Total de visualizações de página

Planetas e Orixás regentes de 2023

domingo, 24 de abril de 2011

Quem tem a Outorga?

0 chefe supremo do terreiro é o BABALORIXIÁ ou IYALORIXÁ (pai ou mãe que possuem o ORIXÁ). Eles são detentores de um poder sobrenatural - o AXÉ, a força propulsora de todo Universo. 0 AXÉ impulsiona a prática sagrada que, por sua vez, realimenta o AXÉ, pondo todo sistema em movimento. 0 AXÉ sendo principio e força é neutro. Transmite-se, aplíca-se e combina-se aos elementos naturais, que contám e expressam o AXÉ do terreiro, que pode ser: (a) o AXÉ de cada ORIXÁ, realimentado através das oferendas e da açio ritual; (b) o AXÉ de cada membro do terreiro, somado ao do seu ORIXÁ, recebido na iniciação, mais o AXÉ do seu destino individual (ODU) e o herdado dos próprios ancestrais; (c) o AXÉ dos antepassados ilustres.

O homem sempre se sentiu atraido a comtemplar o céu!


No CANDOMBLÉ à uma estrutura de culto às forças da natureza, à um hino à vida como Eterno Movimento, que se manifesta nas danças, nas cores dos ORIXÁS, nos elimentos sacramentais. Ritual comunitário de cantos, danças e alimentos sagrados na sua forma pública, o Candomblé é sacra mentado pelo Pai ou Mãe de Santo, pelos Filhos de Santo, pélos tocadores de atabaque (OGAN), que entoam os cantos sagra dos possibilitando a vinda do ORIXÁ, com a participação da comunidade dos mais velhos às criancinhas. Todos cantam e saúdam os ORIXÁS, executam a dança sagrada, num hino à Alegria, Amor e Partilha.

Na Umbanda mais voltada ao esoterismo, ou no meu caso voltada a astrologia,  não comtemplamos apenas a Natureza os ciclos naturais ou os elementos, na verdade comtemplamos o cosmos, a Geometria Sagrada como faziam os antigos e a beleza das estrelas. Ao culturmos os acentrais não basta apenas observar os rios, matas ou elementos da natureza, o homem vem de muito mais longe, o Deus dos Céus, Criador e cheio de poder, sempre fez o homem olhar pra cima, como se quizesse ascender. Sempre sentiu-se atraido pela imensidão de galaxias no céu! Comtemplar o céus é comtemplar a Deus! Não é a toa que tantas culturas cultuavam o deus-sol e hoje uma das maiores festas do ocidente (o Natal) originou-se num dia em que era cultuado o sol com toda sua luz e beleza!

Exu o mensageiro e dono dos caminhos.

EXU, o Mercúrio africano, o intermediário necessário entre o homem e o sobrenatural, o intérprete da linguagem dos mortais e dos ORIXÁS. É pois o encarregado de levar aos deuses da África o-chamado de seus filhos éstrangeiros. E nestas notas introdutörias, ele e chamado a levar aos filhos estrangeiros amostragem das infinitas possibilidades este rico Panteão, que se mantém vivo na África, no Brasil e em outros países do Novo Mundo. É por isso que Exu é uma entidade brincalhona, por causa dessa ligação que posso afirmar até como fusão vibracional com Erês. Temos na Umbanda Astrologica a indentificação com Marte, levando seu dia para terça-feira junto com Ogum, mas, não podemos ignorar seu lado mensageiro ligado a Mercurio junto com Erês. É por isso que os exus mirins são tão poderosos, talvez a linha que mais seja capaz de adentrar em terrenos, dimensões e lugares que poucos podem adentrar.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Marcadores

magia (342) astrologia (296) signos (202) espiritualidade (194) amor (167) Umbanda (155) umbanda astrológica (145) orixá (139) UMBANDA ASTROLOGICA (127) CONCEITOS (120) mulher (120) religião (94) signo (93) anjos (72) comportamento (66) candomblé (62) mediunidade (50) 2016 (49) espaço (42) horóscopo (42) anjo (35) arcanos (35) esoterismo (35) magia sexual (35) oxum (33) Ogum (31) ancestrais (30) sexualidade (29) 2017 (28) estudos (27) fé religião (27) oxumaré (27) iemanjá (25) Yorimá (12)