Total de visualizações de página

Planetas e Orixás regentes de 2023

domingo, 30 de setembro de 2018

A Nova Aliança, o convênio feito por Deus com Jesus em favor de todos os homens



O Novo Testamento.

Também chamado de A Nova Aliança, o convênio feito por Deus com Jesus em favor de todos os homens, tem inspirado o comportamento humano através dos tempos. Um Livro pleno de amor e devoção, subvertendo a moral da época, renovando os alicerces da sociedade em que era apregoado, extrapolou as fronteiras nacionais para criar uma civilização: A civilização cristã. Compreende 27 livros do cristianismo, religião fundada por um judeu, Jesus de Nazaré há 2000 anos e é aceito como Palavra de Deus, para um em cada três homens no mundo.

Os cristãos reconhecem como sagrados os livros da religião judaica que formam o Antigo Testamento. O Novo Testamento foi escrito pelos primeiros cristãos, sobre a vida de Jesus e das primeiras comunidades cristãs. Sua mensagem é quase sempre conhecida como Evangelho que do, grego, significa Mensagem Feliz e para Jesus significava a boa nova de libertação para todos os homens. A ordem tradicional dos Livros do Novo Testamento: os quatro evangelhos (Mateus, Marcos, Lucas e João), os Atos dos Apóstolos, as Cartas de Paulo, as Cartas aos Hebreus, as Cartas de Pedro, as Cartas de João, as Cartas de Judas e o Apocalipse de João. Todos esses livros foram escritos em grego entre os anos 51 e 100 da era cristã.

Os escritos originais não foram encontrados, existindo, no entanto, cerca de 5.000 cópias antigas. O evangelho de Marcos foi concluído por volta de 65-70 d.C., os de Mateus e Lucas, 75-80 d.C. O fragmento de manuscrito mais antigo é anterior ao ano 150 e foi encontrado no Egito.

Os manuscritos que contêm o Novo Testamento completo datam do século IV. São eles: o Codex Vaticanus, conservado na Biblioteca do Vaticano e o Codex Sinaiticus, descoberto no mosteiro de Santa Catarina, no Monte Sinai e conservado no Museu Britânico de Londres.

Durante a Idade Média, até a descoberta da imprensa, a Bíblia era recopiada nos mosteiros. Em 1456 Gutenberg imprimiu seu primeiro exemplar. As primeiras traduções apareceram no século II: em latim, siríaco (Séc. II), copta (Séc. III), gótico, georgiano, etíope (Séc. IV), em armênio (Séc. V), árabe, chinês, anglo-saxão (Séc. VIII), alemão, eslavônio, franco (Séc. IX).

No Novo Testamento encontramos os relatos da vida de Jesus: nascimento, Jesus e João Batista, a ressureição de Lázaro, a Última Ceia, o Jardim de Getsêmane, a subida do Calvário, a Ressureição dos mortos – bem como relatos dos primeiros cristãos e seu heroísmo na proclamação desta Mensagem: Pentecostes, os primeiros conflitos com as autoridades, o evangelho de Samaria, a conversão de um etíope, a fundação da Igreja de Antioquia, o concílio de Jerusalém, o assassinato de Tiago, Estevão – o primeiro mártir cristão, a fuga de Pedro, dentre outros. Atualmente, o Novo Testamento está traduzido em 459 línguas e mais de 15 milhões de exemplares são vendidos ou distribuídos todo ano. É, de longe, o livro mais lido e adquirido no mundo.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Marcadores

magia (342) astrologia (296) signos (202) espiritualidade (194) amor (167) Umbanda (155) umbanda astrológica (145) orixá (139) UMBANDA ASTROLOGICA (127) CONCEITOS (120) mulher (120) religião (94) signo (93) anjos (72) comportamento (66) candomblé (62) mediunidade (50) 2016 (49) espaço (42) horóscopo (42) anjo (35) arcanos (35) esoterismo (35) magia sexual (35) oxum (33) Ogum (31) ancestrais (30) sexualidade (29) 2017 (28) estudos (27) fé religião (27) oxumaré (27) iemanjá (25) Yorimá (12)