Total de visualizações de página

Planetas e Orixás regentes de 2023

domingo, 30 de junho de 2013

O Imperador Yekuno Amlak e o Rei Salomão


Ascensão ao poder Muito do que se sabe sobre Yekuno Amlak é baseada em tradições orais e medievais hagiografias . Yekuno Amlak foi educado no Lago Hayq do Mosteiro Istifanos perto Amba Sel , onde mais tarde medieval hagiografias estado de São Tekle Haymanot criado e educado ele, eo ajudou a depor o rei Zagwe passado. Hagiografias anteriores, no entanto, afirmam que ele foi Iyasus Mo'a , o abade do Mosteiro Istifanos em Lake Hayq, que o ajudou a chegar ao poder. GWB Huntingford explica essa discrepância, apontando Istifanos tinha sido o mosteiro premier da Etiópia, mas Tekle Haymanot de Debre Libanos eventualmente eclipsado Istifanos, e desde o reinado de Amda Seyon , tornou-se o costume de nomear o abade de Debre Libanos Ichege , ou cabeça secular da Igreja Etíope . No entanto, nenhuma dessas tradições é contemporâneo, com qualquer um dos indivíduos envolvidos. 

Havia também a história, relacionados, tanto em "Vida de Iyasus Mo'a" eo nagastat Be'ela, que um galo foi ouvida a profetizar fora da casa do rei Zagwe por três meses que quem comeu sua cabeça seria rei. O rei, então, teve o pássaro morto e cozido, mas o cozinheiro descartado a cabeça do galo - que Yekuno Amlak comeu, e, assim, tornou-se regente da Etiópia. Estudiosos têm apontado a semelhança entre esta lenda e uma sobre o primeiro rei de Kaffa , que também aprendeu com voz misteriosa que comer a cabeça de um galo certo seria fazê-lo rei, assim como o etíope Mashafa dorho ou "Livro do Galo ", que relata uma história sobre um galo cozido apresentou a Cristo na Última Ceia , que é trazido de volta à vida. 

Relatórios de história tradicionais ainda que Yekuno Amlak foi preso pelo rei Zagwe Za-Ilmaknun ("o desconhecido, o oculto") no Monte Malot, mas conseguiu escapar. Ele reuniu apoio nas Amhara províncias e em Shewa , e com um exército de seguidores, derrotou o rei Zagwe. Taddese Tamrat argumentavam que este rei era Yetbarak , mas devido a uma forma local de damnatio memoriae , seu nome foi removido dos registros oficiais. Um cronista mais recente do Wollo história, Getatchew Mekonnen Hasen, categoricamente afirma que o último rei Zagwe deposto por Yekuno Amlak não era outro senão Na'akueto La'ab si mesmo. Reign Yekuno Amlak disse ter feito campanha contra o Reino de Damot , que ficava ao sul do Rio Abbay .

História registrada dá mais certeza quanto às suas relações com outros países. Por exemplo, EA Wallis Budge afirma que Yekuno Amlak não só a troca de cartas com o imperador bizantino Miguel VIII ., mas enviou-lhe várias girafas como um presente [6] No início, suas interações com seus muçulmanos vizinhos foram amigável, mas suas tentativas de ser concedida uma Abuna para a Igreja Ortodoxa Etíope essas relações tensas. Uma carta sobrevive que ele escreveu para o mameluco Sultan Baibars , que foi suserano sobre o Patriarca de Alexandria (o chefe supremo da igreja etíope), por sua ajuda para um novo Abuna, em 1273, a carta sugere que este não era o seu primeiro pedido. Quando um não chegar, ele culpou a intervenção do sultão do Iêmen , que havia impedido o progresso de seu mensageiro para Cairo .

Taddesse Tamrat interpreta alusão filho Yekuno Amlak do de sírios sacerdotes na corte real, como resultado desta falta de atenção por parte do Patriarca. Taddesse também observa que em torno deste tempo, os Patriarcas de Alexandria e Antioquia estavam lutando pelo controle da nomeação do bispo de Jerusalém , até então prerrogativa do Patriarca de Antioquia. Um dos movimentos nessa disputa foi o Patriarca Inácio III David 's nomeação de um peregrino da Etiópia como Abuna. Este peregrino nunca tentou assumir este post, na Etiópia, mas - Taddesse Tamrat argumenta - a falta de coptas . bispos forçado Yekuno Amlak contar com os guerrilheiros sírios que chegaram a seu reino. Yekuno Amlak é creditado com a construção da Igreja de Gennete Maryam perto Lalibela , que contém os primeiros sobreviventes pinturas murais datável na Etiópia.  Seu descendente Imperador Baeda Maryam tinha corpo Yekuno Amlak de re-enterrados na igreja de Atronsa Maryam .

Imperador Yagbe'u Seyon, também Yagbea-Sion (trono nome Salomon) foi nəgusä Nagast (18 de Junho de 1285-1294) da Etiópia , e um membro da dinastia salomônica . Ele sucedeu seu pai Yekuno Amlak .

Yagbe'u Seyon serviu como co-regente com seu pai Yekuno Amlak para os últimos anos de seu reinado, o que facilitou a sua sucessão. Ele procurou melhorar as relações de seu reino com seus muçulmanos vizinhos, no entanto, como seu pai, ele não teve sucesso em convencer os poderes Egito para ordenar um Abuna ou metropolitana para a Igreja Ortodoxa Etíope . A carta dele para o sultão do Egito, de Ramadhan AH 689 (no final do AD 1289) é mencionado no Etienne Marc Quatremère géographiques 's Mémoires et sur l'Egypte historiques ... sur quelques contrées voisines (Paris, 1811), onde , protesta o tratamento do sultão de seus súditos cristãos, afirmando que ele era um protetor de seus próprios súditos muçulmanos.

Marco Polo menciona que um dos "príncipes" da Etiópia em 1288 pretendia fazer uma peregrinação a Jerusalém , seguindo a prática de uma série de seus súditos, ele foi dissuadido deste projeto, mas enviou o seu "bispo" em seu lugar. Em seu regresso, este bispo foi detido pelo "Sultão de Aden", que tentou converter o eclesiástico para o Islã ; não fazê-lo, o sultão teve então o bispo circuncidado antes de soltá-lo. O "príncipe" e marcharam sobre Aden, e apesar do apoio de dois outros aliados muçulmanos, o sultão foi derrotado e capturado a sua capital. Um número de historiadores, incluindo Trimingham e Pankhurst, identificar a régua com Yagbe 'u Seyon, referência Polo correta para Adal não porto da Arábia, eo nome Zeila como capital do sultão.

Os historiadores estão divididos sobre a situação que enfrentou seus sucessores após a morte do Yagbe'u Seyon. Paul B. Henze repete a tradição que Yagbe'u Seyon não conseguia decidir qual dos seus filhos deveria herdar o seu reino, e instruiu que cada um iria governar por sua vez, por um ano. Taddesse Tamrat, por outro lado, os registros de que sua reinado foi seguido por confusão dinástica, durante o qual cada um de seus filhos ocupou o trono.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Marcadores

magia (343) astrologia (299) signos (205) espiritualidade (194) amor (167) Umbanda (155) umbanda astrológica (145) orixá (139) UMBANDA ASTROLOGICA (127) CONCEITOS (120) mulher (120) religião (94) signo (93) anjos (72) comportamento (66) candomblé (62) mediunidade (50) 2016 (49) horóscopo (43) espaço (42) anjo (36) esoterismo (36) arcanos (35) magia sexual (35) oxum (33) Ogum (31) ancestrais (30) sexualidade (29) 2017 (28) estudos (27) fé religião (27) oxumaré (27) iemanjá (25) Yorimá (12)