Total de visualizações de página

Planetas e Orixás regentes de 2023

terça-feira, 14 de agosto de 2012

O importante trabalho espiritual da Umbanda


A Umbanda se propõe a produzir, pela magia, modificações existenciais que permitam a melhoria de vida do ser humano. Através do ato da caridade de seus guias e orixás e dedicação espiritual é que o médiun de Umbanda vai adquirindo elevação e consciência do valor de seu Dom mediúnico, que na verdade foi lhe dado por Zambi para que se aprimorasse aqui na terra. As incorporações, os passes e descarregos feitos pelo médiun de Umbanda são todo o conjunto de afazeres espirituais que dia a dia fazem parte da vida do médiun. Portanto, o médiun é patrimônio maior desta maravilhosa religião de Umbanda. Ponto Riscado na Umbanda:O ponto riscado possui grande significado e valor mágico no culto de Umbanda. É através do ponto riscado que os guias contam toda sua história, sua origem e passagem do mundo material e astral. O ponto riscado é um emblema-símbolo. Os símbolos são sinais expressos de forma que dão a entender uma intenção ou trajetória humana. No caso do ponto riscado, os guias usam a pemba para poder riscar os seus pontos ou símbolos espirituais. Uma das grandes provas de incorporação na Umbanda é o ponto riscado, pois acredita-se que se uma entidade não estiver realmente bem incorporada ela não saberá riscar o ponto que a identificará das demais.

Umbanda: a força popular


Religião que tem por base a prática da caridade e tem em uma de suas funções a elevação espiritual do médiun e das entidades que governam o próprio médiun. A Umbanda é uma grande expressão religiosa nacional com maiores laços com o Rio de Janeiro. Irradiou-se para os Estados de Minas Gerais, São Paulo e demais estados do Brasil e até nos fora do país existem casas de Umbanda.

É um culto popular aceito em todas as camadas sociais e de fácil acesso. A Umbanda, embora tenha origens em diversas raças e nações, torna-se simples à medida que o médiun adentra em seus conhecimentos. Dentre muitas entidades que baixam nos inúmeros terreiros de Umbanda existentes, cito como exemplo: Caboclos e Pretos-Velhos, que são considerados como tendo muita luz espiritual, força e sabedoria. Em verdade, o ritual de Umbanda é uma variação de outros cultos, baseada no espiritismo e como disse, tendo por base a caridade.

Povo de Rua:Povo de rua, compadres e comadres são denominações usadas na Umbanda para classificar entidades que trabalham num plano astral evolutivo. Estas entidades em alguns casos equivaleriam aos Exus das casas de Candomblé, frizo, em alguns casos, pois na verdade estas entidades trabalham e se portam de forma especial em seções particulares para elas.Estas entidades são firmadas em um lugar chamado de tronqueira. É na tronqueira que eles, os compadres e as comadres, tem o seu lugar de destaque.Saravá, Povo de Rua! Saravá, os Compadres e as Comadres de toda linha de Umbanda!

Em um dos seus pilares teóricos espíritas, Allan Kardec diz que um espírito não é mais que um ser humano, despojado de um corpo físico. Diz ainda que o homem é constituído de três partes: alma, que seria imortal; periespírito, também chamado corpo astral; e um corpo físico. Segundo ele, no momento da morte, a alma retira-se do corpo rodeada do periespírito que a individualiza e a mantém na sua forma humana. A forma do periespírito é a forma humana e quando aparece a nossa frente é geralmente aquela mesma sombra a qual conhecemos o espírito em vida. Portanto, o periespírito ou fluido universal seria definido então como semi-material e intermediário entre a matéria e o espírito.

Conceitos de Umbanda:A Umbanda é uma religião natural que segue minuciosos ensinamentos de várias vertentes da humanidade. Ela traz lições de amor e fraternidade sendo cósmica em seus conceitos e transcendental em seus fundamentos.

A essência, os conceitos básicos da Lei de Umbanda fundamentam-se no seguinte:
1.    Existência de um Deus único
2.    Crença de entidades espirituais em evolução
3.    Crença em orixás e santos chefiando falanges que formam a hierarquia espiritual
4.    Crença em guias mensageiros
5.    Na existência da alma
6.    Na prática da mediunidade sob forma de desenvolvimento espiritual do médiun
Essas são as principais características fundamentais das Leis de Umbanda, uma religião que prega a Paz, a União e a Caridade.

07(sete) Linhas de Umbanda:A Umbanda se divide em 07(sete) linhas que são assim classificadas:
1- Linha de Oxalá ou Linha de Santo
- Nesta linha as falanges são de Santo Antônio, São Cosme e Damião, Santa Rita, Santa Catarina, Santo Expedito e São Francisco de Assis. Esta linha é responsável por desmanchar os trabalhos de magia.

2- Linha de Yemanjá
- Tem falanges das sereias que tem por chefe Oxum. Ainda nessa linha temos a falange das ondinas chefiada por Nanã; falange das caboclas do mar; Indaiá da falange dos Rios; Yara dos marinheiros e Tarimã das Calugas-Caluguinha da Estrela-guia.

3- Linha do Oriente
- Subdividida pelas falanges do Hindus, ciganos,  médicos,  árabes, chineses, oriente, romanos e outra raças européias.

4- Linha de Oxossy
- Dividida nas falanges de Urubatão, Arariboia, Caboclo das 7 Encruzilhadas, Águia Branca e muitos outros índios chefes falangeiros que protegem contra magia, dão passes e ensinam o uso das plantas medicinais.

5- Linha de Xangô
- Dividida nas seguintes falanges: falange de Yansã, do Caboclo do Sol, Caboclo da Lua, Caboclo da Pedra Branca, Caboclo do Vento e Caboclo Treme-Terra.

6- Linha de Ogun
- Dividida nas falanges de Ogun Beira-Mar, Ogun Iara, Ogun Megê, Ogun Naruê, Ogun Rompe-Mato, esta linha protege os filhos contra as brigas, lutas e demandas.

7- Linha Africana
- Dividida nas falanges do Povo da Costa, Pai Francisco, Povo do Congo, Povo de Angola, Povo de Luanda, Povo de Cabinda e Povo de Guiné, eles prestam caridades e orientam os fiéis para a prática do bem.

As dimensões ocultas de Exus Anscestrais



ESTUDOS PROFUNDOS

A nossa dimensão é a 22ª e a sua esquerda existem mais 21 dimensões.
A 1ª dimensão a esquerda é habitada por Exus Mistério.
A 2ª é habitada por Exus Mirins que trabalham na Umbanda.
A 3ª é habitada por seres femininos associados à Linha das Matas.
A 4ª é habitada por seres inteligentíssimos que tem couraças rústicas e entram na Linha de Exus.
A 5ª é uma Linha habitada por seres Caveiras – Linhas de Cemitério – Radiação muito pesada.
A 6ª é uma dimensão interditada onde entra Exu.
A 7ª e habitada por seres feminina sendo uma dimensão mil vezes mais habitada por seres femininos que a Terra. Este é o 7º grau da Umbanda o das Pombagiras.
Essas dimensões só podem ser atingidas por magos que tenham uma mediunidade muito bem desenvolvida. Mediunidade é a ação consciente ou inconsciente dos seres encarnados, pois todos da chamada classe dos Racionais e alguns Irracionais possuem este Dom. A Mediunidade se divide em dois grupos principais e distintos, a saber: a Mediunidade Psíquica ou intuitiva e Mediunidade Somática ou mecânica.

A MEDIUNIDADE PSÍQUICA OU INTUITIVA: é aquela em que o médium, escuta palavras formarem-se no cérebro e as escreve (ou transmite) de livre e espontânea vontade. Como na maioria das vezes, a transmissão é rápida demais. Há neste grupo de mediunidade a possibilidade de que o médium escute uma coisa e transmita outra, ou melhor, dizendo, escuta uma frase completa e dá-lhe sua própria interpretação, porém, na maior parte das vezes, contraria o sentido original do que foi recebido. Sendo essa a forma de mediunidade, que a maioria dos astrólogos possui, inclusive eu. Aqui se verificam em especial, a posição de Urano e Mercúrio, como também seus relacionamentos com os outros planetas e pontos do mapa; e vários outros fatores como: elementos, aspectos, casas etc.

A MEDIUNIDADE SOMÁTICA OU MECÂNICA: é aquela em que o Espírito domina e utiliza parte do corpo do médium, ou o todo, independentemente e sem possibilidade de intervenção do mesmo. Sendo essa a mais divulgada e quase sempre mal interpretada. Em ambos os grupos de Mediunidade acima mencionados, encontram-se os seguintes tipos de mediunidade, em ordem decrescente em grau: - 7 CLARIVIDÊNCIA; - 6 VIDÊNCIA; - 5 PSICOGRAFIA; - 4 AUDIÇÃO; - 3 CURADORA; - 2 PASSISTA; - 1 INCORPORAÇÃO: também chamada de Mediunidade de Prova. - A identificação desse tipo de mediunidade se dá através da posição de Netuno na carta natal; verifica-se também o relacionamento entre Netuno e Mercúrio; a posição do Ascendente por signo e os aspectos formados como ele; o relacionamento da Lua, Sol e Ascendente, entre outros aspectos importantes.

Todos os seres encarnados possuem estes sete tipos de Mediunidade, sendo que um desses graus vai sempre se sobrepor aos outros, sendo possível usarem todos por igual, apenas quando se atinge o grau de mago. Mas todos os seres usam vários desses graus, quer seja só de um grupo ou de ambos, latente à espera de um desenvolvimento (ou aprimoramento), porém tem sempre acentuado em especial, um dos tipos, que será a sua Mediunidade na presente existência.

O grau chamado de passista, curador, porém tem na incorporação o tipo mais intenso, pelo qual se desincumbirá dos demais. Esse é o mais perceptível de todos. Alias a grande maioria tenta evoluir-se usando esse grau mediúnico. Depende muito da posição de Urano e Mercúrio.

7 - A CLARIVIDÊNCIA: é a atuação de uma vibração na mente do médium, descrevendo através dela quadros possíveis de acontecer, dependendo do fator TEMPO. Esse dom maravilhoso acompanhou grandes conselheiros de reis ao longo da historia. Mas poucos a usaram para fazer o bem. Depende muito da posição de Netuno e Lua.

6 - VIDÊNCIA: é uma mentalização material, inata, podendo ver coisas materiais, passadas em outro local e/ou espirituais, de olhos abertos e de frente. Quem recebe esse dom tem como principal missão fazer caridade, mas a maioria opta por interesses próprios. Exclusivamente de Plutão e Netuno.

5 - PSICOGRAFIA: é a faculdade mediúnica de receber vibrações, que os fazem transcrever mensagens espirituais. Mas não apenas para escrever o que é passado por desencarnados, como também para que se escrevam ensinamentos inspirados por Entidades Divinas como, por exemplo, os orixás que nunca encarnaram. A grande maioria dos Profetas tinha esse grau de mediunidade sendo por ele que receberam a inspiração divina. Depende de Mercúrio com Netuno e Lua.
4 - AUDIÇÃO: é aquela em que o médium ouve vozes, transmitindo as boas e más notícias. Sendo esse um grau que mais provocou alucinações e levou muita a loucura, sendo esse também o grande causador de condenações, com muitas pessoas condenadas como bruxas e agentes do Demônio. Mercúrio é um fator muito importante, especialmente sua posição e influencias por aspectos.
3 - CURADORA: é a faculdade inata e esclarecedora da cura, através de conselhos, ervas, etc. esse grau pertence a grande maioria dos Xamãs e as pessoas que possuem “mãos de cura”. Mercúrio com Plutão.

2 - PASSISTA: é a capacidade de movimentar vibrações através de passes para equilibrar e fortalecer as forças positivas e diminuir e também equilibrar, as forças negativas. Este é um grau muito semelhante ao citado acima. Mas sua diferença consiste na possibilidade de que o médium poderá curar usando sua energia ou de seus Guias para curar. Enquanto que no grua de curador, ele necessita usar elementos mágicos para curar. Revelado pelos aspectos de Urano e Mercúrio, mas que poderá ser reforçado por outros aspectos importantes, inclusive a Roda do Espírito.

1 - INCORPORAÇÃO: é a faculdade de entregar o seu corpo à vibração do plano astral, facilitando a comunhão do Espírito Comunicador com as vibrações materiais do seu corpo, para que, através do mesmo, seja dado o socorro, a ajuda, enfim o esclarecimento e tudo necessário aos eternos pedintes que somos. Muita confusão é gerada na maioria dos centros ou terreiros pois, se transfere todos os dons e graus dando importância a esse de incorporações como se fosse o único meio de evolução. É importante verificarmos a influencia de Mercúrio no mapa, e o Ascendente mais os dispositores.

MÉDIUM: é o intermediário entre o plano físico (ou material) e o plano espiritual. Levando-se em conta os sete tipos principais de Mediunidade, cremos que 90% dos médiuns existentes têm como classificação primordial a INCORPORAÇÃO, porquanto este orbe é um planeta presídio e de expiação de faltas carmicas. Os 10% restantes está proporcionalmente distribuído entre os restantes tipos de Mediunidade. Mas tenho certeza que apenas metade desses 10% citados usa seus dons corretamente, ou pelo menos tentam. E assim eles fazem parte fundamental do currículo do médium, que entende a sua missão, os seguintes quesitos voluntários: - HUMILDADE; - OBEDIÊNCIA; - FÉ; - DESPRENDIMENTO; - DISCERNIMENTO; - PROPÓSITO; - FIM. – para terminar se uma pessoa é médium ou não é preciso observar-se profundamente a carta natal, pesando bem todos os fatores e o fundamental é a intuição do analista desse mapa.

Temos no quesito citado como Fim, como sendo o aprimoramento que o médium procura em todos os outros quesitos, e é vislumbrado quando o Ser percebe que o uso condigno e confiante da Mediunidade, atua através da caridade e do amor. E assim ele tem valia em algo de bem e de bom para alguém. Só assim ele poderá perceber que evoluiu. Todo o Ser é um iniciado em potencial, ignorando de início o Modus Operanti, utilizando-se do seu Livre Arbítrio, estudando o fenômeno, progredirá de acordo com a intensidade de suas qualidades essenciais. Mas para isso é fundamenta encontrar-se em primeiro lugar o Mestre Interior e em seguido um Mestre externo. Sendo ambos moldado e embasado na prudência e na verdade. Mas a grande maioria não consegue entrar em contato com seu mestre interior, nem tão pouco encontra um Mestre confiável ou que não seja excêntrico e egoísta. Por esta razão, nem todos os médiuns têm progresso idêntico. Ser médium é em síntese, ser um pesquisador constante, que inicia por conhecer-se à si próprio, descobrindo e equilibrando suas forças positivas e negativas, para depois então, e só então, partir para o estudo do Universo que o rodeia. É muito necessário que se entenda o micro para depois passarmos a estudar o macro. Faça seu estudo sob o prisma da Umbanda-Astrológica.


Carlinhos Lima – Astrólogo, Tarólogo e Pesquisador.

O Sol é o grande OMITAMA

Fonte de toda vida, energia e amor.


















Antes do Sol nascer podemos nos colocar de frente para o horizonte, fazer uma reverência saudando o Coração do Céu e outra para o Coração da Terra. Agradecer profundamente a oportunidade de estarmos vivos, em processo de evolução e desenvolvimento interior, despertando assim o nosso Ser para a conexão com o momento sagrado, arquetípico dessa passagem, de todos os nascimentos, que é a alvorada, a qualidade espiritual da casa XII, em nosso mapa astrológico.

Essa é também a dimensão da auto-cura (a casa XII), o lugar onde a natureza recorre para criar a vida, as estrelas e constelações - é lá onde o Ser Humano também recorre para recriar-se celularmente, e promover o processo de regeneração e auto-cura, mesmo aqueles que dormem nesse momento do nascer do Sol. A única diferença entre você que está desperto em seu Ser para a auto cura e aquele que também se recria mas está adormecido, é que você sabe disso, e ele não. E essa é a compensação voluntária de suas ações.
Aprendi que antes mesmo de molhar a cara com água ao despertar, precisamos lavar as mágoas, "a má água", e demais sentimentos negativos, que turvam nosso coração.
Ensinaram-me que o nosso coração guarda um "colibri rojo" (beija-flor vermelho) que precisa ser libertado nos primeiros raios de Sol, para mergulhar no manancial da vida que se renova todos os dias, e banhar-se na luz para retornar dourado a sua morada, em nosso coração.
A partir de 18 de agosto vale a pena ir ao horizonte, saudar o Sol nessa ocasião e celebrar a aparição de Vênus matutina, a "Estrela d'Alva". Essa é uma das pontas do seu Pentagrama de Proteção Pessoal, que se formará ao longo de oito anos.
Se quiser pode levar uma pedra semi preciosa ou preciosa. A ametista é preferida, pois traz em seus significados a cor violeta e entra em ressonância com os raios do amanhecer. Também pode ser algum Rubi ou um brilhante de pureza especial. Os diamantes são as pedras do Sol.
Dizem que os cristais são os minerais mais evoluídos, pois absorvem a luz e por isso se "impregnam" da informação disponível no céu do momento. Mas a luz mesmo que as pedras estarão absorvendo é a de sua própria consciência renovada, na atitude de querer mudar alguma coisa referente aos seus sentimentos: a consciência de seu coração.
Se em algum outro momento de sua vida for preciso lançar mão de um auxílio para as dores do coração não visível, pode colocar sobre o seu chakra cardíaco a pedrinha "imantada" pelas qualidades positivas de Vênus e Sol em Leão, lembrar-se da existencia do amor celestial por você, pelo simples fato de estar vivo.

Iluminando a Alma


Luz Espiritual
Uma forma comum de explicar as três partes da alma é como mostrado a seguir:
• Nefesh - A parte inferior, ou animal, da alma. Está associada aos instintos e desejos corporais.
• Ruach - A alma mediana, o espírito. Ela contem as virtudes morais e a habilidade de distinguir o bem e o mal.
• Neshamah - A alma superior, ou super-alma. Essa separa o homem de todas as outras formas de vida. Está relacionada ao intelecto, e permite ao homem aproveitar e se beneficiar da pós-vida. Essa parte da alma é fornecida tanto para judeus quanto para não-judeus no nascimento. Ela permite ao indivíduo ter alguma conciência da existencia e presença de Deus.
A Raaya Meheimna, uma adição posterior ao Zohar por um autor desconhecido, sugere que haja mais duas partes da alma, a chayyah e a yehidah. Gershom Scholem escreve que essas "eram consideradas como representantes dos níveis mais elevados de percepção intuitiva, e estar ao alcance somente de alguns poucos escolhidos".
• Chayyah ( - A parte da alma que permite ao homem a percepção da divina força.
• Yehidah - O mais alto nível da alma, pelo qual o homem pode atingir a união máxima com Deus
Tanto trabalhos Rabínicos como Kabalísticos sugerem que haja também alguns outros estados não permanentes para a alma que as pessoas podem desenvolver em certas situações. Essas outras almas ou outros estados da alma não tem nenhuma relação com o pós-vida.
• Ruach HaKodesh - Um estado da alma que possibilita a profecia. Desde o fim da era da profecia clássica, ninguém mais recebeu a alma da profecia.
• Neshamah Yeseira - A alma suplementar que o Judeu demonstra durante o Shabbat. Ela permite um maior prazer espiritual do dia. Ela existe somente quando se observa o Shabbat e pode ser ganha ou perdida dependendo na observação do Shabbat da pessoa.
• Neshoma Kedosha - Cedida aos Judeus quando alcançam a maioridade (13 anos para meninos, 12 para meninas), e está relacionada com o estudo e seguimento dos mandamentos da Torah; pode ser ganha ou perdida dependendo do estudo e prática da Torah pela pessoa.
Predizendo o futuro
Um pequeno número de Cabalistas tentou predizer acontecimentos pela cabala. A palavra passou a ser usada como referência às ciências secretas em geral, à arte mística, ou ao mistério.
Depois disso, a palavra cabala veio a significar uma associação secreta de uns poucos indivíduos que buscam obter posição e poder por meio de práticas astuciosas.
Outros termos que originalmente se referiam a associações religiosas mas que passaram a se referir de alguma forma a comportamentos perigosos e suspeitos incluem fanático, assassino, e brutamontes.

Carlinhos Lima - Astrologo, Tarologo e Pesquisador.

Umbanda Astrológica: Uma ferramenta de busca das vibrações









Venho recebendo todos os dias, dezenas de e-mails, de pessoas que se encotram ja num estado de disilusão espiritual, porque ja bateram em muitas portas e não encontraram respostas. Muitas delas, frequentam o Candomblé e a Umbanda ao mesmo tempo, sem conseguir achar reposta alguma. Nada contra isso, a se frequentar o Candomblé e a Umbanda, pois só os tolos, querem diferencia-los sem saber que ambos tem a mesma origem, e que as entidades são as mesmas, que trabalham do Astral Superior pros terreiros, sejam de que segmento for. Seria possivel que tivesse lá no Astral Guias Carimbados que só atendem um determinado seguimento? Eu tenho certeza que não a Confraria dos Espiritos de Luz, além de não terem preconceito, muito menos intolerancia! Muita gente tambem passa a vida toda, achando que é filho de um orixá sendo que é filho de outro e isso traz desarmonia, confusão e transtornos. Isso ocorre, nem sempre por má fé do sacerdote que o indicou, mas, por que muitas vezes entidades do Astral Inferior se passam por Guias de Luz, pra orientar mal os filhos de fé.
Esse é um dos riscos em se acreditar em coisas que certos mestres de terreiros dizem baseados em orientações de entidades. Pois, até os Grandes Magos criaram os oraculos, por não confiarem somente em orientações mediunicas. Se tudo podesse ser comunicado por espiritos, não teriam criado os buzios, a Astrologia, Numerologia e muitos outros oraculos. Por o unico meio do homem acessar o Astral é através dos oraculos. Nem sempre pode se incorporar quando quer, e como quer. Até mesmo oraculos que lidam com o acaso como os buzios e jogos momentaneos podem sim errar. Por isso que a Umbanda-Astrologica tem uma grande importancia, como ferramenta de estudo, porque lida com o ser humano como um idividuo, sem generalizações. Além de se seguir codigos pessoais, pois se pegam os dados, de cada pessoa, se baseando, no horario, dia, mês , ano e local de nascimento pra se estudar as vibrações atuantes na pessoa.
Se a Umbanda Esoterica que contribui consideravelmente, pra isso, amparada nos estudos de Sant Yves, identificando os signos alinhados nos orixas e suas vibrações. A Umbanda-Astrologica, vem pra identificar os orixás nos pontos astrologicos. Isso libera o individuo de toda a ritualistica do templo que se usa pra analisar as vibrações atuantes tornando-se numa ritualistica mais acessivel e popular. É claro que num estagio de busca mais profunda, os templos tem que serem buscados, mas, num grau onde a pessoa ja se sinta mais segura e confiante em suas proteções. E não como muita gente vai colhendo dinheiro das pessoas, indicando ebós, pras pessoas que continuam desnorteada do mesmo jeito. Pois não conseguem acessar com sucesso a essencia das pessoas. Por isso Jesus nos disse: "Orai e vigiai". Isso quer dizer, que se não estivermos seguros de nossos sentimentos e confiantes em nossa proteção. Poderemos ser sim ludibriados, pelas hostes do Dragão. Axé a Todos! Sejam bem vindos ao mundo da Umbanda-Astrologica.

Carlos Lima (Carlinhos Lima) - Astrologo, Tarologo e Pesquisador.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Marcadores

magia (342) astrologia (296) signos (202) espiritualidade (194) amor (167) Umbanda (155) umbanda astrológica (145) orixá (139) UMBANDA ASTROLOGICA (127) CONCEITOS (120) mulher (120) religião (94) signo (93) anjos (72) comportamento (66) candomblé (62) mediunidade (50) 2016 (49) espaço (42) horóscopo (42) anjo (35) arcanos (35) esoterismo (35) magia sexual (35) oxum (33) Ogum (31) ancestrais (30) sexualidade (29) 2017 (28) estudos (27) fé religião (27) oxumaré (27) iemanjá (25) Yorimá (12)