Total de visualizações de página

Planetas e Orixás regentes de 2023

domingo, 13 de abril de 2014

E o dinheiro na Umbanda e nas religiões - podemos cobrar os trabalhos e consultas?

Nas religiões, dinheiro é um tema complicado. Não que o dinheiro seja ruim, mas, junto com o sexo é o tema mais combatido, apesar de todos saberem que 100% das religiões precisam deles. Só que sempre surgiram os reformadores que saem do seio de outra religião e juram trazer um sistema novo pra aplacar a ganância. E ai vem com um monte de regras, mas, mesmo que sua proposta seja original, sincera e até tenha sucesso por algum tempo, pode ter certeza que lá na frente seus sucessores vão descambar pro lado da busca incessante por dinheiro e poder. Prova disso foram as reformas protestantes, que sempre atacavam a Igreja Católica pelo poder que tinha e riqueza que arrecadavam e hoje estamos vendo que se tornou no movimento mais ganancioso de nossos tempos, com templos caros, contribuições rotineiras, líderes cada vez mais ricos e poder político.

Enfim, nos meios espiritualistas também não é diferente. E até por isso se formam os grupos elitizados, que lançam cursos "mamão com açúcar" que apenas iludem e não ensinam direito. Faculdades, escolas de Umbanda e atendimentos vips. Federações e organizações poderosas que tem poder político e exclusivismo. Mas, não tenha nada contra nada disso em seu contexto mas, em seu mérito. Eu sou a favor dos cursos, escolas e faculdades de Umbanda, de Candomblé, Esoterismo ou espiritualismo. Apenas sou contra a sensacionalismo, mentira e hipocrisia. 

Eu sei e sou defensor que se arrecade dinheiro, afinal de contas as religiões que tentam nos esmagar, ocuparam a mídia e tem muito poder. Assim pra contra-atacar e ocupar a mídia também precisamos sim de uma boa organização, contribuição e arrecadar. Também sei que quem ministra os cursos ocupa seu tempo, trabalha duro e por isso merece sim ganhar por seus serviços, até porque essa história de "dar de graça o que de graça recebeste" não passa de malandragem de quem não quer pagar por consultoria e auxílios, é um lema recorrente dos mão de vaca. E isso é muito subjetivo, pois quem recebeu o dom de ser um cientista, médico, psicólogo, advogado ou qualquer outro profissional, deveria também trabalhar mais de graça e fazer mais caridade, pois recebem de Deus os dons e a vida também.

A assistência espiritual, o contato com os espíritos e consultoria com entidades, eu creio que devem ficar a cargo deles. Apenas eles podem dizer se os médiuns podem cobrar ou não pelos atendimentos, pois é um trabalho que a entidade também vem a Terra prestar. Mas, não esqueçamos que o médium é gente, precisa comer e tá ali ocupando seu tempo, pra atender um monte de gente na maior parte egoísta que só vai lá, tanto pra testar, quanto pra abusar e se aproveitar, depois dão as costas e ainda saem debochando, se não debocham, no mínimo não agradecem. Então ao menos precisam fazer algum tipo de doação ao local, que precisa se manter, comprar velas, incensos, pagar conta de luz e agua, e nada vem de graça. Médium não come vento e muito menos tem obrigação de resolver e orientar os outros que se enrolam por sua própria desobediência espiritual.

Se o cara tá mal e vai ao médico, ao psicólogo ou a terapeuta, ele paga. Já se tá mal e vai a um médium e é bem atendido e auxiliado, vem com esse papinho de caridade, apenas pra dar o migué. No entanto, se diz "convertido" e o pastor lhe joga um envelope ou cestinha na sua mão ele dá contribuição generosa! Ou seja, mais uma vez a esperteza humana! Primeiro porque caiu naquela babozeira que nada tem haver com Bíblia que é a tal "Teologia da Prosperidade", que é o maior "kaô" usado pelas religiões da moda e então o cara pensa que contribuindo vem de volta de montão. Já nas umbandas não tem essa falsa lógica. Outro motivo é que em especial no Ocidente, o imáginário popular e o inconsciente coletivo, grafou na alma das pessoas que 'a Bíblia é a Palavra de Deus", ou seja, falar na Bíblia já é sinal de que tem que obedecer. Como se ela fosse um livro que caiu das nuvens pronto sem sofrer alterações, adulterações e como se maior parte não fosse apenas imaginação de seus autores, escrito em épocas, locais e momentos distintos. Como se Deus assumisse tudo que está lá como sendo dito por ele. Como se a Bíblia não fosse mais um livro político do que espiritual. E como se nela não tivesse lendas, mitos e metáforas. Ai o cara por tudo isso fica com um medo imenso de desobedecer a ordem do pastor ou padre. Como se só porque o cara se diz representante divino e pertence a uma igreja, tivesse autoridade pra viver em regalias em nome de Deus. Como se ele fosse um "braço direito de Deus na Terra" e que por isso, seus fiéis tivesse o dever de dar a ele um jatinho novo, um carro importado, milhões na conta bancária e horário na TV!

Lidando e estudando com a Umbanda e espiritualismo a 18 anos,  podemos ver que a religião é irmã gêmea da política e por isso em matéria de poder se dá tão bem uma com a outra. Ou seja, se temos políticos ruins por exemplo, é porque temos eleitores insensatos. Se temos corrupção na política é porque temos gravado no inconsciente brasileiro que o jeitinho é permitido e que o que "rouba mais faz" merece ser eleito sempre, pois acaba destribuindo propina pra muita gente. 

E na religião se tem líderes que não são dignos de confiança é justamente porque o povo cria esses tipos de lideranças. Se pastores arrecadam milhões e se exbaldam com eles é porque seus seguidores permitem. Da mesma forma se tem pais e mães de santo que extrapolam é porque acham campo fértil pra isso! As pessoas costumam dar mais valor ao topo, a vip, ao bambambam que tá na mídia e atende celebridade, mesmo que seja apenas marketing. As pessoas adoram ir em quem cobra mais, pois pensa que ele tem mais valor. Se cobram qualquer quantia que eles podem pagar pra realizar seus desejos insanos e egoístas, eles pagam sem sequer cogitar pelos resultados ou se vai ter algum resultado. Eles apenas não querem ser contrariados.

E ai se revela mais um cúmulo da cara de pau. Ou seja, pessoas que batem de porta em porta e pagam os "olhos da cara" por desejos insanos e simplesmente não conseguem nada. Tem pessoas que passam anos buscando coisas que nem elas mesmas sabem o que é de verdade e pagam caro por isso. Porém quando encontram alguém elas querem dar o troco em quem não tem nada haver com sua burrice. Ou seja, elas dão toda grana, pagam por feitiços e tratamentos caros, aos vigaristas e mentirosos, mas, quando encontram alguém que é honesto no meio, ai elas vem com seu "migué estratégico", fazem amizade, ganham confiança e começam a chorar. E dai em diante, querem sempre consultoria de graça.

Antes, pagaram qualquer valor pra ter seus desejos insanos, sem se importar com a ética, com seus guias, com seu carma e com seu espírito. Porém depois que caem em si e encontram alguém que tem mais os pés no chão, elas querem dar o troco em quem não tem nada haver. Ai lembram-se das artimanhas de quem não quer pagar, pela consulta, querem ajuda de graça e sequer agradecem. Então começam a chorar e sequer pagam pelas consultas, pelo mapa astral e abusam o quanto podem. E choram tanto que a pessoa passa a acreditar que elas estão mesmo na  pior. Então de repente vemos que ela tá fazendo turismo em lugares paradisiacos, tá viajando muito, trocou de carro, comprou um imóvel chique e aumentou de salário! Mas, quem disse que o positivo eles contam, ou que sequer agradecem ou doam alguma coisa, ao menos para as entidades que os ajudou? Jamais! Então vemos essas pessoas sumirem e voltar pra seu mundinho e curtir a vida. Só que tempos depois elas acabam sofrendo consequências de sua ambição, egoísmo e ingratidão e sempre acabam voltando. Assim quando vemos elas sumirem saibam que estão no bem bom, mas, quando retornam, tão desoladas e querendo ajuda novamente.

E quem usa a Bíblia pra não pagar nada por consultoria astrológica ou espiritual, saibam que quando as doações faltavam o Templo de Israel a pessoa era punida rigorosamente. E que pessoas por não doarem aos apóstolos tiveram consequências graves. Muitas vezes não é nem alguma entidade do sacerdote ou consultor que requer doação e ajuda financeira, mas, a própria entidade do consulente que quer ajuda, que exige doação pra que algo em sua ancestralidade se resolva e metas sejam cumpridas. Porém 98% das pessoas só querem se servir, obter ajuda e conhecimento, sem sequer olhar pra trás.

E por isso a Umbanda e as pessoas sempre definharam por não serem pregados corretamente os preceitos e não ouvirem direito as mensagens. E muitos militam anos na busca do seu orixá e cansam, só fazem coisa errada e então acabam caindo no esgoto sensacionalista das seitas da moda, que prometem uma paz artificial um deus que não existe e uma prosperidade que nada tem haver com a Bíblia. Pois qualquer teólogo, mesmo iniciante ou leigo, capta facilmente que a mensagem cristica é de humildade, nada atrelada a dinheiro ou poder. E a Bíblia como um todo com citações de dízimos ou tesouros do Templo se refere ao povo libertado da escravidão do Egito, um povo que tava pobre e desorientado e que tinha então que organizar sua economia. E não qualquer espertalhão que aluga um galpão, compre um terno novo e uma Bíblia e registra uma congregação que vai sair por ai arrecadando 10% do que seus irmãos ganham, como se alguém tivesse o dever de dar a ele uma vida de marajá, só porque ele grita e lê a Bíblia aos sábados!

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Marcadores

magia (343) astrologia (299) signos (205) espiritualidade (194) amor (167) Umbanda (155) umbanda astrológica (145) orixá (139) UMBANDA ASTROLOGICA (127) CONCEITOS (120) mulher (120) religião (94) signo (93) anjos (72) comportamento (66) candomblé (62) mediunidade (50) 2016 (49) horóscopo (43) espaço (42) anjo (36) esoterismo (36) arcanos (35) magia sexual (35) oxum (33) Ogum (31) ancestrais (30) sexualidade (29) 2017 (28) estudos (27) fé religião (27) oxumaré (27) iemanjá (25) Yorimá (12)