Total de visualizações de página

Planetas e Orixás regentes de 2023

sexta-feira, 23 de abril de 2010

A INICIAÇÃO NO CANDOMBLÉ

INICIAÇÃO NO CANDOMBLÉ

Primeiro o santo indica a pessoa a ser iniciada, depois, é preciso cumprir os outros passos. Bolar no santo é o mesmo que cair no santo, este é o sinal que indica a necessidade de iniciação de uma pessoa no candomblé. Acontece sem previsão, normalmente numa festa: durante as danças e os cânticos, o orixá se manifesta no futuro filho de santo, que é agitado por tremores e sobressaltos violentos. Quem já bolou, conta que já sentiu arrepios, calor, fraqueza e sensação de desmaio. Quando acorda no roncó (o quarto do terreiro reservado a pessoa que bolou), o Abiã não consegue se lembrar de nada que aconteceu. O BORY é a cerimonia que reforça a ligação entre o orixá e o iniciado. O Abiãs se senta numa esteira, rodeado de alimentos secos, aves, velas e objetos de seu orixá. Ajudado pelos filhos já feitos, o pai ou mãe de santo sacrifica aves. O sangue é usado para marcar o corpo do noviço e para banhar as oferendas ao orixá. A cerimonia só termina quando as aves são servidas aos membros da família de santo. Depois do Bori, o futuro filho de santo passa a assistir as cerimonias a preparar o enxoval (a roupa e os adereços do seu orixá) para terminar a iniciação, como as saídas de Iaô. As Iaôs são apresentadas a comunidade, como num baile. Na primeira saída, as Iaôs vestem branco em homenagem a Oxalá, pai de todos. Saúdam o pai de santo, os atabaques e os pontos principais do barracão e vão-se embora. Na Segunda saída os Iaôs voltam com roupas coloridas e a cabeça pintada, segundo seus orixás. Dançam e deixam o barracão, em seguida. Na terceira saída, os orixás anunciam oficialmente seus nomes. Os Iaôs entram em transe e se retiram para vestir as roupas de santo incorporado. ORÔ - Confinado ao quarto de recolhimento (roncó) por no mínimo 21 dias, o noviço conhece a hierarquia da casa, os preceitos, as orações, os cânticos, a dança de seu orixá, os mitos e suas obrigações. Durante esse tempo ele toma infusões de ervas, que o deixam num estado de entorpecimento e abrem espaço na sua mente para o orixá. A cabeça é raspada e o crânio marcado com navalha: é por esses cortes que o orixá vai entrar, quando for incorporado. No final, o iniciado é batizado com sangue de um animal quadrúpede, sacrificado.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Marcadores

magia (342) astrologia (296) signos (202) espiritualidade (194) amor (167) Umbanda (155) umbanda astrológica (145) orixá (139) UMBANDA ASTROLOGICA (127) CONCEITOS (120) mulher (120) religião (94) signo (93) anjos (72) comportamento (66) candomblé (62) mediunidade (50) 2016 (49) espaço (42) horóscopo (42) anjo (35) arcanos (35) esoterismo (35) magia sexual (35) oxum (33) Ogum (31) ancestrais (30) sexualidade (29) 2017 (28) estudos (27) fé religião (27) oxumaré (27) iemanjá (25) Yorimá (12)