Total de visualizações de página

Planetas e Orixás regentes de 2023

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

OS ORIXÁ NOS CANDOMBLÉS DE NAÇÃO - Ossaím e Oxóssi: Sua influencia sobre nós


(Data festiva : 12 de Janeiro) - É o Orixá das folhas e ervas, o protetor dos médicos em geral. Tem estreitas relações com o Ara Orun Imole Esu, por essa razão é cultuado ao ar livre e em cima das árvores. É representado por um pássaro. No rito Angola é o Inquice Catende, no rito Jeje é Ague. Seu dia da semana é a terça-feira. É costume dizer-se que existem apenas duas qualidades desse Orixá  as quais, por uma questão de fundamento não devemos ou podemos sequer citá-las. Sua saudação no Brasil é: "Eu, eu" !!! 

(Data festiva : 20 de janeiro) É o Orixá das Matas em geral, devotado amigo de Ogum, seu irmão mais velho. Representa o "médico naturalista", com suas folhas, ervas e raízes - fonte de saúde. É sincretizado em São Jorge e São Sebastião. É o patrono dos animais selvagens. Suas cores são verde e azul claro. Quando manifestado em seus "filhos-de-fé", dança com elegância e masculinidade. Traz nas mãos o ofa; usa na cabeça o ode, de couro ou de penas; carrega no matulão (sacola) as caças já abatidas; na cinta traz a cabaça (cantil); nas costas a atiradeira (espingarda). No rito Jeje é Azaca e no rito Angola é Matacalombo e Congambira. É costume dizer-se que existe apenas uma qualidade desse Orixá  todavia pesquisamos várias outras: Ode, Otin, Inle, Ibualama e Logunede (filho de Inle e Osum). Sua comida votiva são as caças em geral, mas o axoxo e o tatu são consideradas as mais fortes. Sua ferramenta é o damata em ferro. É considerado o rei da cidade de Ketu; Suas cores são verde e azul claro. Sua saudação no Brasil é:"Oke, Ode koke maior ! Oke aro"!!!

O orixá, tem seu arquétipo próprio mas, não age da mesma forma pra todas as pessoas. Se ele for pai de cabeça de um ariano, será totalmente diferente, quando é o dono da cabeça de um libriano, por exemplo! Da mesma forma quando é o pai de cabeça de  uma mulher, a ação é diferente quando atua na cabeça de um homem. Há ainda diferença de influencia e regência quanto a fases de vida, ou seja, na infância a atuação do orixá, será diferente da fase de adolescência, da idade adulta ou da maturidade. É por essa e outras razões que se estudam na astrologia os ciclos e fases de vida. Também é por isso que vemos uma garotinha sem graça se transformar uma mulher linda e gostosa, ou no menino fraquinho num rapaz sarado e cheio de vigor. Isso porque certos orixás e odús ficam adormecidos, assim muitas pessoas só recebem seu axé quando chegam o momento.

No entanto, ninguém fica sem regência  o que ocorre é que orixás secundários atuam até a fase determinada por Olorun, quando o orixá vem pra cumprir a meta estabelecida pelos orixás formadores e signos de Ifá. Vemos que muitos que nascem pobres, em determinadas fases de vida, se deparam com o sucesso e a riqueza, enquanto outros morrem pobres, tanto por não ter feito as escolhas certas, como por não ter aproveitado a abertura de portal que lhes favorecia. E quando seu orixá lhe trouxe o axé ou "pote de ouro", eles simplesmente renegaram e viraram as costas. Isso ocorre muito, quando certos indivíduos se fanatizam em seitas intolerantes e nunca vão buscar o seu próprio sentido espiritual e missão. O sucesso ou fracasso de muitas pessoas está na forma de se compreender, de compreender o mundo a sua volta e como percebe o chamado do Astral Superior.

E pra isso não precisa nem ser espiritualista, seguir religião ou crer que seus ancestrais se manifestarão como guias, orixás ou anjos. Basta que ele perceba uma força maior, que saiba se conectar a ela e que saiba aproveitar os sinais dado pelos senhores do Carma. Tem muita gente de sucesso que não segue nada, não faz nada ligado a espiritualidade e nem sequer oram. Mas, tem sucesso por dois motivos: primeiro porque souberam aliar seus dons com sua vocação e segundo, sabem ouvir sua intuição, consciência e sabem usar a nobreza de suas almas. Sim pois pra ser nobres, não precisamos ser fiéis de nenhuma religião, nem mesmo sermos espiritualistas ou acreditar em Deus, mas, ser verdadeiros, justos e honestos.

E pra concluir sobre a ação de Oxóssi e Ossaím, relembro que cada signo não tem regência apenas de um único orixá, mas, de uma hierarquia ancestral. Além disso ele pode se revelar em alguns e não apenas em um signo ou casa. Ele pode se confirmado ou manifestado também pela sobreposição de elementos, aspectos astrológicos e por predomínio de fatores no horoscopo.

Para um ariano por exemplo, Ossaím terá maior responsabilidade da sua areá de saúde, enquanto Oxóssi, será responsável por suas finanças. Já para um taurino, Ossaím vai reger os questões emocionais, vida sexual e filhos, por isso muitos taurinos são retraídos, calados e até tem certa dificuldade no amor. E assim por diante... Como  percebem o assunto é longo e futuramente trarei com mais amplitude... axé a todos!

Carlinhos Lima - Astrólogo, Tarólogo e Pesquisador.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Marcadores

magia (342) astrologia (296) signos (202) espiritualidade (194) amor (167) Umbanda (155) umbanda astrológica (145) orixá (139) UMBANDA ASTROLOGICA (127) CONCEITOS (120) mulher (120) religião (94) signo (93) anjos (72) comportamento (66) candomblé (62) mediunidade (50) 2016 (49) espaço (42) horóscopo (42) anjo (35) arcanos (35) esoterismo (35) magia sexual (35) oxum (33) Ogum (31) ancestrais (30) sexualidade (29) 2017 (28) estudos (27) fé religião (27) oxumaré (27) iemanjá (25) Yorimá (12)