao tempo de Ezequias, e de acordo com a narrativa bíblica, ele ordenou a escavação de um canal de água para levar água a partir do Siloam primavera na cidade, e frustrar o cerco pelo exército do Rei Senaqueribe em Jerusalém, em seguida, o Império da Assíria. O artefato descoberto também continham emblemas egípcios, tais como um disco solar alado e um ankh, símbolo da vida. Mazar explicou que "os símbolos egípcios foram distribuídos ao longo do segundo milênio aC em toda a região", e que isso não tinha o significado original. O artefato foi originalmente descoberto em 2009, mas foi guardado depois que os pesquisadores não conseguiram determinar a sua origem. Foi apenas recentemente que a equipe da Universidade Hebraica descobriu seu significado, usando uma lupa sobre os pontos em entre algumas das letras, discernindo o que dizia: "Pertencente a Ezequias (filho de) Acaz, rei de Judá." Mazar acrescentou: "Esta é a primeira vez que uma impressão de selo de um rei israelita ou da Judéia já veio à luz em uma escavação arqueológica científica." Embora tenham existidos outros selos com o nome de Ezequias no mercado de antiguidades, nenhum deles surgiu após uma escavação arqueológica real, o que torna a mais recente descoberta única. O arqueólogo acrescentou que tal descoberta irá dar mais luz sobre a realidade por trás das histórias bíblicas. "É sempre uma questão, quais são os fatos reais por trás das histórias bíblicas", disse Mazar, de acordo com a Reuters. "Aqui nós temos uma chance de chegar o mais perto possível do próprio rei."
Fonte: wwwsemprequestionecom
Fonte: wwwsemprequestionecom
Nenhum comentário:
Postar um comentário