Total de visualizações de página

Planetas e Orixás regentes de 2023

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Tarô e o portal do Arcano 2 - Beth

Em oposição ao primeiro Arcano que corresponde a Essência, a Substância ou Binário pode ser coagulado até ao estado material. O conceito substância pode ser entendido como princípio da matéria. Essa " Divina Materia" é o primeiro oposto do Espirito, sua primeira limitação no Mundo do não Eu.

Sua correspondencia astrológica é a ( Selene- Lua cheia; Diana- Lua crescente; Hécate- Lua minguante; Lilith- Lua negra). No plano do ser humano, os opostos caracteristica do Arcano 2, aparecem sob forma de Adão e Eva.

No plano da Natureza correspondem ao princípio receptivo, formativo, gestante dos processos vitais do mundo orgánico. A lâmina do primeiro Arcano apresentava o jogo de Energias, o domínio das ideias, sem acentuar contornos materiais. Na lâmina 2 tudo é bem claro, bem determinado. O Arcano da Papisa abrange tudo o que se encontra exteriorizado além do Eu. O mundo do número é contraposto o mundo do fenómeno.

Arcano 9 : " Lux Oculta" - Grande Arcano da Magia



Teth de valor numérico 9 tem a sua correspondencia zodiacal no signo de . O Sol, planeta regente de Leão indica a natureza solar, ativa, da iniciação com forte cobertura dos Mestres Ancestrais, pela força criadora também de Oxalá. A lanterna presente na imágem da lâmina 9 é cúbica.
As três chamas da lanterna indicam a iniciação nos três planos (Mental, Astral, Físico).

As chamas representam aquilo que simboliza a letra Shin (Mate). O manto do velho com as suas dobras revela o isolamento nesses mesmos planos. O bastão sinal de prudência tem três nós (em algumas representações) que evidenciem o triplo apoio, e daí o primeiro título do Arcano: "Protectores"

A idade avançada do peregrino demonstra de que somente o homem que superou a tempestade das paixões, a busca da felizidade pessoal e as ambições terrestes pode dedicar-se aos aspectos inerentes do Arcano. O indivíduo (1) que age de forma equilibrada no meio ambiente segundo a lei natural (8) torna-se sábio 9.

A substância (Binários) manejada (neutralizados) pelo vencedor (de si mesmo) = 9 Hermes Mercurio,T, com movimento, do elemento Ar e da criação da vida de Yori. A Metafísica ou Ciência da Criação (3) é colocada antes da escolha do caminho a seguir (6) = 9 Mago Branco/ Mago Negro. Os magos negros agem por cima da luz cubica que há neste poderoso arcano quando ele tá fluindo pela energia mais densa geralmente ligada ao passado, de Saturno e Yorimá. Aliás, esse é o papel de Yorimá nesse portal, o de fazer com que as pessoas se libertem e aprendam a filtrar o que há de bom em seus caminhos.

Elevar-se do plano elementar (Mundo Físico) (4) ao plano astral (Mundo Éspiritual) (5) leva à Iniciação 9. Para só depois, girar a roda do destino no portal 10.

Desvendando o vigésimo portal do Tarô

Arcano20

A Natureza naturante (1) transmuta os Minerais (19) causando transformação na crosta terreste (20). A existencia da polaridade (2) e a presença de perigos astrais (16) obriga a defesa por meio da transformação 20. A compreensão do Ternário da Criação ou Evolução (3) e a Esperança (17) explica a nossa atração para o Alto 20.

A adaptação elementar (4) e a destruição (16) são elementos da transformação da Natureza 20.
O pentagrama (5) que domina os mistérios de Baphomet (15) transforma o astrosoma 20. A religião natural (5) e a compreensão do Karma (15) fazem nos aceitar as mudanças na Natureza 20.

A consciencia do lívre arbítro (6) e a harmonia interna (14) provam a transformação astral 20. A vitória sobre si mesmo (7) no fim da encarnação (13) garante o aperfeiçoamento do astrosoma 20. A lei imutável do Karma (8) no plano zodiacal (12) condena o ser humano a contínuas transformações 20.

A força moral (11) e a iniciação (9) transformam o astrosoma 20. Uma Cabala (10) interna em resposta à Cabala externa (10), transforma o astrosoma 20.

O portal 18 do Tarô

Arcano 18
A essencia divina (1) e a Esperança determinem a existençia da lei hierárquica (18). O Homem (1) intuitivo e imaginativo (17) percebe claramente os perigos astrais (18). A substância metafísica (2) e a técnica de exclusão lógica (16) determinam a constituição da Hierarquia (18).

A criatividade da Natureza (3) e a lei do karma (15) = 18 perigos físicos. Os processos de formação (4) e Dedução (14) = Hierarquia 18. O Homem pragmático (5) sujeito as leis da morte (13) = 18 Enfeitiçamento.

A lei da analogia (6) e a roda zodiacal (12) faz nos admitir a Lei da Hierarquia 18. Uma agressão astral (18) acontece quando um conhecedor de si mesmo (7) utiliza a sua e a força e a da corrente (11) para obter fins pessoais. As condicionantes de uma vida ética (8) e o conhecimento da Cabala (10) geram domínio sobre o encantamento 18. Um Mestre (9) e um Discípulo (9) = 18

Compreendendo o 13º arcano do Tarô - a Morte

Uma passagem dos ensinamentos da Escola Esoterica de São Petersburgo relativamente ao 13º Arcano.

..." O processo da morte, ou seja o nascimento para o astral leva, para um homem adulto, cerca de 48 horas. Todavia, durante este tempo e tb ao longo dos 10 até 40 dias que se seguem, o "morto" deve passar por muitas experiencias e adaptar-se a inúmeras condições novas.
De início, isto é, no periodo que se segue imediatamente à agonia, o defunto experimenta as dificuldades da separação do seu astral.

Estas dificuldades são tanto maiores quanto menos ele aprendeu, durante sua encarnação, a separar através da meditação, o seu interno do invólucro físico que o continha. O sofrimento neste estágio tem o carácter de uma penosa separação daquilo que a pessoa se acostumou a considerar como o mais real em toda a sua existência.

Durante o mencionado periódo, desmorna-se o complicado edifício das ilusões que lhe eram caras. Quando se houver familiarizado com tal desmornamento e aceito a inevitabilidade da passagem ao mundo de novas experiências, o "defunto" começa a sentir o desconforto dessa mudança. Antes de tudo, tem que enfrentar as formas astrais dos elementais.

Aí vem a divisão da atividade do astrosoma em atividade do "Ruash" (Alma) e a atividade do "Nephesh" (Fantasma). Este tem por tarefa a devolução dos componentes do antigo corpo físico aos elementos da Natureza ou, em outras palavras, a tarefa de decomposição progressiva desse corpo. O "Ruash" deve analisar os clichês criados, tanto por impressões vitais recebidas (elemento-), como por impulsos ativos (elemento+) de sua personalidade, durante a encarnação recém acabada.

Quando essa análise é concluida, a alma (Ruash) passa a estudar os clichês das correntes planetárias que poderiam, em encarnações futuras, corrigir os erros de suas encarnações passadas e contribuir para a formação de um ser mais aperfeiçoado..."


« Última Edição: 08.11.2007 às 16:07 [UT] por michels »
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Marcadores

magia (342) astrologia (296) signos (202) espiritualidade (194) amor (167) Umbanda (155) umbanda astrológica (145) orixá (139) UMBANDA ASTROLOGICA (127) CONCEITOS (120) mulher (120) religião (94) signo (93) anjos (72) comportamento (66) candomblé (62) mediunidade (50) 2016 (49) espaço (42) horóscopo (42) anjo (35) arcanos (35) esoterismo (35) magia sexual (35) oxum (33) Ogum (31) ancestrais (30) sexualidade (29) 2017 (28) estudos (27) fé religião (27) oxumaré (27) iemanjá (25) Yorimá (12)