Uma nova técnica de raios X permitiu encontrar um menino Jesus com asas oculto em uma das famosas pinturas de Leonardo da Vinci, conhecida como "Virgem das Rochas".
A alta quantidade de zinco do esboço foi uma grande ajuda para revelar o que, até hoje, o famoso quadro escondia.
A "Virgem das Rochas" surpreendeu o professor de uma universidade britânica, pois suas técnicas de raios X revelaram o notável esboço sob as camadas da pintura original.
Esta não é a primeira vez que foram encontradas provas de pinturas subjacentes nesta obra. Anteriormente, a utilização de luz infravermelha revelou um esboço da Virgem Maria em uma posição mais elevada, porém, uma nova técnica chamada macro fluorescência de raios X (MA-XRF) revelou o menino Jesus com asas.
O professor de engenharia Pier Luigi Dragotti, do Imperial College London, realizou uma verificação cuidadosa no complicado processo da descoberta, que ele considera tão difícil quanto encontrar "uma agulha no palheiro".
A técnica MA-XRF está sendo utilizada há aproximadamente 10 anos para analisar pinturas antigas. No entanto, esta é a primeira vez que foi utilizado um algoritmo descoberto por Dragotti, que permite interpretar os dados fornecidos com maior precisão graças à alta presença de zinco no esboço.
Apesar da revelação, os mistérios que rondam as pinturas de Da Vinci ainda não foram totalmente desvendados, já que outras pinturas apresentam mensagens e formas ocultas para serem desvendadas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário