Total de visualizações de página

Planetas e Orixás regentes de 2023

domingo, 30 de junho de 2013

Matot - Massê: A jornada das tribos



Porção de Matot - Massê (מטות מסעי, - Números 30:2 - 36:13
As tribos - jornadas) - Números 30:2 - 36:13

A porção desta semana é dupla e, portanto, conta uma série de coisas interessantes: desde as discussões legais a respeito de promessas e juramentos, bem como a continuação do tema da divisão da terra de Israel entre as tribos e questões hereditárias. Dentro desse cenário, uma lição interessante pode ser aprendida da parte inicial do texto. Nela, Deus aparece a Moisés e lhe ordena: “Vinga os filhos de Israel dos midianitas” (Números 31:2). E, logo no versículo seguinte, vemos que “Moisés falou ao povo, dizendo: Armai-vos alguns de vós para o exército, e que estes saiam contra Midian, para fazerem a vingança do Eterno contra Midian” (Números 31:3).

Os Sábios não deixaram de perceber algo interessante. Deus usa explicitamente o imperativo de segunda pessoa – “vinga” – , ordenando que o próprio Moisés lute contra os midianistas, mas Moisés se vira ao povo e manda que eles façam a vingança! Por que isso ocorreu? Será que Moisés não entendeu o que lhe foi ordenado ou ele deliberadamente se fez de desentendido? O que se passa é que Moisés era uma figura querida e estimada em Midian, e o povo da região tinha lhe tratado muito bem no passado. Sendo assim, ele não podia simplesmente cuspir no prato em que comeu (ou “jogar uma pedra na cisterna da qual ele bebeu”, no dito rabínico) e se vingar do povo.

Que lição magnífica! Por conta de uma bondade feita para com ele, Moisés chega a desobedecer o Divino, recusando-se a ir pessoalmente se vingar dos midianitas. Muitas vezes não é o que fazem as pessoas. Quando algo de ruim é feito pelos outros, todos os atos bons cometidos no passado são esquecidos e a pessoa se foca exclusivamente na vingança. Aliás, já que estamos falando disso, é importante diferenciar entre dois conceitos que frequentemente se confundem entre as pessoas: se vingar e guardar rancor. Os Sábios perguntam: “O que é se vingar e o que é guardar rancor?”

A resposta deles é: “Suponha que A diga para B: ‘Me empresta sua enxada’ e B diga ‘não’. No dia seguinte, B diz para A: ‘Me empresta seu machado’ e A responde ‘Não vou emprestar o machado porque você não me emprestou a enxada’. Isso é vingar-se. E o que é guardar rancor? Suponha que A diga para B: ‘Me empresta seu machado’ e B responda ‘não’. No dia seguinte, B diz: ‘Me empresta sua camiseta’, e A responde: ‘Toma. Eu não sou como você, que não me empresta as coisas’. Isso é guardar rancor." Y. A. Cabalista

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Marcadores

magia (343) astrologia (299) signos (205) espiritualidade (194) amor (167) Umbanda (155) umbanda astrológica (145) orixá (139) UMBANDA ASTROLOGICA (127) CONCEITOS (120) mulher (120) religião (94) signo (93) anjos (72) comportamento (66) candomblé (62) mediunidade (50) 2016 (49) horóscopo (43) espaço (42) anjo (36) esoterismo (36) arcanos (35) magia sexual (35) oxum (33) Ogum (31) ancestrais (30) sexualidade (29) 2017 (28) estudos (27) fé religião (27) oxumaré (27) iemanjá (25) Yorimá (12)