Total de visualizações de página

Planetas e Orixás regentes de 2023

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

"Ser do Santo"



A Umbanda assim como a astrologia, o Tarô, numerologia e outros seguimentos, se valeram do boca a boca, da divulgação popular e porque não dizer de ensinamentos ou divulgações banais. Que serviu para não deixar esses seguimentos serem extintos. Mas, se tem o lado bom de não deixar essas tradições cairem no esquecimento, tem o lado ruim da banalização dos ensimanentos bem embasados e prudentes. Além do mais, termos popualres, acabam se confundindo com ensinamentos que realmente interessam aos buscadores.

Nesse processo, muitos termos vão se assimando aos conceitos que realmente importam. E muita confusão acaba sendo gerada. Mas, o papel do pesquisador atento é realmente saber separar o jôio do trigo. Procure saber antes de julgar e saber bem o que significa cada termo.

Um bom exemplo muito divulgado nos meios populares é o que diz que os praticantes de umbanda tem um santo! Mas, você sabe o que é? Ter o santo não esta relacionado ao pai de santo, e sim a ter uma origem divina que é ligado a uma das forças de Deus, por exemplo "teu santo é Ogum", significa que o orixa que lhe rege é ogum que é uma divindade ou uma força de Deus ligado ao sentido da Lei.

Essa origem tem a ver com nossa essência, todos independente de religião tem essa ligação ancestral com uma das sete forças de Deus, se estamos na Umbanda chamamos essa força de Ogum e se estamos na Igreja chamamos essa força de São Jorge ou anjo Gabriel, Miguel e assim por diante! Muda-se o nome mas a força é a mesma.

Então resumindo, quando lhe disserem que "você tem o santo" disseram na verdade que você como todos nós tem uma origem divina ligada a uma força de Deus Fé (Oxala) Amor (oxum) Conhecimento (oxossi) etc. Porém o que ira dizer se alguém tem ou nasceu com uma energia ou propósito ligado a Umbanda, sera o seu amor e se sente no coração que deve adota-la como religião.

Todos nascemos com o propósito de servirmos Deus através da religião que mais nos for afim, se for a Umbanda, seja bem vindo a uma das religiões mais tolerantes e amorosa do mundo, mas se não for na Umbanda e for em outra religião , não importa , pois oque importa é estarmos servindo Deus da melhor maneira possivel e sendo benção na vida dos nossos semelhantes.

Para o adepto do candomblé, somos parte do orixá, mas somos arremedos imperfeitos dos deuses. É preciso ter “fundamento”, e fundamento significa origem, que significa conhecimento dos mistérios e segredos, das fórmulas mágicas, do método “correto” de leitura oracular. Quanto mais cantigas de barracão se souber cantar numa casa, melhor. Quanto mais cantigas de roncó, de quarto-de-santo, se souber cantar, muito melhor ainda. O aprendizado é longo, lento, interminável.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Marcadores

magia (343) astrologia (299) signos (205) espiritualidade (194) amor (167) Umbanda (155) umbanda astrológica (145) orixá (139) UMBANDA ASTROLOGICA (127) CONCEITOS (120) mulher (120) religião (94) signo (93) anjos (72) comportamento (66) candomblé (62) mediunidade (50) 2016 (49) horóscopo (43) espaço (42) anjo (36) esoterismo (36) arcanos (35) magia sexual (35) oxum (33) Ogum (31) ancestrais (30) sexualidade (29) 2017 (28) estudos (27) fé religião (27) oxumaré (27) iemanjá (25) Yorimá (12)