O satélite de pesquisa TESS da agência espacial norte-americana descobriu o menor exoplaneta até hoje encontrado, chamado L 98-59b.
De acordo com estudo, publicado na revista científica The Astronomical Journal, o planeta tem um tamanho estimado entre o da Terra e o de Marte.
As dimensões desse exoplaneta são 10% menores do que as do menor planeta descoberto anteriormente pela TESS – o HD 21749c, segundo uma declaração da NASA.
Sua estrela hospedeira, L 98-59, é uma anã com cerca de um terço da massa do Sol e que fica a uns 35 anos-luz de distância do nosso planeta, na constelação do sul de Volans.
L 98-59b Is The Smallest Planet Yet Discovered By TESS Satellite #Astronomy ow.ly/TTPg50uQKik
Veja outros Tweets de MessageToEagle.com
L 98-59b é o menor planeta já descoberto pelo satélite TESS
L 98-59b leva 2,25 dias para dar uma volta ao redor da estrela, e está tão perto dela que recebe até 22 vezes mais energia do que a Terra recebe do Sol.
Trio de descobertas
Outros dois planetas no sistema, L 98-59c e L 98-59d, também foram encontrados pelo TESS e são maiores respectivamente 1,4 e 1,6 vezes do que a Terra.
Provavelmente, nenhum dos três exoplanetas abriga vida, já que todos eles estão fora da zona habitável de sua estrela, ou seja, aquelas distâncias da estrela onde é possível a existência de água líquida em suas superfícies.
"Ainda temos muitas perguntas sobre por que a Terra se tornou habitável e Vênus não […] Se pudermos encontrar e estudar exemplos semelhantes em torno de outras estrelas, como a L 98-59, podemos potencialmente revelar alguns desses segredos", disse Joshua Schlieder, coautor do estudo.
- ...
-
Depois de recriarem as condições similares às da lua Titã de Saturno, cientistas concluíram que as moléculas da atmosfera de Titã poder...
-
Ao retratar estrangeiros, escravos ou sátiros, os artistas desenhavam órgãos grandes, só que eles não eram exemplos a serem admirados A...
-
A forma de síntese lançada pelo movimento de Umbanda Esotérica é fantástico, afinal, querendo ou não os separatistas, todos
Nenhum comentário:
Postar um comentário