Os búzios são sacralizados, energizados, através de uma cerimônia específica, chamada "dar de comer aos búzios", e que implica em diversas oferendas,tais como ervas especificas, a união do mineral e não poderia deixar de ter rezas. O importante, alem de formação, concentração e entendimento é o autocontrole das emoções.
Apenas os búzios que passam por esta cerimônia são aceitos como interlocutores dos orixás e de Ifá.
O jogo de búzios e a possibilidade da visão do sacerdote ou sacerdotisa estão diretamente ligados ao axé equilibrado e pleno e à sensibilidade e atitude correta de cada pai ou mãe-de-santo. É seu axé, sua intuição e muito principalmente, seu conhecimento dos múltiplos mitos, que permitem interpretar as quedas dos búzios. É preciso além de dom, muito treinamento.
No caso do jogo por odus (destinos pessoais), é preciso conhecer os longos poemas de Ifá, que estabelecem o contexto representado por cada queda. O jogo de búzios é feito jogando-se 16 búzios e considerando-se os que caem abertos e os que caem fechados. E também entende de arquetipos e caracteristicas de todos os orixas.
O jogo é feito numa peneira ou sobre uma toalha onde se colocam brajás (grossos colares de contas, feitos em gomos, que representam a senioridade, no candomblé) em forma de círculo, que circunscreve o campo de jogo. Mãe Preta lança os buzios em cima do Opon Ifá, (uma espécie de bandeja redonda, feita de madeira ,representativa de Ifá-Orunmilá). A peneira é importante porque, sendo circular, constitui uma representação plana de orum/aye (céu e terra, respectivamente) servindo como orientação para as interpretações. O sucesso do uso do oraculo dependerá da sensibilidade e preparo do sacerdote.
Carlinhos Lima - Astrologo, Tarologo e Pesquisador.
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