Total de visualizações de página

A pombagira

segunda-feira, 18 de novembro de 2019

Dog: Cientistas criam nova fórmula para calcular a 'idade humana' dos cães



Método leva em conta mudanças no DNA acumuladas ao longo do tempo, e é mais preciso do que a velha regra dos "sete anos"

Na hora de calcular o “equivalente humano“ da idade de seu cãozinho, muita gente usa a velha fórmula que diz que 1 ano “de cão“ equivale a 7 anos humanos. Mas esta fórmula não é precisa, já que o ritmo de desenvolvimento dos cães é muito diferente dos humanos, e não leva em conta fatores como a raça ou tamanho do animal.

Com isso, uma equipe de pesquisadores da Universidade da Califórnia em San Diego, liderada pelos geneticistas Tina Wang e Trey Ideker, decidiu criar uma nova fórmula que leva em conta as mudanças no DNA dos animais ao longo do tempo.

estudo levou em conta um processo natural chamado de metilação. À medida em que envelhecemos, grupos de metila são adicionados às nossas moléculas de DNA, podendo alterar sua função sem alterar o DNA em si. A metilação do DNA pode ser usada para estimar a idade de um humano, no que é chamado de “relógio epigenético“.
O mesmo processo acontece nos cães, porém em ritmo diferente. Os cientistas analisaram a metilação do DNA de 104 Labradores, com idades entre zero e 16 anos, e a compararam com amostras de 320 humanos, com idades entre zero e 103 anos. E conseguiram estabelecer um parâmetro que levou à seguinte fórmula:
Idade “humana“ = 16xLn(idade do cão em anos) + 31

Onde Ln é o Logaritmo Natural (ou Neperiano), que pode ser obtido nesta calculadora online.
Segundo os cientistas, os resultados se alinham com o esperado ao observar o desenvolvimento dos animais. Dentes de leite surgem em 7 semanas nos labradores, e em 9 meses nos humanos. A expectativa de vida total também é similar: 12 anos para os labradores e 71 anos para os humanos.
Infelizmente a fórmula não é universal, já que raças diferentes se desenvolvem em ritmos diferentes. Ainda assim, é a mais precisa que temos no momento.
Fonte: Gizmodo
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Marcadores