Total de visualizações de página

Planetas e Orixás regentes de 2023

segunda-feira, 7 de dezembro de 2020

Cientistas fazem descoberta impressionante sobre a vida em Marte

 


Em estudo publicado na revista Science Advances, um grupo de cientistas chegou à conclusão que a região mais habitável para a vida em Marte teria sido até vários quilômetros abaixo de sua superfície.

Publicação de pesquisadores do Rutgers University-New Brunswick, do Dartmouth College, da Louisiana State University e do Planetary Science Institute pode ajudar a resolver o que é conhecido como o paradoxo do jovem Sol fraco, questão chave para entender a origem da vida em Marte.

O paradoxo do jovem Sol fraco trata da contradição aparente entre observações de água líquida no início da história da Terra (e também de Marte), e a predição astrofísica de que o brilho do Sol na época era de apenas 70% em relação ao presente, insuficiente para manter água no estado líquido.

A publicação parte do entendimento de que nosso Sol é um enorme reator de fusão nuclear, que gera energia pela fusão de hidrogênio em hélio. Com o tempo, o astro aqueceu a superfície dos planetas em nosso sistema solar. Porém, cerca de quatro bilhões de anos atrás, o Sol estava muito mais fraco, então o clima do início de Marte deveria ser congelante.

Os pesquisadores sustentam, no entanto, que a superfície de Marte tem muitos indicadores geológicos, como leitos de rios antigos, e indicadores químicos, como minerais relacionados à água, que sugerem que o planeta vermelho tinha água líquida abundante há cerca de 4,1 bilhões.

Essa aparente contradição entre o registro geológico e os modelos climáticos é onde está o paradoxo do jovem Sol fraco na questão envolendo a vida no planeta vermelho.

"Mesmo que gases de efeito estufa como dióxido de carbono e vapor d'água sejam bombeados para a atmosfera marciana em simulações de computador, os modelos climáticos ainda lutam para sustentar um Marte quente e úmido de longo prazo", disse a autora Lujendra Ojha, professora assistente do Departamento de Ciências da Terra e Planetárias na Escola de Artes e Ciências da Rutgers University-New Brunswick.


 
 © NASA . NASA/JPL-Caltech/MSSS
Foto da superfície de Marte tirada pela sonda Curiosity
Em planetas rochosos como Marte, Terra, Vênus e Mercúrio, elementos produtores de calor como urânio, tório e potássio geram calor por decaimento radioativo.

Em tal cenário, a água líquida pode ser gerada através do derretimento no fundo de espessas camadas de gelo, mesmo se o Sol estiver mais fraco do que agora. Na Terra, por exemplo, o calor geotérmico forma lagos subglaciais em áreas do manto de gelo da Antártica Ocidental, Groenlândia e Ártico canadense.

Para os cientistas que publicaram o estudo, é provável que um derretimento semelhante possa ajudar a explicar a presença de água líquida em Marte há quatro bilhões de anos. Independentemente da natureza real do antigo clima marciano, a subsuperfície (abaixo da terra) teria sido a região mais habitável de Marte.


 
 © Foto / NASA/JPL/University of Arizona
Fluxos da água em Marte
Os cientistas examinaram vários conjuntos de dados de Marte para ver se o aquecimento via calor geotérmico teria sido possível neste período. Eles mostraram que as condições necessárias para o derretimento subterrâneo seriam onipresentes.

Mesmo se Marte tivesse um clima quente e úmido há quatro bilhões de anos, com a perda do campo magnético, afinamento atmosférico e subsequente queda nas temperaturas globais ao longo do tempo, a água líquida pode ter sido estável apenas em grandes profundidades. Portanto, a vida, se alguma vez se originou em Marte, pode ter seguido a água líquida a profundidades progressivamente maiores.

"Em tais profundidades, a vida poderia ter sido sustentada por atividade hidrotérmica (aquecimento) e reações rocha-água", disse Ojha. "Portanto, a subsuperfície pode representar o ambiente habitável de vida mais longa em Marte".


 
Vista de antiga rede fluvial em Marte

 

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Marcadores

magia (343) astrologia (299) signos (205) espiritualidade (194) amor (167) Umbanda (155) umbanda astrológica (145) orixá (139) UMBANDA ASTROLOGICA (127) CONCEITOS (120) mulher (120) religião (94) signo (93) anjos (72) comportamento (66) candomblé (62) mediunidade (50) 2016 (49) horóscopo (43) espaço (42) anjo (36) esoterismo (36) arcanos (35) magia sexual (35) oxum (33) Ogum (31) ancestrais (30) sexualidade (29) 2017 (28) estudos (27) fé religião (27) oxumaré (27) iemanjá (25) Yorimá (12)