A sonda da NASA, MRO, que busca evidências da existência de água em Marte divulgou curiosas imagens das mudanças que ocorreram na superfície marciana com o passar dos anos.
Dá para imaginar que o Planeta Vermelho seja um lugar bastante estático, por ser desprovido de oceanos e de atmosfera como a nossa. Porém, levando em consideração um GIF publicado pela NASA, repleto de imagens de vários anos do que aconteceu em uma cratera do planeta vizinho, dá para perceber que Marte é surpreendentemente dinâmico.
A câmera do Orbitador de Reconhecimento de Marte (MRO) é operada por cientistas da Universidade do Arizona, EUA.
20 pessoas estão falando sobre isso
Mudanças em cratera do polo norte de Marte ocorridas em seis anos marcianos são vistas pela sonda espacial MRO.
"Estes depósitos de gelo formados entre crateras diminuem e aumentam ou mudam de forma ou de textura superficial de ano em ano", escreveu geólogo planetário da Universidade do Arizona, EUA, que também é o principal pesquisador da missão HiRise, escreve mídia.
A sequência de fotos remete a quase uma dúzia de anos, sendo a primeira foto de 2008 e a última – de 2019. Nem todos os anos entre 2008 e 2019 entraram no GIF, e correspondem a seis anos marcianos, visto que o Planeta Vermelho leva 687 dias terrestres para dar uma volta completa ao redor do Sol.
Nenhum comentário:
Postar um comentário