Total de visualizações de página

Planetas e Orixás regentes de 2023

sábado, 29 de junho de 2013

O moabita Balác (בלק) e contrata o profeta não-judeu Bilám (Balaão)

Porção de Balác (בלק)

Números 22:2-25:9

Num dos episódios mais intrigantes de toda a Torá, o texto nos conta como o profeta não-judeu Bilám (Balaão) é contratado pelo rei moabita Balac para amaldiçoar o povo hebreu. Até aí, nada de extraordinário. Extraordinário é o fato de que ao receber o convite do Rei Balac, Bilám responde: “Preciso ver se Deus me permite fazer o que vocês estão pedindo”. Como era de se esperar, a resposta dos Céus é: “Não irás com eles e não amaldiçoarás o povo, pois ele é bendito!” (Números 22:12).

No entanto, ao expressar sua recusa, o Rei Balác volta a implorar para que Bilám lhe ajude, e este resolve consultar os Céus novamente, para agora receber a surpreendente resposta: “Se os homens vieram para te chamar, levanta-te e vai com eles; mas somente a coisa que Eu te disser, isso farás.” (Números 22:20).

O que foi que mudou de uma situação para a outra? Os Sábios da Cabalá tiraram daqui uma importante lição: uma pessoa sempre recebe permissão dos Céus para seguir o caminho que deseja. No primeiro momento, quando ainda não sabia como agir, Bilám recebe uma resposta “pura” e “verdadeira”, a de que não deve fazer o que pedem a ele. No entanto, depois de ser chamado novamente pelo Rei Balác, Bilám se vê tentado a ir com ele e, por isso, consulta novamente os Céus. Sendo assim, desta vez recebe uma resposta “viciada”, uma resposta que está alinhada aos desejos que ele já tinha dentro de si.

É interessante notar que, apesar de receber um sim, os Céus não deixam totalmente de mandar a resposta primeira, correta. Em meio à mensagem permissiva dada a Bilám, Deus fala: “mas somente a coisa que Eu te disser, isso farás.” Ou seja, é como se Deus dissesse: "se desejas fazer isso, faça; mas pelo menos siga algumas regras que Eu estabelecer."

No entanto, Bilám estava tão movido por motivos deturpados que se recusou a ouvir a mensagem recebida, e, no final das contas, foi seguir o seu caminho. Daqui os Sábios da Cabalá aprenderam outra grande lição: contra a imprudência nem mesmo os Céus podem fazer alguma coisa. Que bela lição se pudermos aprender a ouvir as verdadeiras respostas que o Universo nos dá, não permitindo que a imprudência nos deixe surdos!

Y. A. Cabalista

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Marcadores

magia (342) astrologia (296) signos (202) espiritualidade (194) amor (167) Umbanda (155) umbanda astrológica (145) orixá (139) UMBANDA ASTROLOGICA (127) CONCEITOS (120) mulher (120) religião (94) signo (93) anjos (72) comportamento (66) candomblé (62) mediunidade (50) 2016 (49) espaço (42) horóscopo (42) anjo (35) arcanos (35) esoterismo (35) magia sexual (35) oxum (33) Ogum (31) ancestrais (30) sexualidade (29) 2017 (28) estudos (27) fé religião (27) oxumaré (27) iemanjá (25) Yorimá (12)