O meteorito que gerou o fenômeno entrou bruscamente na atmosfera terrestre a uma velocidade incrível de cerca de 60.000 quilômetros por hora.
Na noite de segunda feira, o céu no sul da Espanha foi iluminado por uma bola de fogo brilhante proveniente de uma rocha vinda de um asteroide. O fenômeno pôde ser visto de vários pontos das províncias de Sevilha e Córdoba, em Andaluzia.
O fenômeno, visível a mais de 400 km de distância, foi registrado pelos detectores da Rede de Meteoritos e Meteoros do Sudoeste Europeu (SWEMN), que operam no complexo astronômico de La Hita, na cidade espanhola de Toledo, no contexto do projeto SMART. O objetivo do projeto é monitorar o céu, a fim de estudar o impacto de rochas espaciais na atmosfera terrestre.
O objeto espacial que gerou esse fenômeno entrou bruscamente na atmosfera do planeta às 21:32 (horário local) a cerca de 61.000 quilômetros por hora. Essa velocidade estonteante fez com que o objeto se tornasse incandescente, gerando uma bola de fogo brilhante a uma altitude de cerca de 85 quilômetros, conforme explicou o investigador responsável pelo projeto SMART, José María Madiedo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário