Se é o assentamento de um Orixá, outros não devem ser assentados ao
redor ou ao lado dele, porque cada um é um poder realizador em si mesmo,
e dois ou mais assentamentos dentro de um mesmo ambiente criam dois
pontos distintos que farão a mesma coisa e o recomendado é que, caso
alguém queira assentar dois ou mais Guias ou Orixás, então deve reservar
um ambiente para cada um, separando-os e isolando-os para que suas
vibrações, irradiações, ações e atuações não se misturem e não
se confundam. Por isso existem os assentamentos e a firmezas.
Normalmente se assentam o guia-chefe e o Orixá regente da coroa do
dirigente espiritual, assim como ao seu Exu e/ou sua Pombagira guardiã.
Em regra, faz-se um assentamento central e daí em diante começa a
firmeza de outras forças ou de outros poderes ao seu redor, aumentando
seu campo de ação e de atuações. Os assentamentos do Exu e/ou da
Pombagira guardiã devem ser feitos do lado de fora da construção
principal que abriga o terreiro, ainda que também possa estar dentro de
outra construção de menor porte. Firma-se um Orixá, um ser da natureza
ou um espírito! Agora, um assentamento é algo tão abrangente que ele por
si só é realizador e é capaz de dar sustentação a todas as ações
realizadas dentro do campo abrangido por ele: o Centro de Umbanda. O
ideal ( ainda que isso nem sempre seja possível) é que os assentamentos
dos Orixás e dos Guias-Chefes da direita e da esquerda se localizem em
cômodos isolados e com acesso restrito, inacessível ao público.
Os assentamentos criam vórtices ou “pontos de forças”, enquanto as firmeza de outros guias e Orixás dotam-no de um maior poder de realização. A entidade assentada (Orixá ou Guia Espiritual) tem no assentamento elementos com poderes mágicos, os quais utiliza ativando-os segundo as necessidades do Centro, do trabalho espiritual e dos médiuns. Em regra, faz-se um assentamento central e daí em diante começa a firmeza de outras forças ou de outros poderes ao seu redor, aumentando seu campo de ação e de atuações. Se é o assentamento de um Orixá, outros não devem ser assentados ao redor ou ao lado dele, porque cada um é um poder realizador em si mesmo, e dois ou mais assentamentos dentro de um mesmo ambiente criam dois pontos distintos que farão a mesma coisa e o recomendado é que, caso alguém queira assentar dois ou mais Guias ou Orixás, então deve reservar um ambiente para cada um, separando-os e isolando-os para que suas vibrações, irradiações, ações e atuações não se misturem e não se confundam. Por isso existem os assentamentos e a firmezas.
Os assentamentos criam vórtices ou “pontos de forças”, enquanto as firmeza de outros guias e Orixás dotam-no de um maior poder de realização. A entidade assentada (Orixá ou Guia Espiritual) tem no assentamento elementos com poderes mágicos, os quais utiliza ativando-os segundo as necessidades do Centro, do trabalho espiritual e dos médiuns. Em regra, faz-se um assentamento central e daí em diante começa a firmeza de outras forças ou de outros poderes ao seu redor, aumentando seu campo de ação e de atuações. Se é o assentamento de um Orixá, outros não devem ser assentados ao redor ou ao lado dele, porque cada um é um poder realizador em si mesmo, e dois ou mais assentamentos dentro de um mesmo ambiente criam dois pontos distintos que farão a mesma coisa e o recomendado é que, caso alguém queira assentar dois ou mais Guias ou Orixás, então deve reservar um ambiente para cada um, separando-os e isolando-os para que suas vibrações, irradiações, ações e atuações não se misturem e não se confundam. Por isso existem os assentamentos e a firmezas.
Normalmente se
assentam o guia-chefe e o Orixá regente da coroa do dirigente
espiritual, assim como ao seu Exu e/ou sua Pombagira guardiã. Guias e os
Orixás firmados ao redor do assentamento central “emprestam-lhe suas
forças e poderes e abrem-lhe seus campos de ações e atuações, aumentando
o leque de opções ao Guia ou ao Orixá assentado, que lhe repassará
atribuições às quais exercerão com desenvoltura, porque terão no
assentamento um poderoso ponto de descarga, de proteção e de auxílio nas
suas ações mais profundas.
Assentamento é o local onde são colocados alguns elementos com poderes magísticos, com a finalidade de criar um ponto de proteção, defesa, descarga e irradiação. Um assentamento pode ser destinado a uma só força ou poder ou a várias. Mas, em geral, faz-se um para cada força ou poder que se deseja assentar.
A Oxalá coube a primazia, porque ao sair, ele que é o espaço em si mesmo, criaria o meio ou o espaço indispensável para que os outros Orixás pudessem se deslocar e dar início à concretização de sua morada exterior com a criação dos mundos que seriam ocupados pelos seres espirituais. Não foi fácil para nenhum dos Orixás deixar de viver na morada interior, no íntimo do Divino Criador Olorun.
Assentamento é o local onde são colocados alguns elementos com poderes magísticos, com a finalidade de criar um ponto de proteção, defesa, descarga e irradiação. Um assentamento pode ser destinado a uma só força ou poder ou a várias. Mas, em geral, faz-se um para cada força ou poder que se deseja assentar.
A Oxalá coube a primazia, porque ao sair, ele que é o espaço em si mesmo, criaria o meio ou o espaço indispensável para que os outros Orixás pudessem se deslocar e dar início à concretização de sua morada exterior com a criação dos mundos que seriam ocupados pelos seres espirituais. Não foi fácil para nenhum dos Orixás deixar de viver na morada interior, no íntimo do Divino Criador Olorun.
Nenhum comentário:
Postar um comentário