Total de visualizações de página

Planetas e Orixás regentes de 2023

domingo, 29 de janeiro de 2012

A Umbanda Atual e Proto-Síntese Cósmica ou Umbanda Sagrada


Pelo visto o Rivas Neto, em seu livro "Umbanda a Proto-Síntese Cósmica", da Editora Pensamento, já na sua 12ª edição, continua tentando levar ao público os conceitos segundo ele "herdados" do Mestre Matta e Silva. Os chamados de Umbanda Esotérica, assim também como o seu livro reeditado "Exú o Grande Arcano", continua na mesma linha de raciocínio de quando ele lançou esses livros pela primeira vez! Mas, seu comportamento, em especial  nos seus vídeos divulgados, como também seus trabalhos de FTU, não são claros, pois, parecem muito contraditórios. Me desculpem seus seguidores, ele próprio, a quem considero talvez o pesquisador mais inteligente da Umbanda do Brasil, mas, o desejo de incorporar um número variado de seguimentos, talvez pra dá maior aceitação a sua escola, não se harmoniza com sua filosofia da chamada "Raiz de Guiné".

Eu confesso que não considero também a Raiz de Guiné uma raiz completa, muito menos que o velho Matta seja o "dono da verdade" ou que tenha passado conceitos inquestionáveis, pois, sou á favor do aprimoramento e de certa forma da síntese também, mas, acho que tudo tem que percorrer um processo harmônico e captando apenas aquilo que soma e não que revele contradições claras! 

A meu vêr sintetizar é agregar ou captar de todos os seguimentos aquilo que traz conhecimentos similares ou harmônicos com a filosofia que trilhamos. Mas, não quer dizer que temos que aceitar tudo só pelo fato de querer agregar todo tipo de movimento. Eu até acho que o Mestre Yapani se mostrou intolerante, talvez preconceituoso em alguns assuntos, de certa forma até radical ou até extremista, mas, se alguém se diz herdeiro de sua filosofia e iniciação, então não poderia jamais contradizer seu mestre! Pra quem diz o tempo todo saber e divulgar o valor da iniciação, deveria saber de cor que honrar seus mestres é um dos principais deveres de um iniciado.

Uma coisa é certa pra mim, no que se refere as raízes de Umbanda, não creio que ela seja exclusivamente ameríndia. Na verdade ela vem de origens bem mais distante, pois, ao pesquisar mais seriamente e bem mais profundamente do que os pesquisadores populares que se eram antropólogos e só fuçaram as raízes africanas, captamos até facilmente um pé da Umbanda no Oriente, em especial no Egito e na Índia. Claro que a Africa  é  um de seus berços, mas, não sua principal origem. E quando a ser ameríndia, é apenas mais uma das faces da Umbanda, mas, não sua origem. Toda teoria do Velho Matta é fantástica, mas, até os índios brasileiros vem de outras terras há milhares de anos... no que se refere a criação e orixás, todo o esquema apresentado por Rivas Neto em sua Umbanda Esotérica é muito bonito, mas, há uma certa contradição, ao mesmo tempo em que se prega o culto a Ifá (o qual eu considero fantástico, inclusive meu livro terá parte especial nesse tema), a quem fala dos ancestrais iorubás ou que prega raízes que há pouco tempo combatia! 

É lógico que pode riamos aceitar como correções, reajustes, aprimoramento, revisão de conceitos, etc., mas, se ele relança seus livros apenas com pequenas revisões, mostram que, ou ele não teve coragem de assumir uma nova postura que vem adotando atualmente, ou não quer se mostrar contraditório... bem, essa resposta parece que será difícil encontramos, pois, mesmo divulgando vídeos na internet e se passando por aberto e acessível, na verdade não é bem assim! Tentar falar com ele e seu pessoal é praticamente inútil! Ao que vejo tão muito ocupados com seus  inúmeros cursos....

Da mesma forma vejo o desafeto da OICD ou FTU de Rivas Neto, o Rubens Saraceni, com seu programa de rádio, tentando codificar a Umbanda, com conceitos muito superficiais, populistas e cheios de ficção. Uma enxurrada de livros com sua editora se aplicando ao máximo pra divulgá-los, como se eles tivessem realmente uma mensagem sólida! Alguém acredita mesmo que se possa ter tantos contatos com o Astral Superior como se acessássemos um site da internet? Ou que exús de alta hierarquia contasse todos os segredos ocultos e suas histórias veladas assim pra mortais comuns? Sempre vemos sair um livro aqui e acolá (sempre psicografado) como se fossem verdades absolutas. Um que foi guiado por um mago tal, outro  por exú fulano ou Caboclo cicrano... e sempre entidades de grau elevadíssimo, sempre num grau de orixá menor! Prezados irmãos, nesses anos que escrevo sobre Umbanda, nunca quis comprar briga com ninguém, mas, se alguém compra briga comigo ou quer passar por especial, como escorpiano filho de Ogum que sou não me furto a nenhuma batalha! Além do mais, meus leitores me cobram informações e por isso, passo dia e noite em pesquisas profundas pra repassar o que a mim é revelado.

Vemos que essas editoras tem o péssimo habito de apostar apenas nos escritores famosos, nunca apostando no novo, sem se dá conta que toda escada tem seu primeiro degrau, nunca começa-e fazer uma escada do meio! Quando se entra em contato com essas editoras ditas esotericas, especialmente as que já tem compromisso com esses outros escritores sensacionalistas que criam um romance atraz do outro e tenta vender com "revelação divina", a resposta é sempre a mesma: "seu trabalho vai para averiguação, quando pudermos responderemos"! Por isso o movimento umbandista tá tão carente de novos trabalhos, os quais poderiam trazer elementos novos. Mas, o que temos hoje são apenas movimentos contraditórios, fantasiosos e sem fundamento nas prateleiras das livrarias! 

Axé e luz  a todos!

Carlinhos Lima - Astrólogo, Tarólogo, Pesquisador e Mago de Umbanda Astrológica.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Marcadores

magia (342) astrologia (296) signos (202) espiritualidade (194) amor (167) Umbanda (155) umbanda astrológica (145) orixá (139) UMBANDA ASTROLOGICA (127) CONCEITOS (120) mulher (120) religião (94) signo (93) anjos (72) comportamento (66) candomblé (62) mediunidade (50) 2016 (49) espaço (42) horóscopo (42) anjo (35) arcanos (35) esoterismo (35) magia sexual (35) oxum (33) Ogum (31) ancestrais (30) sexualidade (29) 2017 (28) estudos (27) fé religião (27) oxumaré (27) iemanjá (25) Yorimá (12)