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A pombagira

sexta-feira, 25 de julho de 2008

o jogo de buzios é fantastico


Os búzios são sacralizados, energizados, através de uma cerimônia específica, chamada "dar de comer aos búzios", e que implica em diversas oferendas,tais como ervas especificas, a união do mineral e não poderia deixar de ter rezas. O importante, alem de formação, concentração e entendimento é o autocontrole das emoções.

O jogo dos búzios, que são um tipo de conchas do mar, é o modo pelo qual os homens e orixás podem se comunicar. Vindos do imenso e misterioso mar, das águas que percorrem todo o mundo, na forma de rios, chuvas, orvalho, nuvens os búzios trazem consigo os segredos das águas, do céu e da terra e a energia de tudo que existe. Essa na verdade se trata de mais uma ritualistica Sagrada que se transformou em oraculo, pela combinação perfeita dos elementos.

Apenas os búzios que passam por esta cerimônia são aceitos como interlocutores dos orixás e de Ifá.

O jogo de búzios e a possibilidade da visão do sacerdote ou sacerdotisa estão diretamente ligados ao axé equilibrado e pleno e à sensibilidade e atitude correta de cada pai ou mãe-de-santo. É seu axé, sua intuição e muito principalmente, seu conhecimento dos múltiplos mitos, que permitem interpretar as quedas dos búzios. É preciso além de dom, muito treinamento.

No caso do jogo por odus (destinos pessoais), é preciso conhecer os longos poemas de Ifá, que estabelecem o contexto representado por cada queda. O jogo de búzios é feito jogando-se 16 búzios e considerando-se os que caem abertos e os que caem fechados. E também entende de arquetipos e caracteristicas de todos os orixas.

Jogar os búzios é conversar com Ifá Orunmilá e os orixás. Para isso, é preciso que os caminhos entre o ayê (terra) e orum (mundo dos orixás) estejam em comunicação. Portanto, como se pode ver no mito de Exu, este precisa ser chamado, pois ele é o movimento,a ação, a comunicação, também conhecido como ojixé ebó "aquele que leva todas as oferendas" ou até mesmo Exu Ihoin daa pupo "exu transportador de noticias boas". E é necessário, ainda, fazer uma oração saudando os orixás e os antepassados de quem se herdou o jogo (os que transmitiram o conhecimento de geração em geração - conhecimento é axé, também - até o presente).
O jogo é feito numa peneira ou sobre uma toalha onde se colocam brajás (grossos colares de contas, feitos em gomos, que representam a senioridade, no candomblé) em forma de círculo, que circunscreve o campo de jogo. Mãe Preta lança os buzios em cima do Opon Ifá, (uma espécie de bandeja redonda, feita de madeira ,representativa de Ifá-Orunmilá). A peneira é importante porque, sendo circular, constitui uma representação plana de orum/aye (céu e terra, respectivamente) servindo como orientação para as interpretações. O sucesso do uso do oraculo dependerá da sensibilidade e preparo do sacerdote.

Carlinhos Lima - Astrologo, Tarologo e Pesquisador.
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