Total de visualizações de página

Os Orixás regentes de 2025

domingo, 27 de setembro de 2020

Significado desvendado: mosaico do século IV é crítica à fé cristã, diz arqueólogo (FOTOS)

 


O intrincado mosaico do século IV foi achado em 1983 por uma equipe de arqueólogos poloneses na costa oeste de Chipre. Finalmente os cientistas parecem ter descoberto o significado dos desenhos.

À primeira vista, o mosaico de 16 metros quadrados parece representar cenas da mitologia grega, com o deus Zeus e Cassiopeia, a mãe da princesa Andrômeda, além de faunos. Todavia, o verdadeiro significado do desenho iludiu arqueólogos por quase 40 anos.

Na verdade, "este mosaico é uma polêmica anticristã ilustrada em um período de crescente dominação dos seguidores da fé cristã", garante ao tabloide Express o arqueólogo Marek Olszewski, do Departamento de Arqueologia da Universidade de Varsóvia, Polônia.

 


 

Parte de antigo mosaico em que a fé cristã é provavelmente parodiada

O século IV, período em que o mosaico foi produzido, marcou uma época de grande desenvolvimento para os seguidores de Jesus Cristo. Mas nem todo mundo estava aceitando a nova fé durante esses tempos, como demonstram as ilustrações.

O arqueólogo polonês defende que o mosaico faz uso de alegoria, analogia e personificação para salientar o cristianismo. Por exemplo, argumenta Olszewski, a imagem do deus Dionísio sentado no colo de Hermes é uma zombaria do menino Jesus sentado no colo da Virgem Maria.

Da mesma forma, uma cena que descreve Apolo condenando o fauno Marsias à morte reflete a cena de Pôncio Pilatos condenando Jesus à crucificação. "Todos esses princípios retóricos foram usados ​​nas artes retóricas, mas tiveram um grande impacto em outras artes, incluindo as artes visuais […]. O mosaico é construído sobre os princípios da antítese retórica aos princípios da fé cristã", explica o arqueólogo.

 

 
Parte de antigo mosaico em que a fé cristã é provavelmente parodiada

Neoplatonismo

Na opinião de Olszewski, o mosaico provavelmente foi inspirado por um movimento dos séculos III e IV conhecido como Neoplatonismo.

Esse movimento religioso e político era particularmente popular entre a elite da época. E nesse período a administração romana estava cada vez mais rejeitando as velhas crenças pagãs em um movimento em direção ao cristianismo.

Isso levou a muitos confrontos entre pessoas que se apegavam aos seus velhos hábitos e os seguidores de Cristo.

Olszewski acredita que haja mais exemplos de crítica visual ou zombaria por aí e cita mosaicos polêmicos dos séculos III e IV que foram encontrados na Síria.

 

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Marcadores

magia (348) astrologia (307) signos (214) espiritualidade (197) amor (167) Umbanda (155) umbanda astrológica (145) orixá (141) UMBANDA ASTROLOGICA (128) mulher (123) CONCEITOS (120) religião (94) signo (94) anjos (74) comportamento (66) candomblé (62) mediunidade (50) 2016 (48) horóscopo (43) espaço (42) anjo (37) esoterismo (36) arcanos (35) magia sexual (35) oxum (35) Ogum (32) ancestrais (30) sexualidade (29) 2017 (28) estudos (27) fé religião (27) oxumaré (27) iemanjá (25) Yorimá (12)