Total de visualizações de página

Planetas e Orixás regentes de 2023

quarta-feira, 14 de julho de 2021

Òmòlú e Òbáluàiyé - Salve os senhores da terra e da ancestralidade


Omolú seria rei dos Tapas, originário da região de Empé. Em território Mahi, no antigo Daomé, Omolú construiu um palácio em território Mahi, onde passou a residir e a reinar como soberano, porém não deixou de ser saudado como Rei de Nupê em pais Empê (Kábíyèsí Olútápà Lempé).As pipocas, ou melhor, deburu, são as oferendas predilectas do orixá Omolú; um deus poderoso, guerreiro, caçador, destruidor e implacável, mas que se torna tranquilo quando recebe sua oferenda preferida.

A figura de Omolu- Obaluaiyê, assim como seus mitos, é completamente cercada de mistérios e dogmas indevassáveis. Na África são muitos os nomes de Omolú, que variam conforme a região. Entre os Tapas era conhecido Xapanã (Sànpònná); entre os Fon era chamado de Sapata-Ainon,que significa ‘Dono da Terra’,O aze(roupa e palha) guarda mistérios terríveis para simples mortais, revela a existência de algo que deve ficar em segredo, revela a existência de interditos que inspiram cuidado medo, algo que só os iniciados no mistério podem saber.

Em termos gerais, a essa figura é atribuído o controle sobre todas as doenças, especialmente as epidêmicas. Faria parte da essência básica vibratória do Orisá tanto o poder de causar a doença como o de possibilitar a cura do mesmo mal que criou. Desvendar o aze, a temível máscara de Omolú, seria o mesmo que desvendar os mistérios da morte, pois Omolú venceu a morte. Já Obaluaiyê debaixo da palha-da-costa guarda os segredos da morte e do renascimento, que só podem ser compartilhados entre o iniciados.Obaluaiyê andou por todos os cantos de África, muito antes, inclusive, de surgirem algumas civilizações.

Em termos mais estritos, Òmólu é a forma jovem do Orixá Sapanã, enquanto Òbáluàiyé é sua forma velha. Porém, Sapanã é um nome proibido tanto no Candomblé como na Umbanda, não devendo ser mencionado pois pode atrair a doença inesperadamente, a forma Omolu é a que mais se popularizou e acabou sendo confundida não apenas com a forma mais velha do Orixá, mas com sua essência genérica em si. Esta distinção se aproxima da que existe entre as formas básicas de Osalá: Osalá (o Crucificado), Osoguiã a forma jovem e Osalufã a forma mais velha. A figura de Omolu- Obaluaiyê, assim como seus mitos, é completamente cercada de mistérios e dogmas indevassáveis.

Òmolú é a Terra! Essa afirmação resume perfeitamente o perfil deste orixá. É preciso esclarecer, no entanto que Omolú está ligado ao interior da terra (ninù ilé) e isso denota uma íntima relação com o fogo, já que esse elemento, como comprovam os vulcões em erupção, domina as camadas mais profundas do planeta.

Do ponto de vista histórico, anterior à Idade dos Metais, peregrinou por todos os lugares do mundo, conheceu todas as dores do mundo, superou todas. Por isso Omolú se tornou médico, o médico dos pobres, pois, muito antes da ciência, salvava a vida dos necessitados; durante a escravidão, só não pôde superar a crueldade dos senhores, mas de doenças livrou muitos negros e até hoje muitos pobres só podem recorrer a Omolú que nunca lhes falta.

Orixá cercado de mistérios, Omolú é um deus de origem incerta, pois em muitas regiões da África eram cultuados deuses com características e domínios muito próximos aos seus. Omolú seria rei dos Tapas, originário da região de Empé. Em território Mahi, no antigo Daomé, Omolú construiu um palácio em território Mahi, onde passou a residir e a reinar como soberano, porém não deixou de ser saudado como Rei de Nupê em pais Empê (Kábíyèsí Olútápà Lempé).

Toda a reflexão em torno de Omolú ocorreu colocando-o como um orixá ligado à terra, o que é correcto, mas não deixa de ser um erro desconsiderar a sua relação com o fogo do interior da terra, com as lavas vulcânicas, como os gases etc. Na verdade a principal simbologia é bem definida com a denominação dada esotericamente como Senhor Yorimá, por que ele representa mais profundamente, os ancestrais, civilizações antigas, o poder do barro, da forma interior, da busca da alma e da individualidade do homem. Omulú no seu lado negativo é muito pezado de se harmonizar, pode gerar muitas dores, inclusive fisicas, como dores intensas nas costas, na coluna nos ossos e numa forma mais intensa até osteoporose. Como também solidão, reclusão, falta de amor e muito rancor. Mas, em seu lado positivo, pode ser a total harmonia do corpo, robustês, imunidade contra doenças externas como vírus, bactérias e até magias negras. Pode ser o revelador daquele que vence no mundo dos negocios, revela as riquezas do interior da terra, da agricultura e revela ainda os bons pais, avós e protetores das famílias, dos clãs ou até de uma nação.
13/11/2011
 

Mais vistas da semana

 

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Marcadores

magia (343) astrologia (299) signos (205) espiritualidade (194) amor (167) Umbanda (155) umbanda astrológica (145) orixá (139) UMBANDA ASTROLOGICA (127) CONCEITOS (120) mulher (120) religião (94) signo (93) anjos (72) comportamento (66) candomblé (62) mediunidade (50) 2016 (49) horóscopo (43) espaço (42) anjo (36) esoterismo (36) arcanos (35) magia sexual (35) oxum (33) Ogum (31) ancestrais (30) sexualidade (29) 2017 (28) estudos (27) fé religião (27) oxumaré (27) iemanjá (25) Yorimá (12)