Total de visualizações de página

Meus livros de Magia Astrológica no link

terça-feira, 23 de novembro de 2010

O portal do Mago - Aleph 1 - os arcanos do tarô



A lâmina do primeiro Arcano é designada por Mago ou Bateleur e corresponde ao elemento positivo do ser individual ativo, suas potencialidades e possibilidades de realização que aínda não se tornaram dinâmicas. O primeiro Arcano é o mais sintético e metafísico de todos os Arcanos.

O seu símbolo, o ponto geométrico expressa bem a essência deste Arcano. Os objectos que encontramos em cima da mesa na imágem do Saltimbanco representam os 4 naipes dos Arcanos Menores e do mesmo modo os 4 elementos da lei Jod-He -Vau- He, através dos quais se efectua a passagem gradual de Aleph à Thau.

A letra Aleph pela sua construção é uma alusão à trindade. Admitindo a triplicidade universal dos elementos básicos podemos estabelecer o seguinte ternário teosófico: Arquetipo, Ser Humano, Natureza. Essa divisão em três planos podemos por analogia encontrar igualmente na composição microscópica do ser humano.

O plano Mental ou plano das ideias liga-se ao plano Físico, isto é, ao plano dos objectos concretos ou matéria através do plano Astral ou Astrosoma. É por meio da condensação progressiva das ideias e seguindo a lei da Individualização dos Colectivos que a coagulação das ideias se processa. Afinal a entidade humana vive espiritualmente no plano das ideias mas expressa-se no plano Físico.
Postar um comentário
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Marcadores