Total de visualizações de página

Meus livros de Magia Astrológica no link

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Tarô e os portais 12 e 17 - parados ou em movimentos?



Cada realização ou trabalho, seja a transmutação dos metais comums em metais nobres, seja o esforço de ensinar a ciência abstrata a um aluno estulto e preguiçoso, pertence ao hemicilo involutivo. É uma descida, um sacrifício do sutil ao denso, afim de estabelecer neste denso o ponto de apoio para a futura subida, para o início hemiciclo evolutivo; é a base para o trabalho que irá enobrecer e sutilizar o denso.

Este é o motivo pelo qual , no simbolismo hermético, a fase final da Grande Obra é representada pelo Triángulo Descendente, que mais ainda, está oprimido pela Cruz do Quaternário. Este símbolo é a " estrela condutora" de todas as encarnações do princípio Logóico, mesmo se a manifestação nos pareça insignificante. Essa obra em nossa tragétoria é a nós revelada no 12º portal do Tarô.

Já a letra correspondente = Phe , seu hieróglifo é uma boca que fala. Astrológicamente Mercurio = Os seus títulos nos três planos: Esperânça, Intuição e Advinhação Natura. A lâmina também conhecida por Estrela dos Magos. Ao contrário do Arcano 16, aqui as forças da justiça e harmonia universal não causam estragos e destruição, pelo contrário trazem renascimento em todos os planos da vida.

No plano do ser humano é nos revelado pela profunda convicção de que tudo faz parte de uma causa maior. A caixa da Pandora não se esvaziou por completo, permanece a Esperânça. Na imágem da lâmina encontramos duas jarras, uma dourada e outra prateada. A jarra de ouro simboliza o elemento ativo de cada aspeto da Esperânça.

O elemto passivo é representado pela jarra prateada. A jarra de ouro , polo ativo faz com que readquirimos a confiânça em nós. A jarra de prata enquanto polo receptivo dá nos o ânimo de esperar o influxo superior. A estrela de oito pontas rodeado pelas estrelas de menor dimensão (as estrelas fixas na astrologia) evoca a grande lei karmica, o seu equilíbrio e condicionamento que nos liga ao plano físico do zodíaco e das causas secundárias.

Os diversos modos de advinhação estão ligados ao Arcano, como é o caso da Astrologia. A Esperânça é nos ensinada pela consciência ética e moral. A intuição pode ser desenvolvida pelo esforço pessoal, aprendemos a ler na Natureza pelos dados de carácter empírico e pelo conhecimento de dados tradicionais fornecidos. A borboleta ( ou ave ) visível no canto superior direito ilustra aquilo a que chamamos Psíque.
Postar um comentário
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Marcadores