Total de visualizações de página

Planetas e Orixás regentes de 2023

segunda-feira, 9 de janeiro de 2017

A Numerologia Cabalística é a única ciência esotérica que funciona? É não! É?

A numerologia deriva da cabala, é um produto da mesma, ou melhor, da gematria. Portanto, 'numerologia cabalística' é de fato um pleonasmo?


Bem pessoal, apesar de não gostar muito de falar sobre numerologia, pois não me identifico muito com a numerologia separada e distinta, recebo muitos emails perguntando sobre esse tema, além de dezenas de emails toda semana pedindo pra que escreva sobre este tema. Mas, apesar da arrogância de certas escolas de esoterismo que prega ensinar numerologia, eu não vejo nada demais nessa ciência. Claro que respeito quem gosta, pois há quem se identifica com tudo nessa vida. Vejo de vez enquanto canais no Youtube de vendedores de cursos arrotando riqueza e dizendo que a numerologia cabalística, por exemplo, é a "única ciência que funciona de fato e que tudo mais é bobagem e charlatanismo". Bem, não gosto muito de debater, em respeito a quem gosta de cada coisa, mas, respeito ainda mais meus leitores que sempre pedem uma posição. Bem, eu nunca criei muita expectativa por exemplo sobre "Astrologia Pitagórica", pois apesar de ser uma linda ciência, que pode ser usada aliada ao Tarô por exemplo, na verdade ela tem buracos em sua configuração, tornando-a muito superficial e incompleta - além disso, creio que Pitágoras nunca tenha criado este sistema e sim outro que não conhecemos bem aqui no Brasil. 

Eu respeito muito a numerologia, usada aliada a outros estudos. Faço isso no sistema de Ifástrologia, ou odulogia, que é a soma dos odus, além disso, sabemos que a matématica faz parte de tudo, por exemplo, a astrologia seria inviável sem sistemas numerados de casas, ângulos, aspectos e assim por diante, mas, um dos principais erros que vejo na numerologia é a redução. Mas, futuramente trarei uma numerologia que estou adaptando aos orixás, magia e astrologia. Mas, e a numerologia cabalística preenche as lacunas da numerologia pitagórica? Em partes sim. Mas, o problema maior da numerologia cabalística é que não temos esse tipo de numerologia no Brasil. A verdadeira Numerologia Kabalística, pode ter algúm rabino que conheça na sua forma original aqui no Brasil, mas, esses cursos vendidos, como se fossem a fórmula da "pedra filosofal", não passa de uma versão superficial do método original que é bem oculto.

Em primeiro lugar ela trabalha em cima do alfabeto hebreu, aramáico e outros alfabetos antigos, quem mais chegou perto de desvendá-la foi o mestre Sant'Yves. Todos esses cursos caros que milhares de pessoas dizem estar fazendo, não passa de uma versão, mais um jeitinho brasileiro. O que tem seu lado bom também, pois torna acessível a nós. Eu sou adepto que tudo tem sim que ser adaptado a cultura em questão. Muito bem. Eu também tenho críticas ao Ifá que acho fantástico ou a astrologia, quando essas ciências fantásticas ficam presas a tradicionalismos que só limitam. Porém a questão é que essa suposta numerologia cabalística que temos no Brasil ela não é esse ouro todo que vendem nos cursos. E posso debater muito sobre o assunto.

Vejo vendedores de curso, chamá-la de "ciência infalível" tão certa "como a existência da gravidade" e vejo também adeptos "maravilhados" dando testemunhos de sua precisão. Mas, vemos essa satisfação em todas as filosofias e seguimentos. Sempre terão os que se adequam a tudo! E se serve, ótimo! Não contra nada! Sou contra a pessoa querer esculachar o conhecimento dos outros, puxado a brasa pra sua sardinha e dizer que tem o "segredo da vida". Mas, sabem porque a numerologia kabalística não chega aos pés nem do Ifá e nem da astrologia? Porque tanto a astrologia quanto o Ifá, deixam margem pra interpretação e não trabalham com um destino determinado como a numerologia quer fazer! Não tem esse papo de mudar o nome e mudar o destino ou porque você tem um destino de número tal, que você terá de fato aquela energia. Na verdade, os números revelam os segredos e não o contrário! Você pode até colocar seu filho pra se chamar Messi ou Cristiano Ronaldo, que nem por isso, ele será um grande jogador ou terá a fortuna desses dois! E tudo tem uma série de configurações, desde ancestralidade, ambiente e escolhas. Sem essa de que você faz seu destino como você quer. Na verdade, você terá que escolher sobre aquilo que lhe é destinado! 

Quem não quer ser rico, bonito, famoso e ter muito amor? Ora. Não é por causa do nome que o pai coloca, muitas vezes sem pensar, em alguns casos até bêbado ou de gozação que o destino de uma criança está condenado. Os nomes que valem pro destino são nomes inspirados, pelos ancestrais. Outra balela é querer taxar alguns nomes de negativos e outros de positivos! Não há nome bom ou ruim, quem faz o nome é o homem e não o contrário. Coloca qualquer nome num cara que nem o dono do Facebook que ele vence da mesma forma! Outra balela é citar as mudanças de nomes da Bíblia ou que Jesus fez de Apóstolos. Essas mudanças, não foram feitas por causa de numerologia, nem Jesus era numerólogo e nem Deus usa numerologia pra mudar nomes de escolhidos. A mudança é por vibração, por ancestralidade e não por somas de nada. Jesus não era numerólogo. As escolhas eram espirituais, como fazem os Babalaôs com as crianças. 

Já vi Franciscos que eram traficantes violentos, que nada tinha haver com São Francisco e nem gostava de paz! Já ví Silvio Santos pobre e sem saber sequer falar direito. Ou seja, não depende apenas de nome e nem mesmo de data de nascimento. É um conjunto de fatores que envolve espiritual, carma, destino, ancestralidade e energias. A numerologia sozinha, não mostra nada além que tabelas. Não pense que todo mundo que tem final 1 tem iniciativa ou que todo mundo que tem destino 7 será espiritualizado! 

Vamos aos fatos. Em primeiro lugar, essa afirmação que a numerologia kabalística é certeira, se perde em dois pilares básicos e mais fundamentais - o nome e o calendário! O nome, porque como já afirmei, ela foi gerada para Kabalah Judaíca ou mesmo Egípcia, não pra nosso alfabeto e todo nosso dialeto latino, mesclado com ancestralidade tupiniquim! E quanto ao calendário, como alguém pode afirmar que estamos mesmo em 2017? Como você vai afirmar que nasceu em 1981 e que o número 1 te define sem erros, se não sabemos ao certo em que ano a Terra está de fato? Lembrem-se bem que o calendário gregoriano é novo, comparado a outros calendários! Lembrem-se ainda que nem sabemos de fato quando começou a Era Cristã. Há historiadores que afirmam que Jesus teria nascido entre 6 e 4 antes da Era Cristã! Não é louco isso? Por isso a astrologia é um passo a frente, pois não é tão refém de número de calendário, apenas de um mapa do céu. Mas, ela também tem suas falhas, mas, a falha maior é do astrólogo e não da astrologia.

Da mesma forma que o Ifá tem suas fraquezas, ao ficar preso ao passado, com orikis antigos e ultrapassados que precisam se adaptar a nossa era. Mas, explico isso em outro poste. A numerologia é uma ciência que pode nos ajudar no autoconhecimento mas, aliado a outros estudos pra comprovação. Não arrotar superioridade como ciência infalível. Lembre-se que se olharmos bem o calendário judeu tem mais de 5 mil anos, o calendário yoruba mais de 10 mil e o chinês outros milhares. Então pra arrotar toda essa precisão anunciada na numerologia cabalística, teria que ter um número exato do ano, coisa que não temos. Não sabemos sequer em que ano da sociedade moderna nós estamos. Portanto, antes de chamar o conhecimento de outros de charlatanismo, primeiro, vamos descer do salto e ter mais humildade. Em primeiro lugar, ninguém no Brasil sabe a numerologia cabalística exata ou original, segundo que ela teria que ser embasada no alfabeto hebreu ou até aramaico. Sem essa desculpa de adaptação!

Bem, mas, se pessoas estão fazendo e estão adorando e seguindo. Ótimo! Eu sou afim sempre da adaptação. Só lembro que tudo está no mesmo terreno da subjetividade. Sem esse papo de que é ciência exata e astrologia e as demais seria apenas baboseiras! Cada quem goste do que se identificar e quiser, mas, estão tudo no mesmo capo da subjetividade. É tão oráculo quanto as outras ciências divinatórias qualquer. Numerologia Kabalística não é melhor que Ifá, nem melhor que astrologia, nem melhor que I-ching, Runas ou qualquer outra ciência... Todas estão no campo do sobrenatural! 

A mais tem academia, é reconhecido pelo ministério do trabalho! E dai, tem muita coisa reconhecida pelas leis mundo à fora, nem por isso tira o poder da subjetividade! A Bíblia ou qualquer outro livro sagrado, está no campo do dogma, da fé e da religiosidade, mas, lembremos do poder que as instituições conseguem defendendo-os como verdade absoluta! Autoconfiança não combina com soberba.

Outra coisa que muitos vendedores de cursos costumam fazer é usar a mesma estratégia de evangélicos, ou seja, adotar uma postura de superioridade e riqueza acima de todos! Falar de riqueza, gerar inveja e provocar o desejo das pessoas em fazer o mesmo, fazendo parte do grupo. Mas, da mesma forma que pastores tão "ricos e abençoados" ficariam pobres de novo, sem as doações e dízimos, (pois é uma riqueza vã), os vendedores de cursos e prosperidade, sabem bem que se fossem tão ricos não ficariam horas e horas quase se ajoelhando por novas inscrições nos cursos e pra vender estudos! Amgiso, o olho esquerdo é irmão do olho direito - arrogância não me impressiona. A espiritualidade não é pra buscar só dinheiro, dinheiro e dinheiro... Claro que todos nós queremos dinheiro, precisamos de dinheiro, mas, não é essa a principal função. Assim quando vemos um religião que só fala em poder e dinheiro, saiba que ela não tem nada haver com o Sagrado, somente com o mundo. Porém muitos dizem, mas, o que eu faço "é ciência" não tem nada haver com religião ou espiritualidade! A não? E porque falam em carma, em vidas passadas e dão conselhos pra melhorar nisso ou naquilo? A sim, só pelo sucesso e bom comportamento!? Sei! Mas, não cola, pois todas essas ciências, inclusive a Kabalah, que deu origem a numerologia e diversas outras coisas, tem o principal intuito espiritual! Pois então pra que cursitas aliam o Tarô aos números? Ou citam anjos, cores, flores e símbolos sagrados? Rapaz, tanto numerologia quando astrologia ou qualquer outra ciência desse tipo, está no campo místico. Basta ver o trabalho de Aleister Crowley sobre estes temas e tantos outros magos!

Você pode até fazer cursos de numerologia, e eu incentivo que faça, se você se identificou, mas, não saia por ai pensando que descobriu a pedra filosofal e que é superior a astrologia, pois não é. Tudo está no campo da subjetividade e não se iluda, numerologia kabalística não tem como descobrir vidas passadas. Numerologia Kabalística não tem como fazer pessoas viver mais de cem anos ou não adoecer. Todo mundo tem um destino, um carma e uma missão. Os que tem carmas mais leves, tem outros tipos de provações atuais. Todo ser vivo está aqui pra aprender. 

Mas, porque tem pessoas tão ricas e outras tão pobres? É porque as ricas só falam coisas boas? Claro que não tem milionários que não creem em nada, ou só falam palavrões, amam violência ou cometem diversas barbaridades, como por exemplo, se viciarem em drogas. Mas, eles são ricos porque tem algum talento pra ganhar dinheiro, mas, continuam tendo outros tantos problemas! Não é o número do nome, nem da data de nascimento que faz um milionário, são muitos fatores, especialmente a ancestralidade. Já vi muitos Maradona, que sequer sabiam chutar uma bola. Assim como muitos meninos que nasceram no dia que o Neymar nasceu, não tem nada do que o jogador famoso conseguiu. A astrologia não trabalha com data, nem com simples soma, mas, com diversos fatores. Por isso os signos de Odus por exemplo, falam de coisas mais profundas. Não pense que todo mundo que nasceu num determinado dia, mesmo que tenha o mesmo nome de batismo, terá o mesmo destino. Tem gêmeos que nasceram quase no mesmo momento e são completamente diferente! Então onde está a numerologia? A astrologia trabalha com outros fatores ocultos que a numerologia não enxerga. 

Pra finalizar, quero relembrar que astrologia não é adivinhação, não adianta querer ofender alegando que não acertamos números da Mega Sena, pois esta não é a função do astrólogo, se fosse pra adivinhar já nasceria rico, pois pra que nascer pra adivinhar e ficar rico com pirotecnia? A função do astrólogo não é apenas buscar dinheiro e sim buscar autoconhecimento. Leonardo Da Vinci era um gênio completo mas, vejam que não se preocupava com dinheiro, ele amava a arte e tinha outras metas. Se numerologia fosse essa ciência tão precisa como dizem, também daria-nos a formula pra ficar milionários cedo e não ficar horas e horas dando cursos e vendendo ilusões.

Mas, repito está tudo no campo da subjetividade e não temos nenhuma ciência que se sobreponha outras. Não esculachem dizendo que nenhum astrólogo adivinhou o que aconteceu no ano, pois as previsões astrológicas não são adivinhação, são a leitura cósmica das energias que mais vão agir no ano. No entanto, como eu já afirmei, se a pessoa se identifica com astrologia pitagórica ou kabalística, beleza! Também tem quem se identifica com astrologia, tarô e outras vertentes! Cada um faz o que mais gosta, mas, não tente esculachar o conhecimento dos outros!

Sendo a cabala, e a gematria por tabela, objeto de estudo por místicos de todas as filosofias, nacionalidades e credos, inicialmente usava-se alguns esdrúxulos e superficiais métodos de aproximação entre o hebraico e outras línguas para se fazer a conversão das palavras e nomes em números, e assim interpretá-los. Mas, esquecem-se os vendendores de cursos, que a essência dada a cada soma e números, leva em conta a origem da Cabala e do alfabeto hebraico. Como este método logo se mostrou frustrante e artificial, principalmente porque sons e letras do alfabeto latino/romano tinham de ser omitidos, já que não havia correspondentes em hebraico, naturalmente se chegou à ideia de aproveitar o princípio da gematria, ou seja, a unificação entre letras e números típica do alfabeto hebraico - que é a base da gematria e uma das bases da cabala em si. Porém, mesmo que os que vem lucrando com isso, vendendo livros e cursos, digam que foi uma adaptação perfeita, nós duvidamos dele e continuamos achando ainda um método raso. A verdadeira kabalah dos números não é conhecida no Brasil, pois é um método muito complexo. Muda muito a forma como se soma o alfabeto hebraico e o alfabeto latino. Além disso, muitas pessoas se identificam com a metodologia, pois há dezenas de itens que se repetem. Assim se para uma pessoa a missão é 1, mas, pra outra a impressão é um, grande parte da interpretação vai continuar dando quase os mesmos detalhes. Dessa forma, um mapa numerológico, vai ter quase todas as características básicas e todo mundo que olha o mapa, vai se identificar. Isso acontece da mesma forma na numerologia pitagórica, que os da numerologia kabalística diz que não funciona, mas, as pessoas se identificam da mesma forma.

Assim foi lançada a semente da numerologia, um conhecimento esotérico ocidental e voltado para o alfabeto latino/romano. A numerologia é um sistema moderno e ainda em desenvolvimento, que vem sendo moldado através da pesquisa de estudiosos e praticantes. Pode-se dizer então, que não existe uma numerologia cabalística, e sim que a numerologia é uma ramificação, uma descendente da cabala. No entanto, essa originária da Kabalah que é a que realmente mais se aprofunda no conhecimento humano, não conhecemos aqui no Brasil. Temos apenas métodos adaptados e superficiais. Portanto, não digam que é ciência absoluta que chegaria perto de "100% de precisão"...

Mas, minha intenção nem é desmerecer ninguém e nem dizer que as pessoas parem de estudar, pois sabemos bem que cada pessoa faz o que gosta. Por isso as igrejas estão cheias, a macumba está cheia, cursos de astrologia estão cheios e assim por diante. Apenas senti-me ofendido, quando vi pessoas que vendem cursos de numerologia, tanto falando mal de vertentes da própria numerologia e se dizendo senhores da verdade, quanto dizendo que outros conhecimentos estavam abaixo da numerologia kabalística, quando todos nós que estudamos sabemos bem que tudo tá no campo da subjetividade. Tenha essa vertente, academia, associação, instituto, escola ou tempo. Nada disso, faz uma vertente se tornar verdade absoluta. Sabemos bem que tudo que é monetizado e elevado ao marketing, ganha estatus exuberante, mas, não será a verdade absoluta... Que façam numerologia, é tudo muito saudável, mas, respeitem os outros e admitam que a numerologia que temos aqui no Brasil, pode ser qualquer coisa menos kabalística....

Shalom a todos!

Carlinhos Lima
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Marcadores

magia (342) astrologia (296) signos (202) espiritualidade (194) amor (167) Umbanda (155) umbanda astrológica (145) orixá (139) UMBANDA ASTROLOGICA (127) CONCEITOS (120) mulher (120) religião (94) signo (93) anjos (72) comportamento (66) candomblé (62) mediunidade (50) 2016 (49) espaço (42) horóscopo (42) anjo (35) arcanos (35) esoterismo (35) magia sexual (35) oxum (33) Ogum (31) ancestrais (30) sexualidade (29) 2017 (28) estudos (27) fé religião (27) oxumaré (27) iemanjá (25) Yorimá (12)