Total de visualizações de página

Meus livros de Magia Astrológica no link

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

A importancia dos sagados orixás, exus e odús

Nossos Orixás são forças da natureza, estão ligados aos elementos naturais sendo, portanto, seres elementais por excelência, de altíssima hierarquia e atributos que lhes confere o poder de comandar e submeter às suas ordens, os seres elementais de categorias inferiores. É na ação destes servidores, sob o comando de seus mandatários que serão operadas as magias, os feitiços e todos os sortilégios. Mas importa saber que, os signos de Ifá, embora tenham o poder de evocar e de estabelecer o contato entre o homem e estas entidades, não são estas entidades, da mesma forma que, um ponto riscado de Umbanda que serve para evocar uma entidade, como um Caboclo, por exemplo, não é esta entidade. 

Quando nos referimos aos Odu, não nos referimos às entidades de todas as ordens que podem, eventualmente, se comunicar através deles. Nos referimos, isto sim, à símbolos ou signos que compõem um sistema oracular. Símbolos que não carecem nem são merecedores de culto, oferendas ou presentes, mas que merecem respeito pelo que representam o que nos encita a compreender seus significados e interpretar as mensagens de que são portadores. 

Isto é por demais abstrato e inacessível à compreensão de muitos. Quanto à afirmativa de que deve-se assentar um Odu para garantir uma situação, na verdade, nada do que foi é mais. O universo é dinâmico, o mundo gira, sempre... Nada é estático, nada é definitivo, nada é permanente. O nascer, crescer, envelhecer e morrer para renascer e recomeçar tudo, nos serve de prova para isto. Eu mesmo já não sou o mesmo de horas atráz. Estaremos, todos, mais velhos, e mais próximos do dia de nossa liberação da casca material. Quanto aos ebós e oferendas, existem sim, e devem ser oferecidos e despachados como manda a velha tradição. Nenhuma novidade nisto, nenhuma inovação. O que pega é que são os ebós e as oferendas que devem ser despachados e não os Odus. Serão oferecidos à Exú ou a outras entidades, de acordo com a orientação oracular e nunca, jamais, aos Odus que serviram de canais de orientação para suas confecções.
Postar um comentário
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Marcadores