Total de visualizações de página

Planetas e Orixás regentes de 2023

segunda-feira, 2 de janeiro de 2017

Estudar búzios, magia, astrologia, tarô e orixás, é perigoso?

  é perigoso?
Estudar búzios, magia, astrologia, tarô e orixás, é perigoso?

Pra tudo o homem precisa de outorga e proteção


Todo mundo que entra em contato com os estudos do misticismo, esoterismo, magia e espiritualismo, sentirá muitas coisas, desde uma mistura de medo, fascínio e vontade de aprender sempre mais, a muita confusão. Isso acontece porque estes seguimentos sempre foram muito perseguidos. Instituições que sempre tiveram muito poder, trabalharam ao longo dos tempos pra destruir todos esses conhecimentos, criar estigmas e muito medo. É evidente que a intenção deles nunca foi a verdade ou preocupação com as pessoas de fato, mas, manter poder, a hegemonia filosófica e poder político. Mas, também sabemos que muitas pessoas de boa índole também serviram as religiões e falaram a verdade sobre muitas coisas. A questão é que a humanidade aprender a ser extremista, como vemos hoje em dia na política, e na religião é ainda pior. Assim, por causa do erro de pessoas nefastas, aprendemos a ignorar tudo que vem de um determinado setor. Dessa forma, quem sofreu com os abusos e mentiras das igrejas, hoje em tenta ignorar tudo que vem delas, o que é um erro. Da mesma forma que fanáticos que aprenderam a ser cegos seguidores a qualquer custo, ignora tudo que for contra as suas filosofias religiosas. Eu conheço por exemplo, muitas pessoas que leva a Bíblia tão ao pé da letra que não fazem nada sem consultar uma leitura dos livros antes. Tem pessoas que só tem como verdade o que o padre ou o pastor diz, assim repetem pra si mesmo o dia inteiro "a Bíblia diz...". Ou seja, temos os que não acreditam em nada fora do que lhe ensinaram a acreditar. Pessoas que nasceram sendo forçados a ir a missas, novenas e obedecer a fé cega dos pais. E da mesma forma, tem os que lutam pra não acreditar em nada. É um enorme extremismo, as pessoas aprenderam (e não é de hoje) a ter apenas duas opções: "concordar ou discordar". Tudo isso é muito limitante e só leva o ser humano ao conflito. Ninguém está aberto ao diálogo, a ouvir o outro lado. Não se dão conta que nem tudo que vem do outro lado é mentira e que nem tudo que ela própria defenda, é verdade absoluta.

Nesse momento por exemplo, tem gente se matando no Oriente Médio, sem sequer saber porque de fato estão tirando a vida de seus semelhantes. Apenas seguem ordens insanas de idiotas, que tem o Diabo no coração e querem derramar sangue. As pessoas, só vão evitar essa ação do mal, no dia que pararem pra pensar por conta própria e começar a enxergar que nem tudo que o pastor, o padre, o pai de santo ou o monge é verdade absoluta. Que nem tudo que eles falam é sincero. Eles apenas defendem a verdade deles mas, nem sempre a verdade dos outros servem pra nós também. O padre ou o pastor, pode até achar que a filosofia da Bíblia serve pra ela, mas, jamais poderá garantir que essas filosofias tem a mesma serventia pros outros.

Vimos casos como dos hebreus por exemplo, onde leis, normas e regras eram impostas no deserto, onde as pessoas saíram de uma escravidão física, pra uma ditadura religiosa, só se fazia o que Moisés queria. Até criou-se a expressão "Lei Mosáica", nem lei de Deus era mais o termo e sim o que Moisés deixou. Claro que alegando ser tudo inspirado por Deus, lógico! Porém claramente, muito de todas as leis, claramente uma opinião dos autores, Moisés ou rabinos. Até ai compreensível, pois era um povo indócil, ele estava fazendo tudo com boa fé, certamente até visto com bons olhos por Deus. Ele só queria domar, fazer o bem, organizar a fé do povo. Mas, o que as pessoas tem que entender que os tempos mudam, as culturas mudam, as situações mudam. Aquele povo, naquele lugar árido, em constante conflito e luta pela sobrevivência, tem uma filosofia própria. Não podemos aplicar mandamentos daquele povo, daquele lugar e daquela situação, indefinidamente pelos tempos, como se todos nós tivesses que nos tornar hebreus e seguidores de Moisés. Salvo tudo que diz respeito a moral, a ética e ao amor universal, demais regras e rituais, dizem respeito a as crenças daquele povo! Essa forma de querer ser hegemonia sobre os outros povos, já vimos ao longo dos tempos que nunca deu certo. A mania de querer dizer que "Deus é nosso", que "nosso Deus é o verdadeiro" ou "nosso Deus nos protege e os outros são excluídos", já vimos bem ao longo da história que o papo é mais embaixo e que Deus não compactua com isso. O próprio Cristo agiu diferente e chegou a questionar normas das Leis de Moisés! Portanto, não fique ai pensando que só porque comprou uma Bíblia, virou hebreu, o cristão número 1 e o predileto de Deus! Deus nos julga não por ler ou não a Bíblia, por ser fanático religioso ou por estar todo dia na igreja. Ele julga pelo coração. Então não pense que só porque você se diz cristão, poderá sair apontando o dedo pros outros e julgando. Da mesma forma, não temos o direito de dizer que tudo que vem de outras crenças é tudo mentira. Há mentira em todas as vertentes, assim como também há verdades.

Mas, o que eu quero chamar atenção aqui é também sobre certos comportamentos que temos hoje no meio do espiritualismo. Claro que isso não é de hoje e não acontece só no Brasil, mas, nessa era de internet, tornou-se ainda mais gritante. As pessoas quase destruíram a astrologia, o tarô e conhecimentos sagrados no passado, por banalizar esses conhecimentos secretos, agora está ocorrendo de novo. Sim, banalizar, essa é a principal tática das forças diabólicas, tentam torná-las inócuas. Por isso, sempre surgem os charlatões e demagogos, pra espalhar falsas teorias, praticas vãs e mentiras sobre os conhecimentos sagrados, pra desacreditar. Da mesma forma, só que ao contrário, líderes religiosos, gastam milhões por mês, pra fazer programas, de reafirmação da Bíblia e das novas religiões da moda, pra ganhar mais e mais adeptos. Chegaram a um tal ponto que agora, os cenários só mostram luxo. Atrás dos oradores na TV ficam rodando imagens de carrões importados, iates e dinheiro. E ai temos que lembrar que isso não tem nada de bíblico, pois os Evangelhos dizem "meu Reino não é deste mundo", sem falar nos trechos onde ele nos alerta "virão falsos profetas". E assim, temos que relembrar "quem tem ouvidos ouçam", pois o mestre disse "é melhor perder o mundo do que a alma".

No entanto, é evidente, que não vamos recair nos conceitos cristãos antigos que demonizavam do dinheiro, pois sabemos riqueza também é um dom de Deus. Mas, riquezas ganhas com justiça, verdade e sabedoria e não com manipulação. Os patriarcas bíblicos, assim como orixás que encarnaram, tiveram muitas riquezas, mas, não tomando o suor do rosto dos irmãos. Jacó trabalhou muito, por 14 anos pra ganhar duas esposas e muitos rebanhos Ele não ficou pedindo 10% do que seus vizinhos tinham! Se você quer ser um líder religioso, vá dar aulas, vá trabalhar e criar atividades que possam trazer renda, não cobrar a peso de ouro por pregações inúteis que nem você mesmo acredita nelas.

Na Umbanda, acontece o mesmo. Pessoas que abrem uma casinha, logo amplia e faz um lugar enorme. De repente, já tem diversas unidades de templos. Qual o problema disso? O problema é quando é feito com extorsão! E o que seria extorsão? Mentir, prometer o que não pode cumprir e dizer o que não sabe. Tem pessoas que se dizem de um grau de sacerdócio e passa a se achar dono dos orixás. Começa a cobrar consultas exorbitantes, dizendo receber guias e entidades que sequer ele conhece, além disso, monta incontáveis cursos e começa a enriquecer, além de falar barbaridades em consultas, dizendo-se incorporados em espíritos.

Eu não sou contra cursos, acho na verdade, muito proveitoso pra esclarecimento e divulgar a tradição. Também não sou contra consultoria, mas, não se esqueçam que na magia ou no esoterismo há regras e limites. A pessoas tem que ter em mente que nem todo mundo pode se tornar um babalaô, por isso não deve ser ludibriada. Tem pessoas que passa anos e anos gastando com falsos líderes religiosos mentido e sugando seu dinheiro. Não é todo mundo que pode estudar búzios, não é todo mundo que pode estudar astrologia e não é todo mundo que pode estudar tarô. E muito menos se tornar pai de santo ou sacerdote em qualquer grau iniciático. Se você observar bem, verá que um terreiro se divide em funções. Isso acontece, simbolizando a vida. Ou seja, não é todo mundo que nasceu pra ser chefe de um terreiro, assim como não é todo mundo que veio com outorga pra ser um ogã ou pra jogar búzio. Cada um tem um destino.

O problema é que grandes centros como as grandes capitais, muitas pessoas querem viver de usar as pessoas. Tem gente que quer sustentar-se e manter toda família, e com luxo, as custas das outras pessoas. Dessa forma, quando ele coloca um curso ele não vai nunca dizer a uma pessoa que ela não pode mexer com determinadas coisas, quanto mais inscritos melhor. Que mal há?  Males psicológicos, espirituais e cármicos. Muitas pessoas a estudarem o que seus odus e signos não aprovam, trarão punições pro resto da vida. Já vi pessoas que perderam a mente, ao estudar búzios e astrologia sem ter preparo. É por isso, que pra adentrar qualquer grau num terreiro é preciso de iniciação mesmo sendo filho de pai de santo. Mas, o egocentrismo e excentrismo de certas figuras que vivem de extorquir as pessoas é tão grande, que eles só enxergam sua visão gananciosa.

Se a pessoa é apaixonada por astrologia ou qualquer ciência esotérica, ela pode ler, até pra entender o que é. Tá cheio de livros sobre o tema e é recomendável que leia, mas, a pessoa receberá um chamado e quando adentrar este mundo apaixonante, terá que buscar se preparar. Não estamos falando de um jogo de crianças, estamos falando de oráculos sérios! Não é um joguinho de quebra- cabeças! Dia desses assisti num canal do youtube, um cara dizer que pra ler os búzios ou um mapa astral, "não precisa de intuição pra nada"! A é mesmo? Pois decora os milhares de códigos que um Ifá tem e milhões de combinações que um mapa astrológico tem e tenta filtrar apenas de forma consciente, usando o milésimo de conhecimento adquirido em cursinhos rápidos! A intuição não funciona sozinha, precisa sim do conhecimento, das leituras, do norte dado pelos estudos, mas, não pense que só conhecimento funcionará. A intuição é que faz nosso cérebro filtrar o que focar. Da mesma forma, não pense que consultas de entidades respondem tudo. Entidades não sabem muito lá essas coisas além de nós não. Elas podem até ver o que não conseguimos ver como encarnados, pois estamos limitados, mas, o que elas vai saber não é tão profundo ou de futuro a mais do que nós. Muitas estão em planos intermediários e apenas carregam conceitos delas próprias. Por isso, muitos guias produzem livros psicografados preconceituosos e voltados a um determinado seguimento. É por isso que muitos reformulados da Umbanda, declinaram pra o kardecismo e cristianismo, pois seus guias eram cristãos quando estavam encarnados e não porque eles viram a verdade absoluta do outro lado. Se você consultar um guia na África, mais inclinado ao Islã ou a crenças tribais ele dirá outra coisa! 

É por isso que os grandes babalaôs da África, não confiam exclusivamente em entidades, a incorporação tem outras funções, aliás, orixá não fica na terra por muito tempo, pois seus cavalos não aguentariam! Esse papo de entidade ficar horas e horas dando consultas, quase sempre é balela! Em casos muito raros ele conversas por minutos e vai embora. E outras entidades sequer conversam o revelam  nada! Entidades evoluídas sabem das regras, não ficam fazendo revelações. Esse papo de ficar prevendo queda de aviões ou dizendo que famoso a ou b vai morrer, não passa de pirotecnia. Ninguém pode dizer o dia da morte de outra pessoa, nem prever tragédias. O que se faz em astrologia ou mesmo no Ifá, é mostrar tendências, apontar riscos, analisar uma bifurcação energética que poderá resultar numa catástrofe. Mas então porque algumas previsões se confirmam? Porque alguém chuta um monte de coisa, fala de tudo, de política, de famosos e de dá diversas entrevistas, por ter média nos veículos de comunicação, ai algo sempre acaba combinando. Então volta depois, com ajuda desses apresentadores que também querem audiência, pra dizer que previram, e acabam pegando fama! Mas, o destino existe? Sim, mas, pode ser mudado. Ele é escrito com algumas opções, ai vai ser somado a isso, o livre-arbítrio e o acaso, pra ver o que vamos ter no final.

Mas, não pense que entidade tem o poder de ficar falando da vida dos outros ou prevendo o futuro! Tudo é balela. As entidades evoluídas jamais farão isso. Só espíritos enganadores vão ficar fazendo esse tipo de espetáculo. Tá cheio de vídeo por exemplo, de homens vestido de pombagira, dando consultas horas e horas. Em primeiro lugar, o homem tem que ter como seus guias de serviço, entidades do masculinas e segundo lugar, não ficaria mais que alguns minutos incorporados. E homem pode receber pombagira? Sim pode. Mas, a função é outra, sendo apenas de descarga e muito rápido. É por abusar e distorcer a liturgia e ritualística, que tá cheio de pai de santo e mãe de santo, se revelando homossexuais. Ôpa! Tá descambando pro lado do preconceito? Não meu caro leitor. Nesses dias de hoje, onde o politicamente correto não deixa debater nada, somos sempre forçados e falar a verdade, mesmo que as pessoas não queiram entender. Eu explico!

Quando o médium já é homossexual, se fez no santo sabendo ser homossexual ele já tem sua coroa adaptada a sua ancestralidade, signos e carmas. Mas, quando ele é feito de uma forma, iniciado de uma forma e depois começa a enveredar por outro caminho, é óbvio que tem algo muito errado em sua coroa. Não estou dizendo que ser homossexual é castigo ou não, que é bom ou não. Mas, não é bom pra muitos médiuns em diversas circunstâncias. E não venham com esse papo de preconceito não.  Estou analisando do ponto de vista teológico, filosófico, magistrático e sagrado. Tem muitas mulheres aderindo ao movimento lésbico ou homens se revelando homossexuais, por causa de erros em suas militâncias ritualísticas. E não percebem isso. Especialmente quando muitos abusam da esquerda por causa da ganância! E não tem esse papo de "saiu do armário". Os movimentos gays, defendem logo que "não há ex-gay", o que eu discordo! Mas, é discussão pra outra hora. Mas, quando fala-se em "ex-hétero", ai vem com esse papo de "saiu do armário". Porque só tem que inclinar pra um lado? Se não há ex-gay, também não há ex-hetero. O que pode haver é simpatizantes, pessoas que aderem de forma consciente, mas, se deixar sua essência. Em meu conceito, ninguém nasce gay ou hétero, todos nascemos com uma forma física, mas ,as opções sexuais e comportamentos, vão sendo moldados, a partir do momento que vamos tomando consciência do ambiente ao nosso redor. E é por isso que tem mais hétero do que gays no mundo, porque há uma forte predominância por imposição, de diversos fatores, entre eles fatores religiosos, culturais e sociais.

Uma outra coisa que quero falar aqui pra finalizar é sobre a forma que as pessoas pagam pau, como se diz na gíria das ruas, a gringos. Se o cara chegar da Nigéria, pode não saber fazer um chá, lá onde ele vivia, abre um terreiro no Brasil, fala com sotaque e faz toda ornamentação, ai todo mundo paga o que ele quer, logo ele tá podre de rico. As pessoas tem que entender, que nem todo africano tem mediunidade ou contato com os orixás. Da mesma forma que nem todo japonês luta caratê ou é ninja. Nem todo baiano joga capoeira e nem todo americano conhece a Disney! Não é porque o cara veio da África que ele é um babalaô enviado por Orumilá! Não é porque o cara foi a Àfrica que ele se tornou o senhor dos segredos! Tem gente que tem canais na internet e programas na rádio, onde repete o tempo todo "lá na Àfrica quando eu fui lá ver meu mestre..." ou seja força a barra o tempo todo, como se por ele ir ao continente dos orixás, lhe desse a outorga máxima sobre todos os segredos! Não é por ter amizade com algum babalaô que alguém se torna o deus do saber! Não é também todo babalaô africano que sabe tudo. Muitos nem sabe nada relevante. Vemos discordâncias em todas as religiões. Aliás, pesquisas antroplógicas, deixam claro que a crença aos orixás, ao ifá e a magia africana, veio de outros locais, como por exemplo o Egito, o Oriente Médio e até a Índia. E tudo foi adaptado a cultura africana, assim como a cultura africana, agora se adapta a nossa também! Ninguém é dono da verdade. 

Tem muita gente vendendo curso, querendo ditar regras de Itans africanos. Saibam que  os itans africanos dizem respeito a medicina africana, aos orixás africanos, que levaram em consideração aquela realidade, aquela era, aquelas tribos... Tudo é adaptável ao ambiente, a ancestralidade. Não temos que seguir itans, à risca de forma irrevogável não! Apenas temos o original, que aliás, ninguém mais sabe qual é, apenas pra ter um norte, uma saída e não ficarmos presos a regras antigas. Na verdade, temos que decodificar a astrologia e a Umbanda, não ficar fazendo faculdades de Umbanda, apenas pra repetir coisas difusas, desconexas e que abracem todo mundo pra ter mais lucros!

Axé a todos e muita paz!

Carlinhos Lima

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Marcadores

magia (347) astrologia (303) signos (210) espiritualidade (197) amor (167) Umbanda (155) umbanda astrológica (145) orixá (141) UMBANDA ASTROLOGICA (128) mulher (122) CONCEITOS (120) religião (94) signo (94) anjos (74) comportamento (66) candomblé (62) mediunidade (50) 2016 (48) horóscopo (43) espaço (42) anjo (37) esoterismo (36) arcanos (35) magia sexual (35) oxum (35) Ogum (32) ancestrais (30) sexualidade (29) 2017 (28) estudos (27) fé religião (27) oxumaré (27) iemanjá (25) Yorimá (12)