Total de visualizações de página

Os Orixás regentes de 2025

quinta-feira, 31 de maio de 2018

Cultos afrobrasileiros: Durante conferência, povos de matriz africana reivindicam políticas de proteção a terreiros

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

 UMBANDA, CANDOMBLÉ E OUTROS SEGUIMENTOS


Durante a 4ª Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Conapir), realizada em Brasília, de 27 a 30 de maio, lideranças religiosas de vários estados do Brasil debateram sobre casos de violações de direitos e reivindicaram políticas públicas de proteção a terreiros, além do combate ao preconceito e intolerância. “A gente está vendo terreiros e os símbolos do candomblé, das religiões de matriz africana, sendo destruídos por fundamentalistas das mais variadas tendências religiosas. E a gente precisa que esses fundamentalistas comecem a respeitar mais a fé alheia, porque você tem direito a sua fé, tem direito até de não professar nenhuma fé”, avaliou Erivaldo Oliveira, presidente da Fundação Cultural Palmares. Segundo Oliveira, a fundação recebeu, desde 2015, cerca de 100 denúncias de violações contra terreiros em todo o país, mas diz acreditar que o número de casos que não chegam ao conhecimento da fundação pode ser ainda maior. “Isso tudo é fruto de um racismo, de um preconceito exacerbado no Brasil e também da falta de conhecimento, porque as pessoas do Brasil não se acostumaram com a cultura afro-brasileira e não entendem o que é um terreiro, a umbanda e o candomblé”, declarou. Uma das propostas levantadas durante a conferência foi o fortalecimento da Lei 10.639, que obriga as escolas a incluírem no conteúdo programático o ensino da história da África e da cultura afro-brasileira. “Quando você implementa a [Lei] 10.639, você está fazendo um trabalho com uma criança para que ela se torne um adulto que vai respeitar, ela não vai ser um adulto intolerante”, defendeu a mãe de santo Tuca D´Osoguiã, integrante do Conselho Nacional de Promoção da Igualdade Racial (CNPIR). Mãe Tuca afirmou ainda que uma das prioridades eleitas durante a conferência é a luta pelo arquivamento da ação que tramita no Supremo Tribunal Federal, contra o sacrifício de animais para fins religiosos. Os praticantes da fé de matriz africana querem manter as práticas de abate de animais destinados à alimentação nos cultos dos terreiros. “Se esta ação passar no STF, pode virar uma jurisprudência e isso acaba com nossa cultura e com a segurança alimentar do nosso povo”, disse Mãe Tuca.

sábado, 12 de maio de 2018

Intolerância religiosa: Padre Fábio de Melo faz declaração polêmica sobre “macumba”


Ao invés de ficar falando do que não sabe, o padre deveria explicar os dogmas mal explicados de sua própria religião e que só serviram pra arrebanhar fiéis...


Uma declaração polêmica do padre Fábio de Melo sobre ‘macumba’ causou alvoroço nas redes sociais. “Não tenha medo de macumbas, você tem o poder de fazer milagres”, disse o líder católico em vídeo gravado durante missa. O vídeo já ultrapassa 2,5 milhões de visualizações no Facebook. Durante o culto religioso, Fábio de Melo ainda completa: “Com todo o respeito a quem faz a macumba. Pode fazer e pode deixar na porta da minha casa que, se estiver fresco, a gente come”. Alguns usuários do Twitter e do Facebook viram intolerância religiosa na fala do padre ao citar com desprezo as oferendas realizadas por religiões de matriz africana. “Acho incrível que tantos padres e pastores ainda nāo saibam as lições básicas do cristianismo: amar e respeitar as pessoas, pregar a paz, a conciliaçāo e nāo o ódio. Ao contrário, só falam do mal, incitam desavenças. Deuses me livrem!”, escreveu uma usuária do Twitter. “O discurso de respeito à fé alheia é só bravata. No fundo essas pessoas são intolerantes por natureza, preconceituosas por convicção. E no final só disseminam ódio ao outro, preservando a dicotomia desde sempre entre religiões”, escreveu outro. Outros defenderam a fala do padre, que, segundo os argumentos, são compatíveis ao que é defendido pela Igreja Católica. “O cara está em uma MISSA! E não pode professar a própria fé dentro de seu próprio templo religioso?!”, disse.

sexta-feira, 11 de maio de 2018

O amor e o mistério das almas gêmeas



Um fator muito importante não é sequer estipulado por muitos estudiosos, mas, a mim já foi revelado, trata-se da questão das almas gêmeas. Na verdade seria contraditório, afirmar que somos únicos e que ao mesmo tempo temos uma alma gêmea. Mas, a verdade é que temos uma alma complementar, que é nossa parte perfeita, ou seja, que nos complementa com maestria, só que ela não é igual a nós e sim complementar. Então a pergunta: "E é oposta?" Também não! Ela não tem que ser oposta, mas, ter aquilo que nos satisfaz, nos realiza, nos complementa. Os requisitos e os fatores que servem como complemente pra nós, não está nas regras biológicas ou perceptíveis aos conceitos humanos, mas, divinos, cármicos e espirituais. Assim uma mulher filha de Iansã por exemplo, poderá ter uma alma complementar um parceiro de Xangô. Seria pra juntar o relâmpago e o trovão? Não, mas, pra prudencia, justiça e temperança de Xangô domar a tempestividade de Iansã! Ou pra força mais dinâmica dela dá maior objetividade nos julgamentos do Orixá da Justiça! As combinações dependerão da necessidade de cada alma. Assim não é que uma pessoa branquelo vá casar com um negro pra temperar a cor, que um altão vá casar com uma baixinha pra equilibrar a estatura de seus descendentes, mas, que necessidades sentimentais e espirituais sejam supridas.

Dessa feita uma mulher que precisa de sexo toda hora, mas, essa não é uma necessidade saudável a seu organismo ela vai ter um parceiro que saiba frear isso e traga saciação sem tanto exagero. Assim a alma complementar é pra trazer qualidade e toda alma que traz desconforto a sua vida tá longe de ser seu amor de verdade!

Mas, voltando ao que ninguém quis enxergar ainda tem uma questão importante. Muitas pessoas vem a esta vida e passa a vida perambulando por amor de verdade e não encontram. Isso poque somos almas individuais e nosso caminho é diferente, mesmo pra almas complementares. Assim uma delas pode ter se santificado mais rápido e ascendido ao céu. Esta no entanto não abandona sua alma e vem a Terra como anjo pra orientá-la, protegê-la e esperá-la. E da mesma forma se esta alma foi perdida e vai para inferno pode retornar pra nos testar e tentar fazer com que caiamos.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Marcadores

magia (348) astrologia (304) signos (211) espiritualidade (197) amor (167) Umbanda (155) umbanda astrológica (145) orixá (141) UMBANDA ASTROLOGICA (128) mulher (123) CONCEITOS (120) religião (94) signo (94) anjos (74) comportamento (66) candomblé (62) mediunidade (50) 2016 (48) horóscopo (43) espaço (42) anjo (37) esoterismo (36) arcanos (35) magia sexual (35) oxum (35) Ogum (32) ancestrais (30) sexualidade (29) 2017 (28) estudos (27) fé religião (27) oxumaré (27) iemanjá (25) Yorimá (12)