Total de visualizações de página

Planetas e Orixás regentes de 2023

domingo, 9 de julho de 2017

"Awòbóbó" uma interjeição de alegria e saudação a Oxumaré, Ewá e Besén


Salve os ancestrais sagrados

https://www.submarino.com.br/produto/125493849/livro-umbanda-astrologica

Há no meio da Umbanda, um movmento "branqueador", hiper indigenista, super puritanista que tenta dizer que a Umbanda é "superior ao Candomblé", que é uma religião brasileira, nascida aqui e por ai vai... Não é culpa das pessoas que aderem a essa filosofia e conceitos, mas, de lideranças que tentaram fazer uma separação e reformulação dos cultos, tradições e na forma de ver o orixá. Na verdade, sempre teimo e teimarei aqui, que a Umbanda apenas resurgiu no Brasil, ela apenas, estava esperando o momento certo de revelar-se. Até porque os orixás, já agim há muito tempo no Brasil, especialmente na macumba e outros movimentos anteriores a Umbanda reiniciada por Zélio.

A verdade é que a Umbanda é da mesma linhagem que o Candomblé e nunca será superior ou pior. São apenas formulações distintas que visam conceitos diferentes, mas, com mesmos processos e poderes sagrados. A influência de vertentes puritanistas como Kardecismo, Catolicismo e outras religiões europeias, é que forma pensamentos e interpretações erradas sobre os cultos afrobrasileiros. A Umbanda, nunca vai perder seu tripé africano, nunca vai perder seu poder ancestral vindo dos orixás e nunca terá que se curvar as religiões europeias. Ela pode se somar as religiões cristãs, espiritualistas europeias e muitas outras coisas, mas, jamais poderá ser humilhada, vista como crença de analfabetos ou primitivos. A Umbanda é grandioso, milentar, vinda de muito antes da reveleção a Zélio, basta ver o ensino dos magos que nela trabalham. Umbanda e Candomble são irmãos, são da mesma origem e tem a mesma finalidade - que é o crescimento espiritual do ser humano, a honra aos ancestrais e o poder do Criador dentro de nós.

Estou falando isso, porque nessa sanha de tentar eliminar a magia africana da Umbanda, muitos desentendidos que se passam por "mestres" tentam excluir e limitar o número de orixás. Esquecem-se assim de muitos orixás importantes do panteão, que pertente ao livro da vida o sagrado Ifá. Como por exemplo, os poderosos e portentosos orixás, Oxumaré, Ewá, Ossaím, Logun-edé, Iroko, Orumilá e assim por diante... A verdade é que os signos e códigos ancestrais,  são milhares. Não podemos limitar a Umbanda apenas a 7 poderes ou 7 vibrações. Na verdade, 7 é apenas um degrau, uma das etapadas dos poderes sagrados.

E por falar nesses orixás que muitos erroneamente tentam desqualificar ou descartar, falo aqui de uma saudações linda e importante a Oxumaré e Ewá ou Bessén:



"Awòbóbó" - que por aqui teve varias grafias - arroboboia, arrumboboia, ahumboboy, etc. etc.etc. - e também virou saudação de Besén é, na verdade, uma interjeição de alegria. Consiste em um gestual onde se "grita" colocando as mãos sobre os lábios de forma intermitente - aos moldes do que os indígenas faziam nos antigos filmes de faroeste. É uma saudação que as pessoas faziam (e ainda fazem) em louvor ao Rei, quando esteve visita sua tribo. 


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Marcadores

magia (343) astrologia (299) signos (205) espiritualidade (194) amor (167) Umbanda (155) umbanda astrológica (145) orixá (139) UMBANDA ASTROLOGICA (127) CONCEITOS (120) mulher (120) religião (94) signo (93) anjos (72) comportamento (66) candomblé (62) mediunidade (50) 2016 (49) horóscopo (43) espaço (42) anjo (36) esoterismo (36) arcanos (35) magia sexual (35) oxum (33) Ogum (31) ancestrais (30) sexualidade (29) 2017 (28) estudos (27) fé religião (27) oxumaré (27) iemanjá (25) Yorimá (12)