Total de visualizações de página

Planetas e Orixás regentes de 2023

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Tarô e os portais 12 e 17 - parados ou em movimentos?



Cada realização ou trabalho, seja a transmutação dos metais comums em metais nobres, seja o esforço de ensinar a ciência abstrata a um aluno estulto e preguiçoso, pertence ao hemicilo involutivo. É uma descida, um sacrifício do sutil ao denso, afim de estabelecer neste denso o ponto de apoio para a futura subida, para o início hemiciclo evolutivo; é a base para o trabalho que irá enobrecer e sutilizar o denso.

Este é o motivo pelo qual , no simbolismo hermético, a fase final da Grande Obra é representada pelo Triángulo Descendente, que mais ainda, está oprimido pela Cruz do Quaternário. Este símbolo é a " estrela condutora" de todas as encarnações do princípio Logóico, mesmo se a manifestação nos pareça insignificante. Essa obra em nossa tragétoria é a nós revelada no 12º portal do Tarô.

Já a letra correspondente = Phe , seu hieróglifo é uma boca que fala. Astrológicamente Mercurio = Os seus títulos nos três planos: Esperânça, Intuição e Advinhação Natura. A lâmina também conhecida por Estrela dos Magos. Ao contrário do Arcano 16, aqui as forças da justiça e harmonia universal não causam estragos e destruição, pelo contrário trazem renascimento em todos os planos da vida.

No plano do ser humano é nos revelado pela profunda convicção de que tudo faz parte de uma causa maior. A caixa da Pandora não se esvaziou por completo, permanece a Esperânça. Na imágem da lâmina encontramos duas jarras, uma dourada e outra prateada. A jarra de ouro simboliza o elemento ativo de cada aspeto da Esperânça.

O elemto passivo é representado pela jarra prateada. A jarra de ouro , polo ativo faz com que readquirimos a confiânça em nós. A jarra de prata enquanto polo receptivo dá nos o ânimo de esperar o influxo superior. A estrela de oito pontas rodeado pelas estrelas de menor dimensão (as estrelas fixas na astrologia) evoca a grande lei karmica, o seu equilíbrio e condicionamento que nos liga ao plano físico do zodíaco e das causas secundárias.

Os diversos modos de advinhação estão ligados ao Arcano, como é o caso da Astrologia. A Esperânça é nos ensinada pela consciência ética e moral. A intuição pode ser desenvolvida pelo esforço pessoal, aprendemos a ler na Natureza pelos dados de carácter empírico e pelo conhecimento de dados tradicionais fornecidos. A borboleta ( ou ave ) visível no canto superior direito ilustra aquilo a que chamamos Psíque.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Marcadores

magia (342) astrologia (296) signos (202) espiritualidade (194) amor (167) Umbanda (155) umbanda astrológica (145) orixá (139) UMBANDA ASTROLOGICA (127) CONCEITOS (120) mulher (120) religião (94) signo (93) anjos (72) comportamento (66) candomblé (62) mediunidade (50) 2016 (49) espaço (42) horóscopo (42) anjo (35) arcanos (35) esoterismo (35) magia sexual (35) oxum (33) Ogum (31) ancestrais (30) sexualidade (29) 2017 (28) estudos (27) fé religião (27) oxumaré (27) iemanjá (25) Yorimá (12)