Total de visualizações de página

Planetas e Orixás regentes de 2023

segunda-feira, 19 de julho de 2021

Decifrando o destino: Calcule seus Odús pela data de nascimento: com uma soma inédita de Umbanda Astrológica


 O antigo método apresentado na net, como o mais popular da internet, apresentado por diversos sites, é apenas uma forma superficial pra apresentar signos de previsões. Adquira o meu livro sobre Umbanda Astrológica - Os Senhores do Destino e A Coroa Astrológica de Orumilá, estou trazendo um capitulo exclusivo pra esta soma, que leva em conta não o calendário civil, mas, o astronômico, a soma também é diferente.  O sistema que elimina a questão de uma soma que dá zero na testa. Também adota o sistema Osetura pra interpretar os reais odús do Ifá...
 
O método de soma da data de nascimento conhecido em muitos sites da internet, leva em conta o calendário civil e a redução dos algarismos. No meu livro A coroa Astrológica de Orumilá, que já está nas livrarias Cultura e Saraiva, tem um capítulo especial, mostrando uma nova soma, que usa em especial o calendário astrológico. Além disso uma nova forma de chegar aos odus, muito mais profunda que revela com maior precisão os signos de Ifá que atuam em sua vida. Utilizando não apenas dezesseis odus e sim os 256 odus principais do Ifá. Os quais podem ser lidos tanto no Orumilá-Ifá original, quando transferido para o Sistema Osetura, que se conecta melhor ao jogo de Búzios por exemplo.

Depois da breve explicação sobre o que são os Odús, no post anterior, veja agora, como calcular os signos dos Orixás correspondentes à sua vida material e ao seu percurso espiritual, para que você possa trilhar com segurança o caminho da prosperidade, a saúde, a realização sexual e afetiva e o equilíbrio interior.

Para conhecer os seus Odús, tome como ponto de partida a data do seu nascimento. Trace num papel quatro linhas horizontais, cortadas no centro por uma linha vertical. Essa linha vertical vai separar os algarismos em duas colunas: uma à esquerda e outra à direita. Escreva na primeira linha horizontal, usando as duas colunas, o número do dia em que você nasceu.

Se esse número for menor que 10, coloque um zero (0) na coluna da esquerda. Na segunda linha, escreva o número do mês (de 01 a 12). Se esse número for menor que 10, coloque um zero na coluna da esquerda. Na terceira linha, sempre usando ambas as colunas escreva os dois primeiros algarismos do ano em que você nasceu (19). Na quarta linha, usando as duas colunas, escreva os dois últimos algarismos do ano em que você nasceu. Some separadamente os algarismos de cada coluna. Compre o livro de Umbanda Astrológica


[buzios_montados.jpg]

 
e conheça o novo método.

Veja o exemplo abaixo, de uma pessoa nascida em 25 de Março de 1962 no método de Umbanda Astrológica, apresentada no livro Os Senhores do Destino da página 217 a página 220 :

Atentem bem que no livro eu cito o calendário astrológico, ou seja, a posição do Sol no Zodíaco e não o calendário civil, que seria o dia do mês comum. Assim, se o Sol entrou no signo de Áries no dia 20 de março de 1962 e a pessoa em questão nasceu no dia 25, coloca-se na tabela do dia 05, pois ela nasceu no quinto dia do calendário astrológico. Também, temos que observar que ela nasceu no primeiro mês zodiacal que é o signo do Carneiro. Assim coloca-se 01 na tabela, na linha do mês e não 03, como conhecemos no método popular já divulgado na internet. E no que se refere ao ano, o correto seria colocar o ano astrológico, mas, como não conhecemos o número exato, pois não sabemos a que pé estamos na Era de Peixes, como também não sabemos a contagem do calendário caldeu, temos que usar o ano do calendário gregoriano mesmo. Uma outra boa opção é usarmos o calendário Iorubá. Podemos testar todas as opções, pra verificar, qual melhor nos revela os segredos. Pois os sistemas oraculáres são complexos e funciona de formas variadas. Até mesmo no método popular, usando apenas o calendário civil, tem dado boas respostas pra muitas pessoas. Pois cada pessoas tem uma ancestralidade diferente. Mas, após testar com inúmeras pessoas, o calendário astrológico, se deu melhor nas minhas análises. Uma outra boa é usar o grau do Sol no signo, para a linha do mês.


1a linha
0
5
Dia
2a linha
0
1
Mês
3a linha
1
9
Ano
4a linha
6
2
Ano
Soma
7
17


Outro fator a observar é que na soma popular que todos conhecem na internet, manda-se sempre reduzir o número encontrado a um número abaixo de 16, o que nesse nosso exemplo, transformaria o 17, o total da segunda coluna, ao somar 1+7, no odú 8. Portanto no exemplo, o resultado da coluna da esquerda seria 8 e o resultado da coluna da direita continuaria sendo o 7. Isso no sistema popular da Internet. Já no novo sistema de Umbanda Astrológica seria o resultado sempre é somado sem redução. Então, teriamos o seguinte:

07+17 = 24, 07+17+24 = 48, 07+17+24+48 = 96

A seguir desenhe uma cruz e escreva nas pontas dos braços da cruz as palavras Testa, Fronte Direita, Nuca e Fronte Esquerda, conforme o modelo:

Escreva o número correspondente à soma da coluna da direita (10, no exemplo anterior) no ponto referente à TESTA, e o número correspondente à soma da coluna da esquerda (9, no exemplo anterior - da mesma forma no novo método) no ponto referente à NUCA.

Livros


Para encontrar o número correspondente à FRONTE DIREITA, some os dois números já obtidos. O resultado obtido que no novo exemplo continua inteiro.Para encontrar o número correspondente à FRONTE ESQUERDA, some os três números já obtidos. Para encontrar o número correspondente ao CENTRO DA CABEÇA, some os quatro números já obtidos.

Escreva o resultado no meio da cruz:
Metodo Umbanda Astrológica
Montagem dos Odus

Relembro que os Odús mais importantes para a orientação da pessoa são: o da Testa, que reflete a sua vida material, e o do centro da Cabeça, que reflete o seu caminho espiritual. Os outros três Odús equilibram e harmonizam as energias individuais, complementando as informações dos Odús da testa e do centro da cabeça.

Entretanto, e porque tantas vezes aqui, as pessoas pretendem saber quais são os seus Orixás através da sua data de nascimento, uma vez mais recordo que o Orixá que domina os Odús/Caminhos da pessoa, não é necessariamente o Orixá dono da Cabeça desta pessoa, esta resposta só pode ser obtida, em alguns casos. Mas, nesse novo método que apresento no livro, tem uma maior profundidade, podendo sim revelar os orixás certos que atuam na vida da pessoa. Porém encontrar o orixá CORRETAMENTE algumas pessoas só conseguirão por meio ou através do jogo de búzios, Ifá, revelado por um sacerdote ou um Guia de alto grau. Como também temos outros métodos fantásticos apresentados no livro que é o Mapa de Umbanda Astrológica, onde se verifica a ação dos raios e vibrações cósmicas por meio dos signos zodiacais da pessoa. E ainda o Ifástrologia que é a montagem do mapa de Ifá alinhado ao Zodíaco, mostrando cada odu em atuação nas casas zodiacais.. Portanto, pra certas pessoas não adianta perguntar na soma qual é o seu Orixá através da sua data de nascimento, pois não me será possível dar-lhe AQUI essa resposta. Mas, essa soma, mostra energias que atuarão no destino, dando rumos e metas a seguirmos.

Uma parte especial de pessoas só terão seus guias principais, orixás de cabeça e vibrações atuantes, por meio de iniciações completas. Além de ter também pessoas que não vieram pra ter contato direto com seus orixás, por isso muitas nascem incrédulas ou céticas, por isso não vá a uma consulta ou terreiro só pra testar o sacerdote ou por curiosidade. A menos que seu lado espiritual esteja despertando e sua consciência te inclinando a conhecer o Sagrado. Quem vai por inveja, por interesses mesquinhos, por curiosidade ou só pra testar, quase sempre será enganado e terá consequências ruins, pois o Sagrado e o sistema orácular ou divinatório não é brincadeira.

Os 16 primeiros odus do Ifá
Os primeiros 16 odus



MENSAGENS DOS ORIXÁS
 
tablero Ifa Okanran Meji
Òkànràn MEJI - SODE Òkànràn - Òkànràn Yeku - Òkànràn IWORI - DI Òkànràn - Òkànràn ROSU - Òkànràn WONRIN - BARA Òkànràn - EGUNTAN Òkànràn - Òkànràn SA - Òkànràn KA - Òkànràn Oturupon - TURA Òkànràn - Òkànràn ATE - Òkànràn SE - FUN Òkànràn

1 no Sistema Osetura 8 no sistema de Ifá. OKANRAN MEJI - ÒKÀNRÀN MÉJÌ
Regente: Exu
Elemento: Fogo
Pessoas com esse ODU são inteligentes, versáteis e passionais, com enorme potencial para a magia. Seu temperamento explosivo faz com que raras vezes atuem com a razão. Têm sorte nos negócios. No amor, extremamente sedutoras, são muito inconstantes e mentem com facilidade. As mulheres têm como ponto vulnerável o útero.

Ifá diz que a pessoa vai partir em viagem.  Ifá diz que a pessoa deve fazer ebo  para que a viagem lhe traga fama e abundância.  Ifá diz que quando a pessoa chegar ao seu destino será capaz de resolver um problema, o que lhe trará boa sorte.  Ifá diz que a pessoa deve oferecer acaçás a Èsú antes de viajar.  Ifá diz que quando esta pessoa chegar ao seu destino receberá muitos benefícios. Há-vários-caminhos-para-encontrar-a-terra-dos-ancestrais jogou Ifá para Igbegbe (rato) no dia em que iam vender ratos no mercado.  Ifá aconselhou Igbegbe a fazer ebo para poder ver as coisas claramente.  Igbegbe fez o ebo e ficou com uma visão clara.

Ifá diz que esta pessoa não está vendo as coisas claramente.  Ifá diz que esta pessoa deve fazer ebo para se afastar da confusão. Sakoto cantou:

                Sàkòtò mo léwà, awo ire dun bo n’ife.
                Sàkòtò mo léwà, awo ire dun bo n’ife.

                Sakoto é belo, boa adivinhação é doce de louvar.
                Sakoto é belo, boa adivinhação é doce de louvar.



2 Osegura e o 12 no Ifá. EJIOKO MEJI
Regente: Ogum com influências dos Ibejis e de Obtalá
Elemento: Ar
Pessoas com esse ODU são intuitivas, joviais, sinceras e honestas. Revelam grande combatividade, mas não sabem conviver com derrota. Apesar de volúveis no amor, são muito ciumentas. Devem controlar obstinação e ter cuidado com a vesícula e com o fígado, seus pontos vulneráveis.

Ifá diz que se esta pessoa está grávida deve fazer ebo para prevenir abiku.  Ifá diz que o bébé prometeu aos outros espíritos que voltaria em breve para a terra dos ancestrais.  Ifá diz que o ebo deve ser feito para que o bébé mude a sua promessa de voltar para junto dos ancestrais antes de crescer.  Ifá aconselhou Yaya e Yàyá a fazer um ebo.  Yaya recusou-se a fazer o ebo.  Yàyá fez o ebo.  A casa construída por Yaya ruiu.  A casa feita por Yàyá permaneceu de pé o resto da sua vida e ele lá viveu confortavelmente a partir desse dia.

Ifá diz que esta pessoa está procurando um novo lugar para viver.  Ifá diz que esta pessoa deve fazer um ebo para encontrar um lugar confortável para viver.



tablero Ifa Ogunda Meji
Ogunda MEJI -  BEDE Ogunda - Ogunda Yeku - Ogunda Wori - DI Ogunda - Ogunda ROSU - Ogunda WONRIN - BARA Ogunda - Ogunda KONRAN - Ogunda SA - KAA Ogunda - Ogunda Oturupon - TURA Ogunda - Ogunda Kete - Ogunda SE - Ogunda FU


3 No Osetura e 9 no Ifá. ETAOGUNDÁ MEJI
Regente: Obaluaê com influência de Ogum
Elemento: Terra
Pessoas com esse ODU em geral vêem seus esforços recompensados. Costumam vencer na política e conseguem obter grandes lucros nos negócios, particularmente nas atividades agrícolas, mas podem sofrer desilusões no amor e traições dos amigos. Emocionalmente inconstantes, estão propensas a ter problemas espirituais e físicos, embora na maioria dos casos consigam se recuperar com facilidade de qualquer doença. Seus pontos vulneráveis são os rins, as pernas e os braços.

tablero Ifa Irosu Meji
IROSO MEJI -  IROSO UMBO - IROSU Yeku - IROSU Wori - DI IROSU - IROSU  Owonrin - BARA IROSU - IROSU Kanran - IROSU  EGUNTAN - OSA IROSU - IROSU KA - IROSU TURUPON - IROSU OTURA - IROSU ATE - IROSU SE -  IROSU FUN

4 no Osetura e o 5 no sistema Ifá. IROSSUN MEJI
Regente: Oxóssi com influência de Xangô, Iemanjá, Iansã e Egum
Elemento: Terra
Pessoas com esse ODU são generosas, sinceras, sensíveis, intuitivas e místicas. Têm grande habilidade manual e podem alcançar sucesso na área de vendas. Entre os aspectos negativos estão a tendência a sofrer traições amorosas e a propensão a acidentes. Muitas vezes são vítimas de calúnias e da perseguição dos seus inimigos. Também precisam cuidar da alimentação, pois seu ponto vulnerável é o estômago.

Ifá diz que esta pessoa deve fazer ebo para ser protegido dos seus inimigos.  Ifá diz que as oferendas devem ser feitas à família Egungun. Ifá diz que a pessoa ou alguém perto dela procura engravidar.  Ifá diz que fazendo o ebo ele trará a benção de filhos.
tablero Ifa Oshe Meji
SBI MEJI E OMOLODU ou Oche Meji e Oxe Meji = SBI MEJI -  BEAR Ogbe - SBI Yeku - SBI Wori - SBI DI - SBI ROSU - SBI Owonrin - SBI BARA - SBI KONRAN - SBI EGUNTAN - OSE SA - SBI KA - SBI Oturupon - SBI TURA - SBI BILE - SBI FU


5 No osetura e o 15 no Ifá. OXÊ MEJI
Regente: Oxum com influências de Iemanjá e Omulu
Elemento: Água
Pessoas com esse ODU têm mão de magia, força e proteção espirituais, religiosidade e uma inclinação especial para o misticismo e as ciências ocultas. São ótimos professores e se destacam em qualquer atividade que exija liderança, mas precisam aprender a controlar sua vaidade e seu egocentrismo. Outro aspecto negativo é a tendência a se vingar quando estão com raiva. Seus pontos vulneráveis são o aparelho digestivo e o sistema hormonal.

Ifá diz que esta pessoa deve fazer ebo para ser olhada como uma pessoa importante. Ifá diz que a boa sorte desta pessoa está dividida entre a parte espiritual e a parte humana. Ifá diz que esta pessoa deve fazer ebo para receber as bençãos dos Espíritos da Terra.


6 no Osetura e o 7 no Ifá. OBARÁ MEJI
Regente: Xangô com influências de Exu, Iansã, Oxossi. Oçanhe e Logunedê
Elemento: Fogo
Pessoas com esse ODU têm grande proteção espiritual e costumam vencer pela força de vontade, especialmente em profissões relacionadas à Justiça. Mas são com freqüência vítimas de calúnias e não têm sorte no amor. Devem aprender a silenciar sobre seus projetos e a determinar por onde começá-los. Seu ponto vulnerável é o sistema linfático.

Ifá diz que a pessoa deve ter a sua cabeça limpa para que a mão do Awo possa livrá-la da carga.  Ifá diz que a pessoa deve adorar Ifá para que a sua carga possa continuar aliviada. Abarere Awo Odán jogou Ifá para Odán no dia em que ele se preparava para se reestabelecer.  Ifá aconselhou Odán a fazer ebo para que a área tivesse sombra.  Odán fez o ebo.  A área começou a ter sombra.  Odán começou a cantar e a dançar em honra do Awo, enquanto o Awo louvava Ifá, enquanto Ifá louvava Olodunmaré.  Quando Odán começou a cantar, Èsú colocou-lhe uma canção na boca.  Odán cantou:

                Odán nbi, Odán ti múlè Ibùdó o.
                Odán nbi, Odán ti múlè Ibùdó o.
               
Odán nasceu, Odán sobreviveu, Odán estabeleceu-se.
Odán nasceu, Odán sobreviveu, Odán estabeleceu-se.

Ifá diz que é uma boa altura para esta pessoa começar um novo projecto.  Ifá diz que esta pessoa quer movimentar-se na altura certa.  Ifá diz que esta pessoa está prestes a entrar numa relação e que esta relação será boa.  Ifá diz que esta pessoa receberá a benção da abundância e a benção de um bom relacionamento.

tabuleiro Ifa Idi Meji
IDI MEJI - Idigbe IDI - Yeku IDI -  Wori IDI - ROSU IDI - Owonrin IDI - BARA IDI - Òkànràn IDI - Ogunda IDI - SA IDI  - KA IDI - Oturupon IDI - OTURA IDI - RETE IDI -  SE IDI Òfún


7 no Osetura e 4 no sistema Ifá. ODI MEJI
Regente: Obaluaê com influências de Exu, Oxalufam e Oxumarê
Elemento: Terra
Pessoas com esse ODU são ambiciosas e costumam ser bem sucedidas na sua profissão, mas a indecisão as leva a não concluir muitos dos seus projetos. Quando a fé as impulsiona, porém, ultrapassam todas as barreiras. Sonham com o poder e adoram se divertir, às vezes, provocam enormes confusões. Não têm sorte no amor. Seus pontos vulneráveis são os rins, a coluna e as pernas.

Ifá diz que a pessoa receberá benções se o ebo for feito.  Ifá diz que esta pessoa acredita que a boa sorte lhe passou ao lado.  Ifá diz que quando, no passado, a boa sorte veio até esta pessoa, escapou-se-lhe entre os dedos.  Ifá diz que esta pessoa continua optimista sobre o futuro e que deve oferecer orações ao Òrisà pedindo que o ajude a alcançar os seus sonhos.  Ifá diz que as constantes orações transformarão os sonhos desta pessoa em realidade. Ifá diz que a pessoa deve fazer ebo para que as pedras jogadas pela morte e doença não o alcancem.


tablero Ifa Ejiogbe
Ejiogbe - Ogbe Yeku - Ogbe Wori - DI Ogbe - Ogbe ROSU - Ogbe Owonrin - BARA Ogbe - Ogbe Kanran - Ogbe YONU - Ogbe SA - Ogbe KA - Ogbe TURUPON - TURA Ogbe - Ogbe ATE - Ogbe SE - Ogbe FUN


8 no sistema Osetura e 1 no sistema de Ifá. EJONILÊ MEJI
Regente: Oxaguiã com influências de Xangô, Oxum e Oxossi
Elemento: Ar
Pessoas com esse ODU são dedicadas e honestas e levam uma vida quase sem sofrimentos. Mas estão sujeitas a acidentes graves. Amam com intensidade e têm amizades sinceras. Quando são repudiadas ou sofrem uma traição, podem se tornar vingativas. Devem evitar o consumo de álcool e de carne vermelha e se vestir de branco nas sextas-feiras. Seu ponto vulnerável é o sistema nervoso central.

Ifá diz que a pessoa está prestes a iniciar uma viagem.  Ifá diz que há a benção de uma longa vida, abundância e descendência.  Ifá diz que a estrela da pessoa brilhará sobre todos os que encontrar na sua caminhada.  Ifá diz que a pessoa deve comer batatas doces como medicina para a boa sorte. Quando Òdùnkún começou a cantar, Èsú colocou-lhe uma canção na sua boca e Òdùnkún começou a cantar:

Ayé Sènrén ti dun, o dun ju oyin lo.
Ayé Sènrén ti dun, o dun ju oyin lo.
Òrísà je aye mi o dun, Aláyun Gbáláyun.
Òrísà je aye mi o dun, Aláyun Gbáláyun.

A vida da Batata Doce é tão doce quanto o mel
A vida da Batata Doce é tão doce quanto o mel
Imortais, deixem a minha vida ser doce, o Aláyun Gbáláyun
Imortais, deixem a minha vida ser doce, o Aláyun Gbáláyun
Ifá diz que os Imortais insistem na justiça.  Ifá diz que esta pessoa irá receber a benção da abundância.  Ifá diz que há muita gente a difamar esta pessoa, tanto em casa como mo trabalho.  Ifá diz que esta pessoa ascenderá sobre seus inimigos.  Ifá diz que esta pessoa deverá dedicar-se a Ifá.

tabuleiro Ifa Osa Meji
OSA MEJI -  OSA Ogbe -  OSA Yeku - OSA Wori - OSA DI - OSA ROSU - OSA WONRIN - OSA BARA - OSA Òkànràn - OSA Gunda - OSA KA - OSA Oturupon - OSA OTURA - OSA RETE - OSA SE  - OSA FU


9 no Osetura e o 10 no Ifá. OSSÁ MEJI
Regente: Iemanjá com influências de Xangô, Oçanhe, Oxossi e Iansã
Elemento: Água
Pessoas com esse ODU são líderes natas, mas seu autoritarismo lhes cria sérios problemas, inclusive conjugais. O instinto protetor e a religiosidade também as caracterizam. Seus pontos vulneráveis são os conflitos psicológicos e, no caso das mulheres, os problemas ginecológicos.

Ifá diz que esta pessoa vai trabalhar para o estrangeiro e que deve ir em frente e aceitar o trabalho.  Ifá diz que esta pessoa deve viajar até à lagoa onde haverá uma brisa (isto é uma referência a um tipo de rompimento numa iniciação).  Ifá diz que esta pessoa tem muitos inimigos.  Ifá diz que se esta pessoa fizer ebo os seus inimigos dar-lhe-ão uma chance no seu coração.  Ifá diz que esta pessoa deve oferecer 2 garrafas de cachaça, uma deve ser dada aos seus inimigos e a outra deve ser dada ao Awo.  Ifá diz que antes de dar o cachaça aos seus inimigos, esta pessoa deve tomar uma bebida da garrafa na presença deles. Enquanto fazemos tudo bem ninguém diz nada quando nos enganamos as más pessoas começam logo a falar foi quem jogou Ifá para Ejipabileseigi no dia em que ele procurava fama e fortuna.  Ifá aconselhou Ejipabileseigi a fazer ebo. Ejipabileseigi fez o ebo.  A partir desse dia Ejipabileseigi foi conhecido como um grande homem.

Ifá diz que a pessoa deve fazer um ebo em nome dos ancestrais.  Ifá diz que se a pessoa fizer o ebo não perderá o que já tem.  Ifá diz que esta pessoa ajudou muitas outras e que algumas não apreciaram a ajuda.  Ifá diz que a pessoa deve ignorar aqueles que não apreciam o seu trabalho e continuar a fazer boas coisas no mundo.  Ifá diz que o bom trabalho em breve lhe trará boa fortuna.

tabuleiro Ifa Ofun Meji
Òfún MEJI - GBE Òfún - Òfún Yeku - Òfún IWORI - DI Òfún - Òfún ROSU - Òfún Owonrin - BARA Òfún - Òfún KONRAN - Òfún EGUNTAN - Òfún SA - Òfún KA - Òfún Oturupon - TURA Òfún -  Òfún Irete - Òfún SE


10 no Ostura 16 no Ifá. OFUN MEJI - ÒFÙN MÉJÌ  (ORAGUN MÉJÌ) - Òfún MEJI E OMOLODU

Regente: Oxalufam com influências de Xangô e Oxum
Elemento: Ar
Pessoas com esse ODU são inteligentes, fiéis e honestas, capazes de dedicar atenção total ao seu amor. Têm amigos sinceros e elevada espiritualidade. Em contrapartida, mostram-se muito teimosas e tendem a sofrer perseguições e desilusões amorosas. Seus pontos vulneráveis são o estomago e a pressão arterial. Ifá diz que esta pessoa deve adorar Obàtálá.  Ifá diz que esta pessoa é um adorador de Obàtálá e que deve fazer ebo de Obàtálá para pedir abundância.  Ifá diz que a oferenda deve ser feita com a recitação deste Odu. Ogbe-o-estrangeiro foi quem jogou Ifá para Òrisànlá no dia em que Òrisànlá procurava por abundância.  Ifá aconselhou Òrisànlá a fazer ebo. Òrisànlá fez o ebo.  A partir desse dia Òrisànlá teve todas as bençãos que precisava.  Todas-as-coisas-aparecem-como-os-espinhos-que-ferem-os-pés foi quem jogou Ifá para Eléjìòràngún no dia em que ele estava no meio dos seus inimigos.  Ifá aconselhou Eléjìòràngún a fazer ebo. Eléjìòràngún fez o ebo.  A partir daquele dia Eléjìòràngún derrotou os seus inimigos.

Etutu (Oferenda) : adimu de Obàtálá.
Kiki ire (reza para a boa sorte):

                Ogbe funfun kenewen o difa fun Òrisànlá won ni ko rúbo,
                Pe gbogbo nkan to n’to ko ni wó, o rúbó ojo  ti gbogbo nkan to
                N’to ko wo mó niyen.  Ase.

                Ogbe o estrangeiro jogou Ifá para Òrisànlá a quem disse para fazer
ebo para que tudo o que ele fizesse corresse bem, ele fez o
ebo e todos os dias recebe as bençãos que necessita.
Possa assim ser.

tabuleiro Ifa Owonrin Meji
Owonrin MEJI - Owonrin Sogbe - Owonrin Yeku - Owonrin Wori - DI Owonrin - Owonrin ROSU - BARA Owonrin - Owonrin KONRAN - Owonrin EGUNTAN - OSA Owonrin - IKA Owonrin - Owonrin Oturupon - Owonrin OTURA - Owonrin Irete - SBI Owonrin - Owonrin Òfún


11 Osetura e o 6 no Ifá. OWRYN MEJI
Regente: Iansã com influências de Exu, Oçanhe e Egum
Elemento: Fogo
Pessoas com esse ODU têm imaginação fértil, boa saúde e vida longa, mas as más influências e a falta de fé as levam a enfrentar dificuldades materiais e a só alcançar o sucesso depois de grandes sacrifícios. São muito volúveis no amor. As mulheres geralmente fracassam no primeiro casamento, mas acabam encontrando a felicidade. Devem evitar a bebida e outros vícios. Seus pontos vulneráveis são a garganta, o sistema reprodutor e o aparelho digestivo.

Ifá diz que a pessoa deve fazer ebo para que possa receber um importante título ou posição.  Ifá diz que a pessoa tem a cabeça de um líder.  Ifá diz que a pessoa deve assumir a posição de responsabilidade dentro da sua família.  Ifá diz que a pessoa pode ajudar um familiar a resolver um problema. É-a-grande-árvore-que-tem-um-sino-de-latão-escuro-que-debaixo-da-pequena-palmeira-soltou-insultos-dizendo-que-ninguém-devia-puxar-a-cabaça-gradualmente-para-além-deles quem jogou Ifá para Ologbo Jigolo (gato preguiçoso), no dia em que Ologbo Jigolo se encontrou atacado por aqueles que atiram pedras.  Ifá aconselhou Ologbo Jigolo a fazer ebo.  Ologbo Jigolo fez o ebo.  A partir desse dia Ologbo Jigolo viajou sem preocupações.  Ologbo Jigolo começou a dançar e a cantar em honra do Awo, enquanto o Awo louvava Ifá, enquanto Ifá louvava Olodunmaré.  Quando Ologbo Jigolo começou a cantar, Èsú colocou-lhe uma canção na boca.  Ologbo Jigolo cantou:

                Òlógbò dúdú esse, gòòlò ma se lo, gòòlò ma se bo.

                Gato preto, preguiçoso eu irei, preguiçoso eu voltarei.

Ifá diz que se esta pessoa está planeando viajar ela deverá fazer ebo para se prevenir contra as pedradas, os problemas.  Ifá diz que depois de fazer o ebo esta pessoa deverá usar ervas Eyonu pata atrair coisas boas enquanto viajar.

tabuleiro Ifa Iwori Meji


12 no Sistema Osetura e o 3 no sistema de Ifá EJI-LAXEBARÁ - ÌWÒRI MÉJÌ
Regente: Xangô com influências de Logunedê e Iemanjá
Elemento: Fogo
Pessoas com esse ODU têm o dom de convencer os outros. Dotadas de grandes qualidades espirituais, são bondosas, justas e prestativas, embora às vezes se mostrem arrogantes. Apaixonam-se com facilidade e são muito ciumentas. Devem evitar bebida e podem ter problemas judiciais ou relacionados à perda de bens. Seu ponto vulnerável é a circulação sanguínea.

Ifá diz que a pessoa deve fazer ebo a pedir a benção que necessita.  Ifá diz que a pessoa deve ter prática em jogos de azar.  Ifá diz que a pessoa deve oferecer um carneiro ao seu Eleda.  Ifá diz que a pessoa encontrará a boa sorte pela mão de um estranho. O-que-tu-gostas-eu-não-gosto-qual-ficará-entre-nós jogou Ifá para Onimuti Iwori, filhos daqueles que montam cavalos com arrogância em frente de Olu no dia em que iam começar a ser tratadas como se estivessem mortas.  Ifá aconselhou as crianças a fazerem ebo.  As crianças fizeram o ebo.  O adivinho disse que a imagem da pessoa morta nunca foi sepultada.  A partir desse dia as crianças souberam que estavam entre os vivos.

Ifá diz que a pessoa deve fazer ebo para precaver-se da morte e da doença.  Ifá diz que esta pessoa deve fazer ebo de modo a que o mundo não o trate como se estivesse morto ou moribundo.  Ifá diz que a pessoa deve receber 2 imagens de Ibeji, uma imagem feminina e outra masculina, para colocar no seu oratório pessoal.  Ifá diz que os Ìbeji dar-lhe-ão proteção contra os inimigos, morte e doença.


tablero Ifa Oyekun Meji
Oyeku MEJI - Oyeku Ogbe - Oyeku IWORI -  DI Oyeku -  Oyeku ROSU -  Oyeku WONRIN  - BARA Oyeku - Oyeku Òkànràn - Oyeku EGUNTAN - Oyeku GASA - BEKA Oyeku - Oyeku BATUTU - Oyeku OTURA - Oyeku Irete - Oyeku ISE - Oyeku FUU
13 no sistema Osetura o 2 no Sistema de Ifá. EJIOLIGIBAN MEJI
Regente: Nanã com influência de Obaluaê
Elemento: Terra
Pessoas com esse ODU aceitam com resignação os sofrimentos físicos, emocionais e espirituais, conscientes de que todas as situações da vida são transitórias. Além disso, sua profunda fé termina por lhes assegurar vitória. Não têm muita sorte no amor. Dotadas de mão de cura, se destacam nos serviços médicos e de assistência psicológica e nas terapias alternativas. Seus pontos vulneráveis são o baço e o pâncreas.

Ifá diz que a pessoa receberá a benção da alegria.  Ifá diz que qualquer que seja a alegria na vida desta pessoa, ela será redobrada.  Ifá diz que a benção da alegria inclui abundância e crianças.  Ifá diz que as coisas não correrão bem na vida desta pessoa enquanto não fizer ebo.  Ifá diz que a vida desta pessoa anda em zig zag entre a boa e a má sorte.  Ifá diz que esta pessoa tem problemas em aceitar a alegria na sua vida e a sua atitude deve mudar. Ifá diz que a pessoa deve fazer ebo para assegurar que não perderá o que ganhou até agora.  Ifá diz que oferendas de adimu (comida) com úm arrátel de inhame devem ser dadas ao seu Òrisà.  Ifá diz que a pessoa deve “vestir” o assentamento do seu Òrisá pessoal.  Ifá diz que orações devem ser ofertadas para afastar uma inesperada morte ou infortúnio.  Ifá diz que a pessoa tem lutado muito e que receberá a benção da paz.

tabuleiro Ifa Ika Meji
IKA MEJI - IKA GBE - IKA Yeku - IKA Wori - IKA DI - IKA ROSU - IKA WONRIN - IKA BARA - IKA KONRAN - IKA EGUNTAN - IKA SA - IKA OTURUPO - IKA OTURA - IKA RETE - IKA SE - IKA FU


14 no Osetura o 11 no Ifá. IKÁ MEJI
Regente: Oxumarê com influências de Oçanhe e Nanã
Elemento: Água
Belas e sensuais, as pessoas com esse ODU têm aparência juvenil e forte poder de sedução. Vivem paixões arrebatadoras mas passageiras e estão sempre em busca de novos amores. Possuem talento para a magia e enorme força espiritual, que se manifesta através do olhar. Enriquecem com facilidade e se destacam na vida profissional e social, mas são desconfiadas e propensas a ter conflitos psíquicos. Seu ponto vulnerável são as articulações que podem lhes causar problemas de locomoção.

Ifá diz que a pessoa deve fazer ebo se vai partir numa viagem.  Ifá diz que a pessoa deve fazer ebo se ela ganha a vida com um barco.  Ifá diz que a pessoa ficará rica se trabalha com um estranho.Tu-és-mau-eu-sou-mau jogou Ifá para Agbadu (cobra) que era maciona barriga, no dia em que Agbadu ia ser coroado chefe.  Ifá aconselhou Agbadu a fazer ebo.  Agbadu recusou-se a fazer o ebo.  A partir desse dia, sempre que alguém vê Agbadu, foge.

Ifá diz que a pessoa passa por um período difícil no seu relacionamento.  Ifá diz que se a pessoa é casada, está a ter problemas no seu casamento.  Ifá diz que esta pessoa está demasiado ansiosa e que isso proporciona as condições para que os seus problemas aumentem.  Ifá diz que há pessoas que a querem ajudar mas que ela as afasta do seu caminho.  Ifá diz que a pessoa precisa de coragem.




15 no Osetura e o 14 no Ifá. OGBEOGUNDÁ MEJI (Irete)
Regente: Oba com influências de Eua
Elemento: Água
Pessoas com esse ODU são valorosas, combativas e imparciais, mas costumam sofrer desilusões amorosas, o que acentua sua agressividade e seu sentimento de rejeição. Têm saúde frágil: estão sujeitas a problemas nos olhos, ouvidos e pernas e a distúrbios do sistema neurovegetativo.

Ifá diz que esta pessoa terá muitos filhos.  Ifá diz que esta pessoa deve fazer ebo para que eles tenham abundância e bom carácter.  Ifá diz que a mulher que quer ter filhos deve fazer um ebo com as suas jóias e pedir aos ancestrais a benção de ter crianças.

Ifa Otura Meji


16 Osetura e o 13 no Ifá -  ALÁFIA ONAN (ÒTÙRÁ MÉJÌ)
Regente: Ifá
Elemento: Ar
Calmas, racionais e espiritualizadas, as pessoas com esse ODU têm domínio sobre suas paixões. São excelentes nas áreas de vendas e de artesanato, mas desistem facilmente dos seus projetos e perdem o interesse por aquilo que já conquistaram. Estão sujeitas a problemas cardiovasculares, psíquicos e de visão.

Ifá diz que a pessoa deve levar uma vida devota para receber bençãos.É o ovo que rejeitou  o espírito da criança é o esperma que rejeitou o espírito da criança quem jogou Ifá para Terra e os poderes destrutivos que vivem na terra, no dia em que a Terra queria ir vender no mercado.  Ifá aconselhou a Terra a fazer ebo para que a Terra não fosse prejudicada pelos poderes destrutivos que vivem na terra.  A Terra fez o ebo.  A partir desse dia, o lucro permaneceu com a Terra.

Ifá diz que esta pessoa deve fazer um ebo para que os ancestrais destrutivos da sua família não lhe roubem a abundância.  Ifá diz que esta pessoa deve fazer uma oferenda ou agrado aos seus companheiros para que eles não se tornem ciumentos, invejosos e destruidores.

Os Odus e os Elementos:

Terra
Irosun, Egi Laxeborá, Iká Ori e Obará.
Representam o caminho da tranqüilidade e da riqueza.

Água
Egi Okô, Ossá, Egi Ologbon e Oxé.
Representam o caminho da dúvida ao triunfo.

Ar
Onilé, Ofun, Obé Ogundá e Aláfia.
Representam o caminho da indecisão até a paz.

Fogo
Okaran, Odi, Owanrin e Eta Ogundá.
Representam o caminho da insubordinação até a guerra.

Há muitos questionamentos sobre os Odús, em especial, sobre como se soma. Mas, como vemos no post, é muito simples. No entanto, os odús revelados pelos numeros da data de nascimento, são mais referentes as regencias de areas de nossa vida. Na verdade o nosso Orixá pessoal, Pai de Cabeça ou os protetores e guias mais próximos, nem sempre são mostrados nessa soma, especialmente na antiga soma conhecida na internet. Porém com a soma apresentada aqui há um grande percentual de acerto nos orixás de uma pessoa. Especialmente usando em conjunto o mapa astrológico de Umbanda pra confirmar e cruzar informações. E lembrando que nessa soma popular da internet, o resultado da soma já é direto no sistema Osetura, já na soma de Umbanda Astrológica, a soma é de Ifá e transferida ao Osetura. E isso faz toda difença. Comprem o livro A Coroa Astrológica de Orumila e confiram melhor. Compre seu livro aqui...

Odú da testa rege nossa vida material, como se fosse nosso Ascendente na Astrologia. Já o da nuca, rege nosso campo espiritual. Ele nos mostra vibrações que nos cobrem. Porém não quer dizer que nele esteja revelado nosso pai de cabeça e linhas atuantes. Veja que os Odús mostram além do Regente, os orixás influenciadores. Assim você poderá ter um orixá regente à nível cosmico e um dos influenciadores ser o orixá de cabeça agindo sobre comando cosmico de tal regente.

Entretanto, e porque tantas vezes aqui, as pessoas pretendem saber quais são os seus Orixás através da sua data de nascimento, uma vez mais recordo que o Orixá que domina os Odús/Caminhos da pessoa, não é necessariamente o Orixá dono da Cabeça desta pessoa, esta resposta só pode ser obtida CORRETAMENTE através do Jogo de Búzios Consagrados. Ou no Mapa de Umbanda Astrologica, pois, vai olhar as configurações gerais como um todo. Levando em conta o céu do momento, percebemos as vibrações em ação e quais se sobreponham no nosso destino.

Ifá é o Orixá da adivinhação e para tudo e deve ser consultado. Existem alguns tipos de jogo: o de Opelé Ifá, o rosário de Ifá, o jogo de búzios, etc. No jogo de búzios (Erindilogun) quem fala é Exu. São dezesseis búzios que podem ser jogados também pelos Babalorixás e Ialorixás. A consulta a Ifá é uma atividade exclusivamente masculina, mas as mulheres passaram a poder pegar nos búzios porque oxum fez um trato com exu, conseguindo dele permissão para jogar. O jogo de Opelé Ifá baseia-se num sistema matemático, em que se estabelece 256 combinações resultantes dos 16 odus usados no jogo de búzios multiplicado por 16. Nada se faz sem que antes se consulte o oráculo, quanto mais séria a questão a ser resolvida, maior a responsabilidade da pessoa que faz o jogo.

Cada pessoa pode ir de encontro ou seguir um caminho alheio ao destino estabelecido, isso nós dizemos que a mesma está com o odu negativo, ou seja: seu destino sua conduta foge as regras siderais (seguiu um caminho negativo dentro do estabelecido). Nós quando nascemos, somos regidos por um odu de ori (cabeça), que representa nosso "eu" assim como odu de destino, etc. O destino das pessoas e tudo o que existe podem ser desvendados por meio da consulta a Ifá, o oráculo, que se manifesta pelo jogo. Ifá tem seu culto específico e o mais alto cargo do culto de Ifá é o de Oluwô, título concebido a alguns Babalaôs.

Os Orixás não mudam o destino da vida e sim executam suas funções dentro da natureza liberando energia para que todos possam dela se alimentar, o odu é o caminho, a existência do destino o qual o Orixá e todos os seres estão inseridos.

Odus são presságios, destinos, predestinação. Os odus são inteligências siderais que participaram da criação do universo; cada pessoa traz um odu de origem e cada orixá é governado por um ou mais odus. Cada odu possui um nome e características próprias e divide-se em "caminhos" denominados "ese" onde está atado a um sem-número de mitos conhecidos como Itàn Ifá. Os odus são os principais responsáveis pelos destinos dos homens e do mundo que os cerca.

Os Odús sintetizam o potencial de cada indivíduo, seus talentos, suas limitações, a forma de agir e reagir com o seu meio. São eles que indicam traços fortes e pontos vulneráveis, conhecendo-os, podos lidar , melhor com ele e viver bem com a gente e com os outros, pois um Odú, não pode ser trocado, apenas lapidado.

Prega-se que só os odús da testa e do centro da cabeça são importantes, mas, não é bem assim. Os da nuca e das frontes laterais tem funções importantes que são demonstradas numa analise aprofundada.

Calcula-se o seu Odu de placenta somando todos os números da data de nascimento. O resultado desta soma tem a vibração de elementos e orixás determinados, com lendas e arquétipos.

Por exemplo: uma pessoa que nasceu no dia 18 de dezembro de 1983.

1+8+1+2+1+9+8+3=33 = 03 OBARÁ MEJI no sistema popular, já no sistema de Umbanda Astrológica o Odú é mesmo o 33 que é Ogbe – Osa (Ogbesa)

A chave para efetivamente fazer adivinhação, é a habilidade para ver claramente o objetivo e procurar soluções para alcançar o objectivo em todos os recursos disponíveis do adivinhador. 

A Coroa Astrológica de Orumilá
   
O livro de Umbanda Astrológica, está sendo vendido nas maiores livrarias de todo Brasil - compre o seu aqui...

Carlinhos Lima - Astrologo, Tarologo e Pesquisador. 30/07/2018

Em breve nas livrarias o livro sobre a magia de Salomão: Vejam só que bela capa -

Peça já o seu na Aquarolibooks - clique e peça o seu já antes que esgote...


Fonte das imagens dos odus: diosolodumareblogspotcombr/
 
 
 
 

5 comentários:

Unknown disse...

Boa noite, sabemos que no calculo do ODU temos TESTA, NUCA, FRONTE D, FRONTE E e CABEÇA. Uma pessoa que nasce em 30-10-2010 tem na TESTA o número zero, o que fazer nessa situação ???

Unknown disse...

Menino, fiquei assustada com o resultado. Muito certinho! Tenho 9 na testa e 5 no centro da cruz. Batei perfeitamente com a minha personalidade. Obrigada e parabén pelo trabalho!

Ah, tô te seguindo no Google Plus. Me segue também? Beijos!!!

EMAF disse...

E uma pessoa q da o numero 9 em tdos 10/03/1976

Lutadora disse...

E quando da 133 a soma

Unknown disse...

Sou do dia 25/10/1978qual o meu orixá?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Marcadores

magia (342) astrologia (296) signos (202) espiritualidade (194) amor (167) Umbanda (155) umbanda astrológica (145) orixá (139) UMBANDA ASTROLOGICA (127) CONCEITOS (120) mulher (120) religião (94) signo (93) anjos (72) comportamento (66) candomblé (62) mediunidade (50) 2016 (49) espaço (42) horóscopo (42) anjo (35) arcanos (35) esoterismo (35) magia sexual (35) oxum (33) Ogum (31) ancestrais (30) sexualidade (29) 2017 (28) estudos (27) fé religião (27) oxumaré (27) iemanjá (25) Yorimá (12)