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Os Orixás regentes de 2025

sábado, 16 de outubro de 2010

A Nossa Senhora dos oprimidos, sempre ao nosso lado!



A simbologia de Nossa Senhora assumindo a feição do povo que está sendo oprimido em uma determinada época é uma das manifestações mais belas das chamadas aparições de Maria, no âmbito do catolicismo.

Na festa da padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida, que tem face negra, vai aí um vídeo com uma das mais belas canções de Padre Zezinho. A letra eleva Nossa Senhora à condição de defensora dos pobres das Américas.

Muitos tem preconceito inexplicavel a Maria Santissima. Mas, ela é não só a Mãe de Jesus Cristo, como representa toda a forca cosmica do Eterno Feminino. Imbecís que não leêm a Biblia direito, ignoram a importancia e o poder de Maria. No entanto, aquele que já precisou de Maria Santissima não tem duvidas que ela é nossa boa mãe advogada e protetora nos tribunais carmicos.

Maria tá representada no Tarô, nos elementos femininos da Astrologia, como a Lua e o proprio Apocalipse nos mostrou a imagem de uma mulher vestida de Sol e com a Lua aos seus pés. Esse Sol em sua aurea, representa a pureza de Maria, sempre virgem, sempre pura e sempre casta! Já a Lua, simboliza a rejeição de Maria pelo materialismo, os desejos mundanos, como tambem a sua superioridade e interesse em proteger a raça humana.

Muita gente até tem preconceito pela imagem da Virgem, ter sido representada como negra, o que é uma tremenda ignoracia, burrice e intolerancia! Maria representa todas as cores, paises, raças e ama todos os seres vivos.

Carlinhos Lima - Astrologo e devoto de Maria

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Ritual do Panã. Iniciação

O iaô ainda desorientado devido ao longo período de transe e clausura, com os movimentos ainda trôpegos, recebe orientação do seu Babalorixa ou Yalorixa para executar as tarefas que serão usadas em seu dia a dia, tais como varrer, costurar, lavar, passar, sentar-se à mesa, cozinhar, etc. Numa dramatização muito divertida onde todos da comunidade tem um grande prazer de participar, rindo e até mesmo ajudando o novo iniciado. O ritual de apanã tem a finalidade de fazer com que o noviço reaprenda as atividades do mundo profano e cotidiano, para que nada lhe seja prejudicial no futuro e também entenda que já é hora de voltar à sua vida normal, apesar de aproveitar mais um pequeno período do seu mundo sobrenatural, estabelecendo neste momento o ewo temporário ou permanente, que o noviço terá a responsabilidade de obedecer, finalizando este ritual com outro rito chamado Kàrô (juramento feito diante do obi e uma quartinha).

Seguimento da iniciação chamado Urupim.

No mesmo dia ou não, dependendo do costume da casa, as luzes elétricas são desligadas, e inúmeras velas são acesas, ouve-se um cântico tristonho como nos rituais fúnebres axexê, o Iaô cercado dos mais velhos, Iyaefun, Iyadagan, iyamorô, Iyabassê Iyakekerê e puxada pelo Babalorixá ou Iyalorixá é trazido do peji ao ile axé com um alguidá ou balaio coberto com pano branco e ornado com flores brancas e mariwô, contendo inumeros objetos, comida ritual e o cabelo rapado no inicio da obrigação. Este ritual é denominado pelo povo do santo de carrego de urupim e pode ser assistido por alguns membros da comunidade, mas não chega a ser uma festa pública, fechando um ciclo do rito de passagem de abiã "não nascido" para iaô "noviço ou recém nascido".
Passada a festa o Iaô ficará mais uns dias na roça dependendo do jogo de búzios e a confirmação no merindilogun, depois será levado para sua casa pela Iyalorixá que a entregará a sua família.
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