Total de visualizações de página

Planetas e Orixás regentes de 2023

sexta-feira, 10 de abril de 2015

Fé, religião e espiritualidade: Qual era a religião de Jesus?


Fé, religião e espiritualidade: Qual era a religião de Jesus?
Fé, religião e espiritualidade: Qual era a religião de Jesus?

 As crenças de Jesus

"Jesus nasceu judeu, viveu judeu, e morreu judeu", responde André Cheviterese. Foi só nos séculos seguintes à sua morte que a Igreja começou a se distanciar do judaísmo e a se aproximar do Império Romano. Nesse processo, a teologia cristã vai se tornando cada vez mais arredia aos judeus, resvalando até no antissemitismo — o que transparece nos Evangelhos, principalmente no de João. "Acho que a base para se entender isso está na tensão que é criada entre a comunidade cristã joanina [que se pretendia seguidora do apóstolo João] e a religião judaica. A partir da década de 80 do século I, seu proselitismo se torna tão agressivo que eles são expulsos das sinagogas. A partir daí, se tornam muitos hostis", diz o pesquisador. Assim, no Evangelho de João (capítulo 8, versículo 44), Jesus se refere aos judeus como Filhos do Diabo, adoradores de um Deus homicida e mentiroso. Do mesmo modo, a narração deixa de mostrar Jesus sendo morto de forma sumária pelos romanos. Segundo os textos, ele é assassinado a pedido dos judeus — Pôncio Pilatos até lava as mãos. "Essas passagens não deixaram de ser repercutidas desde então, e foram usadas, inclusive, para perseguir os judeus. Por sorte, a Igreja se desviou dessa visão nas últimas décadas", afirma o historiador. 

Comentário: é evidente que Jesus, marca uma passagem, para uma nova doutrina, mas, que suas bases são sim a tradição judáica. Mas, não podemos afirmar que a igreja católica ou qualquer outro tipo de cristianismo que conhecemos hoje ou vimos falar ao longo dos séculos seguintes a sua morte, estejam dentro de suas intenções. Sabemos bem, que abusos, egoísmos, manipulações e mentiras, envenenaram suas mensagens. O que podemos supor é que ele queria sim uma reformulação da doutrina judáica, tornando-a numa mensagem mais messiânica, mas, não tenho dúvida que o cristianismo, nem de longe conseguiu atingir sua vontade. Apenas alguns poucos iluminados conseguiram atingir a luz messiânica... tanto dentro do cristianismo, quanto fora dele! 

Sabemos bem que a igreja em sua sede de poder, espiritual, político e financeiro, desfigurou, perseguiu e subtraiu, todo caráter iniciático das escrituras e dos ensinamentos de Jesus. O Cristo jamais atacou os dons espirituais e a mediunidade de enviados, uma prova disso, era o respeito que ele tinha aos profetas. Mas, teólogos e doutores da igreja, sempre distorceram sua pregação real... Mas, os verdadeiros buscadores, vão sempre encontrar seu caminho, missão e destino, assim como todas as aguas um dia acabam chegando ao mar!

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Marcadores

magia (343) astrologia (299) signos (205) espiritualidade (194) amor (167) Umbanda (155) umbanda astrológica (145) orixá (139) UMBANDA ASTROLOGICA (127) CONCEITOS (120) mulher (120) religião (94) signo (93) anjos (72) comportamento (66) candomblé (62) mediunidade (50) 2016 (49) horóscopo (43) espaço (42) anjo (36) esoterismo (36) arcanos (35) magia sexual (35) oxum (33) Ogum (31) ancestrais (30) sexualidade (29) 2017 (28) estudos (27) fé religião (27) oxumaré (27) iemanjá (25) Yorimá (12)