Total de visualizações de página

Planetas e Orixás regentes de 2023

terça-feira, 19 de outubro de 2010

OS 7 ORIXAS MENORES - Yorimá (Pais ou Pretos Velhos)

[Id_Yorima.gif]
Os 7 Orixás menores são os que representam aqui no planeta terra, em seu plano físico o Orixá Ancestral, são eles:
· Pai Guiné
· Pai Congo de Aruanda
· Pai Arruda

· Pai Tomé
· Pai Benedito
· Pai Joaquim
· Vovó Maria Conga
Abaixo destas entidades estão os Guias, podemos citar: Pai Chico das Almas, Vov
ó Angolá, Pai Joaquim de Angola, Pai Congo do Mar, Vovó Joana, Vovó Cambinda da Guiné, Vovó Benedita e outros.
Logo abaixo, dentro da hierarquia sagrada, temos os Protetores, dentre eles citaremos Pai Tibúrcio, Pai Cipriano, Vovó Barbina, etc.

ATUAÇAO DAS ENTIDADES - Yorimá

Nesta faixa vibratória, não raramente, quando encontram médiuns positivos e limpos moral e espiritualmente, os Orixás menores baixam, dão suas consultas, que são profundas e esclarecedoras, como também dão mensagens de caráter geral, visando incrementar a fé e a humildade no coração e na ação de vários de seus filhos de fé.
Os guias de Yorimá também são comuns no terreiro, juntamente com os protetores.
Ao pitarem seus cachimbos, veiculam com a fumaça portentosas vibrações que limpam a aura, desagregando até certas larvas condensadas. A fumaça não é deletéria, é deletéria sim aos filhos de fé que fumam aspirando nicotina, alcatrão, alcalóides vários e gases nocivos.
Quando um preto velho ou mesmo caboclo manipula a fumaça, sabe como faze-lo, utilizando determinados elementos nocivos para destruir ou desestruturar bactérias, vírus e outros microorganismos até de ordem astral que se encontram no ambiente.

MANIFESTAÇOES MEDIUNICAS - Yorimá

Essas entidades atuam no corpo astral do médium na região do chacra genésico, que tem sua equivalência no corpo físico denso nas glândulas germinativas e anexos (No homem: testículos, próstata e vesículas seminais. Na mulher: ovários, úteros e trompas).
Atuam também no plexo frontal e cervical.
Signo Zodiacal Capricórnio/Aquário
Dia propício Sábado
Força sutil Telúrica/Aérea
Horário vibratório 21 às 0 hs
Exu guardião indiferenciado Exu Pinga-Fogo
ERVAS USADAS PARA BANHOS

· Eucalipto
· Tamarindo

· Bananeira
· Sete-sangrias
· Vassoura preta ou branca
· Alfavaca

EXU GUARDIAO DA VIBRATORIA DE YORIMA

Os sete orixás menores, os quais tem seus Exus Guardiões, ou seja, emissários da luz para as sombras, assim temos:
Pai Guiné (Exu Pinga-Fogo)
Pai Congo de Aruanda (Exu Lodo)
Pai Arruda (Exu Brasa)
Pai Tomé (Exu Come-Fogo)
Pai Benedito (Exu Alebá)
Pai Joaquim (Exu Bará)
Vovó Maria Conga (Exu Caveira)
Demos somente os Exus Guardiões que são serventia dos orixás, sendo praticamente impossível citar o nome de todos os Exus Guardiões dos Guias e Protetores.

As Entidades da Vibração de Yorimá

Essas entidades são verdadeiros magos, senhores da experiência e do conhecimento em toda espécie de magia. São os Orixás-Velhos da Lei de Umbanda - São donos dos mistérios da "Pemba" nos sinais riscados, da natureza e da Alma Humana. Têm a forma de pretos-velhos e se apresentando humildemente, falando um pouco embrulhado, mas, sendo necessário, usam a linguagem correta do aparelho(médium) ou do consulente.
Geralmente gostam de trabalhar e consultar sentados, pitando cachimbo, sempre numa ação de fixação e eliminação, através de sua fumaça.
Falam compassados e pensando bem no que dizem. Seus fluídos são fortes , porque fazem questão de "pegar bem" o aparelho(médium). Começam suas vibrações fluídicas de chegada, sacudindo a cabeça.
Cansam muito o corpo físico, pela parte dos rins e membros inferiores, com a posse do aparelho, conservando-o sempre curvado. Seus fluídos de presença vem como uma espécie de choque nervoso sobre a matéria e emitem um resmungado da garganta aos lábios, quando se consideram firmes na incorporação

As referências da astrologia corrente para os irmãos pensarem sobre qual Orixá, Santo ou Potestade teria relação direta com o planetas e é óbvio que segundo o que cada um aprendeu fizeram várias correlações mentais.. E dentre essas concepções no nosso entender, ainda hoje a que mais revela mistérios é a da corrente esotérica da Umbanda apesar de muitos ainda utilizarem das concepções apresentadas por Saint Yves, traduzidas por Matta e Silva nos moldes da Umbanda, onde mestre Matta relacionou cada uma das 7 potestades cósmicas com planetas, signos, etc. E acreditamos que as relações preconizadas por mestre Matta possuem sua lógica principalmente no que tange ao elemento relativo ao signo … mas lembramos que essas relações a nível mediúnico pouco revelam da cobertura astral do individuo mesmo porque o grande mestre não contou com a influência dos planetas transaturnianos porque fez uso das analogias da astrologia antiga que não contemplava em suas análises a presença dos planetas ‘gigantes’ : Urano, Netuno e Plutão. Vamos explicar o motivo: Saint Yves D´Alveydre quando fez as relações das letras do alfabeto adâmico ( signos relativos da grafia celeste ) com os signos do zodíaco não poderia levar em conta novos planetas porque considerava as sete letras evolutivas como planetários, e assim faltariam letras para representar todos planetas, astro e satélite… Justamente nesse ponto divergimos de seu pensamento pois, acreditamos que essas sete letras traduzem as sete potestades e não planetas…Não poderia deixar de dizer que em obra recente o continuador de mestre Matta, digo mestre Rivas ( Arapiaga ) fez uma referência aos planetas transaturnianos fazendo uma analogia deles com a trindade do panteão africano. ( Para esclarecer essa questão explicamos : Como nas outras religiões, a trindade básica é utilizada no panteão africano e é representada por Obatalá, Oduduwa e Exu. E esse panteão africano é formado por três categorias que exprimem o aspecto trino pois, existem os Orixás que representam o branco ( funfun ), o masculino, o gerador, e se sintonizam com o primeiro aspecto da divindade ou Obatalá, os Éboras que representam o negro, o feminino, o gestante, e se sintonizam com Oduduwa e os Omodês ( Descendentes ), que representam o vermelho ( Pupo ), o terceiro elemento, e a manifestação das potências masculinas e femininas, sintonizando-se com o aspecto de Exu. Então, o Exu é o terceiro elemento e o primeiro a ser "criado'" no plano na energia, portanto, é intermediário entre as coisas de cima e as coisas de baixo. )

Mas, como sabem, existem múltiplas formas de fazer essas analogias pois se consistem em verdades relativas, relativas sim porque sempre relacionam potências com místicas…O que quero lhes dizer é que houve um tempo onde o homem não precisava de aparatos tecnológicos para entender a harmonia das esferas, e nesse tempo surgiu a primeira interpretação dos doze signos que eram relacionados aos senhores do mundo… e falavam de 12 esferas celestes ( hoje as identificamos como: Sol, Lua, Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, O planeta que explodiu ( hoje cinturão de asteróides ), Saturno, Urano, Netuno e Plutão. ) E por serem 12 e não 7, os astros, planetas e satélite considerados; Agora só podemos fazer correlações não muito precisas se relacionarmos planetas com as sete potestades, e mesmo se atribuirmos à essas potestades aspectos masculinos e femininos chegaremos ao número de 14 e depois 16 mas, não 12…

E como também a astrologia acompanha e espera as descobertas científicas, ela é sempre relativa e se adapta aos planetas então conhecidos tentando observar as influências nas regências mas pensamos que nossa doutrina deve se referenciar em uma base mais concreta.

Por isso, buscando esclarecimento, de fundamentos velados nos vem o essencial:

A divindade suprema ( O Deus uno ) se manifestou no plano da energia sob forma trina e imprimiu suas sete virtudes no homem que foi feito a sua semelhança ... Essas virtudes foram consubstanciadas nos sete chacras principais e daí parte toda atividade e tradição.

Assim, repassando o pouco ou muito que já nos foi revelado mostrarei o que de fato dentro de meu entendimento, hoje reconheço por verdade ‘mais pura’:

Falando mais sobre mediunidade, lembramos que em centros kardecistas etc. a forma mais comum de mediunidade é a mental, intuitiva… mas no movimento umbandista da atualidade as entidades espirituais utilizando as roupagens místicas ( caboclos, pretos-velhos, etc ) fazem uso de um tipo de mediunidade mais acentuado chamado de incorporação, onde imprimem também suas vibrações diretamente no corpo astral do médium com ênfase em determinado chacra , controlam as ações desse médium, e essa atuação potencializa seu corpo sutil que passa a ser um potente transmissor de energia. E claro, essa energia focalizada de forma correta pode trazer muitos benefícios aos que buscarem um contato com médiuns de fato.

Agora vamos lembrar das correlações entre as entidades atuantes com os chacras:

Nosso organismo físico existem milhares de correntes nervosas, que constituem no sistema nervoso os sete plexos principais com assentamento em determinadas glândulas , que por sua vez se relacionam aos sete centros de força que existem em nosso corpo astral, conhecidos como chacras.

Genésico ----------------------------Obaluayê ---------------------------Yorimá ------------------------------------------ Yramael

( Ressaltamos que existem cinquenta e sete chacras no corpo astral e que os sete citados são os principais chacras )

Yorimá: CHACRA GENÉSICO OU SACRO

  • Este chacra encontra-se na base da coluna vertebral e está ligado aos órgãos sexuais, sendo este responsável por sua vitalidade. Possui quatro raios ou pétalas que giram no sentido contrário aos ponteiros do relógio. Quanto mais for estimulado, mais depressa seus raios girarão, durante o qual várias partículas energéticas são soltas, vitalizando o sangue e o corpo astral. Seu bom funcionamento produz entusiasmo, ânimo, força e resistência física e mental e traz boa disposição ao sistema nervoso. Quando mal ativado, traz o abatimento e a fraqueza física e moral.

  • É de cor vermelha-escura, com tons laranja. As pessoas de pouca evolução interior tem apenas dois raios ativados. Os outros dois vibram bem pouco e não brilham tanto. Neste caso, suas partículas energéticas apenas vitalizam o sangue, sendo sua parte psíquica pouco desenvolvida. Entenda-se como parte psíquica todo aquele aspecto relacionado às forças que se encontram ocultas e latentes dentro de nossa estrutura astral.

  • Quando este chacra é ativado e se ilumina, todos os seus raios se ativam em sua força total, havendo aí a chamada iluminação, que é quando todas as portas astrais se abrem para a visão e o contato, estando assim o indivíduo em condições de se ligar a outros planos facilmente.

  • Mas isso só acontece em caráter positivo quando o indivíduo possui uma moral límpida e um caráter correto, isento de falhas e sentimentos negativos. Nesse caso, dizemos que ocorreu a ascensão de Kundalini.

  • Kundalini é uma energia que funciona em todo ser humano, em maior ou menor grau, energia esta que percorre toda a coluna vertebral até o cérebro, mantendo todo o organismo astral em perfeito funcionamento e vitaliza os outros chacras, além de emitir uma quantidade considerável de energia fortalecedora ao médium, para preveni-lo de choques astrais.

  • Este chacra está sob a influência direta de Yorimá, por isso as entidades desta faixa vibratória (os Pais-Velhos) o utilizam com mais freqüência, além de utilizarem outros com menos intensidade. É por isso que vemos os médiuns se curvarem quando da atuação destas entidades. Por utilizarem mias freqüentemente o chacra básico, é como se os outros chacras perdessem um pouco de sua função e força, ficando quase sem atividade, utilizados apenas para as funções secundárias, dentro da forma como se manifestam em seus médiuns.

  • Os Pretos-Velhos trazem os atributos positivos da atividade deste chacra em seu próprio comportamento, ou seja, se manifestam como entidades humildes, e simples, verdadeiros exemplos de caridade e benevolência.


YORIMÁ portanto traduz: PRINCIPIO OU POTÊNCIA REAL DA LEI.

PRINCIPIO OU POTÊNCIA REAL DA LEI. ATIVIDADE ESPIRITUAL KÁRMICA

YORIMÁ é o Orixá primaz do elemental TERRA, cuja corrente cósmica vem pelo cardeal NORTE. Manipula os éteres, e dentre eles ÉTER QUÍMICO e REFLETOR.

A Vibração de YORIMÁ é composta por diversas entidades que alcançaram a maturidade espiritual, através de experiências mil, sendo pois"SENHORES DAS EXPERIÊNCIAS". Cristalizaram essa experiência em forma de evolução, orientando muito principalmente Seres Espirituais ainda inexperientes e vulneráveis aos entrechoques individuais e coletivos que atendem
suas próprias necessidades kármicas individuais ou coletivas. Essas na formação física de nosso planeta, em seus mínimos detalhes, sendo portanto "SENHORES DE NOSSA CASA LANETÁRIA".
Ajudaram na ANTROPOGÊNESE, muito contribuindo com seus conceitos adquiridos no velho - e não menos majestoso em evolução -
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Marcadores

magia (342) astrologia (296) signos (202) espiritualidade (194) amor (167) Umbanda (155) umbanda astrológica (145) orixá (139) UMBANDA ASTROLOGICA (127) CONCEITOS (120) mulher (120) religião (94) signo (93) anjos (72) comportamento (66) candomblé (62) mediunidade (50) 2016 (49) espaço (42) horóscopo (42) anjo (35) arcanos (35) esoterismo (35) magia sexual (35) oxum (33) Ogum (31) ancestrais (30) sexualidade (29) 2017 (28) estudos (27) fé religião (27) oxumaré (27) iemanjá (25) Yorimá (12)